"Kimi sabe que, na Ferrari, chegar em 2º é uma tragédia", diz Domenicali
Dirigente italiano justifica escolha do finlandês para fazer dupla com Alonso em 2014 em substituição a Massa
Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o chefe da Ferrari Stefano Domenicali justificou a decisão de contratar o finlandês Kimi Raikkonen para 2014. Segundo o dirigente, a decisão foi “racional e não emocional”, pois o campeão de 2007 está mais maduro atualmente e sabe que, na Ferrari, chegar em segundo é uma tragédia.
“Raikkonen está extremamente motivado e tem a experiência de gerir um campeonato difícil, como o deste ano deve ser. Ele sabe como lidar com a pressão de dirigir ao lado de Alonso e de dirigir para a Ferrari, que está sempre no centro das atenções e para quem terminar em segundo é uma tragédia”, declarou Domenicali.
Para o italiano de 48 anos, Kimi amadureceu bastante nos últimos anos. “Em comparação com a última vez que esteve na Ferrari em 2009, Raikkonen está mais maduro, mais experiente e mais perto do time. Ele já esteve em Maranello várias vezes, vem quase toda semana. Ele sabe que este é um desafio importante para ele e que, com um campeão como Alonso, é preciso trabalhar de forma integrada", opinou.
Domenicali também revelou que guarda uma foto de Fernando Alonso no GP de Abu Dhabi de 2010 em seu escritório, para que a lembrança dos erros que não podem ser cometidos de novo fique sempre em sua mente. Na ocasião, Alonso chegou à ultima etapa como líder do campeonato, mas a Ferrari errou a estratégia e Vettel acabou campeão.
Sobre os testes de Jerez, Domenicali disse que ainda não se viu nada de ninguém, mas elogiou a Mercedes e relativizou o fracasso da Red Bull. “Demos muitas voltas e isto mostrou a robustez de nosso projeto. Do ponto de vista da confiabilidade, os motores Mercedes começaram bem, com suas equipes rodando muitos quilômetros. Já a Red Bull, caso isole o problema que teve, pode buscar o tempo que perdeu”, analisou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.