Últimas notícias

Kova: "Pilotar por um time pequeno me tornou mais forte mentalmente"

Em entrevista exclusiva, finlandês da Caterham relaciona sua situação após saída da McLaren com cenário atual de Massa

Em entrevista exclusiva ao TotalRace, o finlandês Heikki Kovalainen deu sua receita de como juntar os cacos após uma experiência frustrante em uma equipe grande. Hoje na Caterham, o ex-piloto da McLaren afirmou que teve de recomeçar do zero e rever vários erros que cometera nos dois anos em que esteve na equipe de Woking.

Estreando na Fórmula 1 em 2007, como companheiro de Giancarlo Fisichella na Renault, Kovalainen teve uma ascensão rápida e no ano seguinte ocupou a vaga de Fernando Alonso na McLaren, ao lado do garoto sensação da categoria Lewis Hamilton. Após duas temporadas em que conquistou apenas uma vitória e viu o companheiro ser campeão do mundo, não teve seu contrato renovado e ficou sem opções em uma escuderia de ponta. Foi a partir daí que seu relacionamento com a Lotus surgiu.

Mas não são todos que estão dispostos a começar uma vida do zero dentro da categoria. Recentemente, Felipe Massa, que pode viver ao final deste ano com o fim de seu contrato com a Ferrari - situação semelhante à de Kova em 2009, declarou que sairia da F-1 caso tivesse de pilotar por uma equipe pequena. O finlandês evitou comentar a situação do brasileiro, mas revelou que, naquele momento, sentiu a necessidade de voltar atrás.

“Eu tinha opções, não era em nenhum time grande, mas alguma equipe que fica no meio do pelotão. Não vi uma grande performance por lá, então preferi voltar ao ponto inicial em um novo time”, disse Kovalainen ao TotalRace.

“Foi uma jogada de risco, mas não me vejo em uma situação muito melhor se tivesse escolhido uma equipe média. Preferi reiniciar do zero comigo mesmo, mudei muitas coisas, minha rotina, minha malhação, basicamente tudo. Eu aprendi ao longo desses anos a direção correta, e vi que estava no caminho errado. Para mim, a escolha de começar em uma equipe nova me fez ser uma pessoa melhor, um piloto melhor. Talvez a situação de Felipe (Massa) seja diferente da minha, não sei se meus planos funcionariam bem com ele”, julgou Kova, que hoje não tem contrato para a temporada de 2013 da Fórmula 1.

“No momento, não tenho nenhuma conversa séria com nenhum time, nem ao menos conversei com Tony Fernandes (dono da equipe Caterham) sobre isso, mas em algum momento terei uma conversa. Quero ver como será o plano da Caterham, mas para mim, pessoalmente, quero voltar a brigar pelo pódio constantemente, mas não sei o que o futuro irá me reservar. No momento, não tenho muito o que dizer”, completou.

Por fim, Kovalainen refletiu sobre sua carreira, e disse que foi necessário fazer aquele famoso ditado popular: 'Dar um passo atrás, para dar dois à frente'.

“Aprendi muito com o passar dos anos. Achei que no começo seria mais fácil, mas não foi. Mas hoje me sinto como um homem diferente. Fui capaz de me recuperar e achar meu caminho de novo. Quando entrei em uma equipe pequena sabia que seria difícil ir adiante, mas foi um motivo para eu poder melhorar”, finalizou o finlandês.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Zanardi se prepara para disputar as Paraolimpíadas em setembro
Próximo artigo Pilotos reclamam de falta de consistência em aplicação de regras

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil