Kvyat: “Fórmula 1 é uma categoria, mas não é como outro planeta”
Futuro piloto da Toro Rosso reconhece desafio de pilotar na F-1, mas vê possibilidade de começar fazendo bom trabalho
O russo Daniil Kvyat de apenas 19 anos de idade estreará na Fórmula 1 na temporada de 2014 pela Toro Rosso. O piloto participou dos primeiros treinos de sexta-feira pela equipe em Austin e Interlagos. Após as primeiras experiências, o atual campeão da GP3 explicou ao TotalRace as principais diferenças técnicas e psicológicas de se guiar na Fórmula 1.
“O carro de F-1 é muito mais rápido do que qualquer carro de qualquer categoria. Mas, sinceramente, o mais difícil é se acostumar a andar bem e ganhar experiência muito rápido”, resumiu.
“Quando você se acostuma com tudo, lida com todas as dificuldades, você precisa manter sua concentração em um nível altíssimo.”
O piloto foi anunciado pela Toro Rosso em outubro deste ano, desbancando o favorito à vaga, o português Antônio Félix da Costa, terceiro colocado na Fórmula Renault 3.5 em 2013. Centrado e direto nas respostas, Kvyat é fluente em inglês, espanhol e italiano, além do russo. Atualmente o piloto reside em Roma.
“Quando você entende o que fazer, é mais fácil colocar a técnica em prática. Não é algo muito diferente de outras categorias. Fórmula 1 é uma categoria, mas não é como outro planeta.”
Perguntado pelo TotalRace como a F-1 é vista na Rússia, o piloto afirmou que a estreia de Vitaly Petrov ajudou a categoria a ter mais fãs, mas não acredita que o GP do ano que vem seja comparável aos tradicionais.
“Não temos uma grande cultura com a Fórmula 1. Isso está crescendo agora. Tivemos um primeiro piloto na F-1, Vitaly Petrov, o que ajudou. Definitivamente o interesse cresceu muito com a participação e o pódio dele. Vamos ter um GP no ano que vem, mas, logicamente, comparando com Inglaterra e Itália não vamos ter tanta gente. Vamos ver se com algumas corridas isso muda.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.