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Largada da Fórmula 1 muda neste domingo; saiba como

A partir do GP da Bélgica equipes não poderão mais ajudar pilotos a ajustar embreagem e terão comunicação de rádio limitada

Reta de largada
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Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10 e Jenson Button, McLaren MP4-30 no fim do grid antes da largada
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06; Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06; Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T; e Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T na largada
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team

A volta da Fórmula 1 neste próximo final de semana virá acompanhada de uma grande novidade do lado esportivo. A FIA proibiu que os times comuniquem seus pilotos de mudanças no ponto da embreagem de seus carros. Com isso, a intenção é deixar a atividade de conseguir uma boa largada mais na mão dos pilotos do que na da tecnologia e dos engenheiros.

Uma boa regulagem de embreagem para largar a partir de agora passa estar diretamente ligada à sensibilidade de cada piloto ao sair para a volta de apresentação.

No entanto, a interferência do time será impedida apenas após o piloto entrar no carro para largar. Durante o final de semana, como de costume, a equipe continuará fazendo simulações de partida para pré definir o ponto da embreagem.

Porém, com a aderência da pista mudando ao longo do final de semana e a influência da temperatura e das condições da pista no momento da largada, cada um terá de ajustar a embreagem de acordo com sua percepção.

Encontrar o ponto da embreagem em um Fórmula 1 para uma boa largada é muito mais difícil do que apenas sair com um carro de rua da garagem, por exemplo. Os pilotos de Fórmula 1 possuem duas borboletas de embreagem atrás de seu volante, logo abaixo das borboletas que passam marchas para cima e para baixo. É importante dizer que o carro possui um câmbio de embreagem dupla, que permite aos pilotos não precisarem acioná-la para trocar de marchas correndo, apenas para colocar o carro em movimento.

Do lado direito, o piloto solta a embreagem assim que vê as luzes vermelhas se apagarem na largada. Isso libera o uso da embreagem controlada pela borboleta esquerda, que é apertada apenas até o ponto que o time crê que irá fornecer maior tração às rodas sem fazê-las patinar. Esta borboleta é liberada aos poucos, enquanto o carro ganha velocidade.

A partir deste final de semana, este acerto deverá ser feito a partir da sensibilidade de cada piloto. Estão proibidas comunicações de rádio durante a volta de apresentação que façam o chamado “coaching”, ou, em português claro, digam aos pilotos como acertar e onde posicionar a embreagem na largada.

A percepção da tração de cada piloto saindo para a volta de apresentação em Spa-Francorchamps poderá ser vital.

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