Leclerc reclama de estratégia da Ferrari: "Não foi justo"
Monegasco reclamou pelo rádio durante a corrida, mas mudou o tom quando falou com jornalistas
Charles Leclerc, Ferrari
Mark Sutton / Motorsport Images
Charles Leclerc teve um fim de semana de altos e baixos. Partindo da pole, o monegasco esperava sair de Singapura com a terceira vitória consecutiva. No entanto, a Ferrari chamou Sebastian Vettel primeiro para a troca de pneus, o que deu uma pequena vantagem ao alemão, que roubou a liderança e saiu vitorioso da cidade-Estado.
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Durante a corrida, Leclerc reclamou mais de uma vez por ter ficado para trás na estratégia da equipe. Quando o safety car entrou na pista pela segunda vez após o abandono de Sergio Pérez, o monegasco aproveitou para discutir com o engenheiro e pedir mais potência no motor para a relargada: "Eu quero tudo, até o modo de potência do motor", pediu o monegasco antes da saída do safety car da pista.
Seu engenheiro entendeu que este era um sinal de que o monegasco iria para cima de Vettel e respondeu:" Charles, nós precisamos cuidar para trazer o carro para casa, precisamos cuidar da unidade de potência e trazer os carros para a garagem"
"Sim, eu não vou fazer nada estúpido, não é meu objetivo", foi a resposta frustrada de Leclerc. "Quero que terminemos com a dobradinha, mas acho que não foi justo. Isso não vai mudar, não farei nada estúpido"
Depois da corrida, Leclerc adotou um tom mais político e valorizou a conquista da equipe.
"Obviamente é sempre difícil perder uma vitória, mas estou muito feliz pelo time, todos trabalharam para isso e foi nossa primeira dobradinha na temporada", disse o jovem prodígio após descer do carro. "Chegamos aqui esperando apenas um pódio e saímos com a dobradinha".
"Do meu lado estou desapontado, como qualquer um ficaria. As vezes as coisas acontecem dessa forma, mas eu voltarei mais forte", finalizou o monegasco.
Já na coletiva de imprensa oficial, Leclerc manteve o tom.
“Fiquei surpreso porque não estava ciente (da estratégia) no carro. Se essa decisão foi tomada pelo time, como única maneira de conseguir uma dobradinha, eu entendo. Do carro é muito frustrante."
Leclerc também admitiu que este tipo de situação não foi pensado entre pilotos e equipe.
“Não, não falamos sobre esse plano. Acho que essa será uma das discussões para se tentar entender por que não falamos sobre essa situação antes. É impossível passar por todas as possibilidades de uma corrida, todas são únicas. Mas não falamos sobre essa situação específica.”
E não confirmou se faria diferente se soubesse da ideia da Ferrari:
“Naquele momento, os pneus estavam completamente mortos. Eu me apeguei ao nosso plano, que nos ajudou a fazer a dobradinha hoje. Você sempre pode fazer algo melhor, mas eu mantive o plano.”
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
Marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália e por isso, vitória de Leclerc teve sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
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