Malásia considera desistir de sediar GP da Fórmula 1
Após ter pior audiência da história do evento em 2016, país pode investir apenas nas provas da MotoGP
O futuro do GP da Malásia de Fórmula 1 será determinado nesta semana. Em meio a pedidos para que o país pare de investir no campeonato, o circuito de Sepang – que tem contrato com a F1 até 2018 – poderá passar a sediar apenas corridas da MotoGP.
Kuala Lumpur sedia a F1 desde 1999, e tem visto as vendas de ingressos caindo nos últimos anos.
De acordo com o CEO do circuito, Datuk Ahmad Razlan Ahmad Razali, as vendas para o GP esfriaram em 60% recentemente, em contraste com o evento da MotoGP, que deverá ter ingressos esgotados neste próximo final de semana.
Um encontro entre os acionistas de Sepang e o Ministério das Finanças da Malásia será realizado nesta semana para decidir o futuro do evento.
Razlan disse que a Fórmula 1 não é mais um esporte emocionante e que o país deve reconsiderar o futuro do GP.
"Talvez seja bom para a Malásia uma pausa", disse Razlan ao jornal malaio The New Strait Times.
"Eu acho que o produto F1 não é mais emocionante. É um campeonato que está sendo dominado por uma equipe."
Ministro da juventude e esportes da Malásia, Khairy Jamaluddin também endossou o coro e defendeu que o país desista da corrida de Fórmula 1 e se concentre na MotoGP, que segundo ele é muito mais acessível.
"Eu acho que deveríamos parar de sediar a F1. Pelo menos por um tempo. O custo é muito alto e o retorno é limitado", disse Jamaluddin em seu Twitter.
"Quando nós tivemos a F1 pela primeira vez era um grande negócio. Fomos os primeiros na Ásia fora do Japão. Agora temos muitos locais. Não há a vantagem de sermos os primeiros. Não é uma novidade.”
"Para registro, eu ainda acho que devemos continuar acolhendo a MotoGP. 1) taxas e custos são mais baratos; 2) a torcida se anima mais; 3) Temos pilotos na Moto2 e 3."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.