Maldonado: "Pequenas mudanças nos tornaram mais competitivos"
Venezuelano fala sobre melhora da Williams, nega rótulo de piloto pagante e compara atual temporada à GP2
O mais novo vencedor de GP na F-1, Pastor Maldonado, acredita que as mudanças no corpo técnico da Williams, realizadas em meados do ano passado, e sua maior experiência em seu segundo ano ajudaram a equipe a crescer. “Não acho que houve uma coisa que nos fez melhorar neste ano, mas uma série de pequenas mudanças que, juntas, nos tornaram mais competitivos”, afirmou em entrevista ao site oficial da F-1.
O resultado deste trabalho já havia sido visto no GP da Austrália, quando o venezuelano chegou ao final lutando pelo sexto lugar – e podendo marcar, em uma corrida, mais do que a equipe conquistou em 2011 inteiro. Mas a batida na última volta, admite Pastor, acabou sendo fundamental até para a vitória na Espanha.
“Em Melbourne eu forcei muito para conseguir o maior número de pontos possíveis para a equipe e talvez tenha exagerado. Depois do ano passado a equipe estava desesperada por um bom início e queria marcar muitos pontos. Aprendi daquela experiência, e isso certamente me tornou mais forte em Barcelona.”
Marcado pelo rótulo de piloto pagante, devido às altas somas investidas pela petrolífera estatal de seu país em sua carreira, Maldonado crê que agora terá mais respeito do paddock. “O dinheiro que trago me ajudou a chegar na F-1, mas também a desenvolver o carro, o que é crucial para ter sucesso. Não penso nesses comentários, prefiro responder na pista. Espero que minha performance na Espanha tenha mostrado que posso estar entre os melhores.”
Campeão da GP2 em 2010, o venezuelano comparou a F-1 de 2012 e sua igualdade entre as equipes com a categoria. “Essa temporada é um pouco como a GP2, na qual um piloto consegue fazer a diferença. Os pneus também fazem com que as equipes possam jogar com as estratégias, então você sempre tem a oportunidade de ganhar posições.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.