Recomendado para você

ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Indy Lights
Indy Lights
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Fórmula 1
Fórmula 1
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Fórmula 3 Regional Europeia
Fórmula 3 Regional Europeia
Zandvoort
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA
Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1

Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1

FIA F2
FIA F2
Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

FIA F2
FIA F2
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

Masi é demitido do cargo de diretor de provas da F1 e receberá outra função; veja quem o substitui

Troca do australiano é resultado da investigação da FIA sobre o GP de Abu Dhabi de 2021, que encerrou última temporada; categoria terá 'VAR'

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, será substituído para a temporada de 2022, conforme anunciado pela FIA nesta quinta-feira (17). Junto a isso, a federação revelou que a categoria terá um sistema de controle de corridas semelhante ao VAR do futebol.

Após o resultado de uma investigação sobre os eventos do GP de Abu Dhabi do ano passado, o órgão regulador do automobilismo decidiu correr com uma nova estrutura de governança. O australiano não continuará em seu cargo, mas receberá outra função.

Leia também:

A partir dos testes de pré-temporada em Barcelona, a FIA alternará entre usar o diretor de provas do WEC, Eduardo Freitas, e o antigo responsável pelo mesmo cargo no DTM, Niels Wittich. Eles serão orientados pelo ex-assistente de Charlie Whiting, Herbie Blash, que retorna à função de conselheiro sênior permanente, que não ocupa desde o final da temporada de 2016.

Além das mudanças estruturais, a FIA deve introduzir um novo sistema de controle de corrida virtual em uma assistência remota da federação, como o VAR no futebol, e proibir as comunicações diretas dos times com o diretor.

"Uma nova equipe de gerenciamento de corrida será colocada em Barcelona ​​​​para as sessões de testes [de pré-temporada]", disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade. "Niels Wittich e Eduardo Freitas servirão alternadamente como diretores de corrida com a assistência do conselheiro sênior permanente Herbie Blash."

"[Eles substituirão] Michael Masi, que fez um trabalho muito difícil por três anos como diretor de provas de F1 após a morte de Charlie, que tinha essa posição dentro do órgão."

"Apresentei este plano completo aos membros do Conselho Mundial de Automobilismo, que deram total apoio. Com isso, a FIA abre caminho para um novo passo na arbitragem da F1. Sem os juízes, não há esporte. Respeito e apoio a eles é a essência da FIA."

"É por isso que essas modificações estruturais são cruciais em um contexto de forte desenvolvimento e as expectativas legítimas de pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e, claro, os fãs."

Mohammed ben Sulayem, President EMSO (UAE)

Mohammed ben Sulayem, President EMSO (UAE)

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Ben Sulayem também explicou sobre o novo sistema de gerenciamento de provas: "Em primeiro lugar, para auxiliar o diretor no processo de tomada de decisão, será criada uma Sala Virtual de Controle de Corrida".

"Assim como o Árbitro Assistente de Vídeo - o VAR no futebol - ele será posicionado em um dos escritórios da FIA fora do circuito. Em conexão em tempo real com os comissários, ajudará a aplicar os regulamentos esportivos usando as ferramentas tecnológicas mais modernas."

"Em segundo lugar, as comunicações diretas de rádio, atualmente transmitidas ao vivo por todas as TVs, serão removidas para proteger o diretor de provas de qualquer pressão e permitir que ele tome decisões pacificamente."

"Ainda será possível fazer perguntas, mas de acordo com um processo bem definido e não intrusivo."

"E em terceiro lugar, os procedimentos de reagrupamento atrás do safety car serão reavaliados pelo Comitê Consultivo Esportivo da F1 e apresentados à próxima Comissão antes do início da temporada", concluiu.

WILLIAMS mostra carro 'REAL' após lançar fake, ALFA ROMEO 2022 é flagrada e F1 divulga NOVAS REGRAS

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #162: Quais outras rivalidades podem implodir na F1 em 2022?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ferrari revela F1-75, seu carro para 2022, e confirma pintura ‘rubro-negra’; veja imagens
Próximo artigo ANÁLISE: Novo carro da Ferrari trouxe elemento nunca visto antes na F1; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros