Masi é demitido do cargo de diretor de provas da F1 e receberá outra função; veja quem o substitui
Troca do australiano é resultado da investigação da FIA sobre o GP de Abu Dhabi de 2021, que encerrou última temporada; categoria terá 'VAR'
O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, será substituído para a temporada de 2022, conforme anunciado pela FIA nesta quinta-feira (17). Junto a isso, a federação revelou que a categoria terá um sistema de controle de corridas semelhante ao VAR do futebol.
Após o resultado de uma investigação sobre os eventos do GP de Abu Dhabi do ano passado, o órgão regulador do automobilismo decidiu correr com uma nova estrutura de governança. O australiano não continuará em seu cargo, mas receberá outra função.
A partir dos testes de pré-temporada em Barcelona, a FIA alternará entre usar o diretor de provas do WEC, Eduardo Freitas, e o antigo responsável pelo mesmo cargo no DTM, Niels Wittich. Eles serão orientados pelo ex-assistente de Charlie Whiting, Herbie Blash, que retorna à função de conselheiro sênior permanente, que não ocupa desde o final da temporada de 2016.
Além das mudanças estruturais, a FIA deve introduzir um novo sistema de controle de corrida virtual em uma assistência remota da federação, como o VAR no futebol, e proibir as comunicações diretas dos times com o diretor.
"Uma nova equipe de gerenciamento de corrida será colocada em Barcelona para as sessões de testes [de pré-temporada]", disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade. "Niels Wittich e Eduardo Freitas servirão alternadamente como diretores de corrida com a assistência do conselheiro sênior permanente Herbie Blash."
"[Eles substituirão] Michael Masi, que fez um trabalho muito difícil por três anos como diretor de provas de F1 após a morte de Charlie, que tinha essa posição dentro do órgão."
"Apresentei este plano completo aos membros do Conselho Mundial de Automobilismo, que deram total apoio. Com isso, a FIA abre caminho para um novo passo na arbitragem da F1. Sem os juízes, não há esporte. Respeito e apoio a eles é a essência da FIA."
"É por isso que essas modificações estruturais são cruciais em um contexto de forte desenvolvimento e as expectativas legítimas de pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e, claro, os fãs."
Mohammed ben Sulayem, President EMSO (UAE)
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Ben Sulayem também explicou sobre o novo sistema de gerenciamento de provas: "Em primeiro lugar, para auxiliar o diretor no processo de tomada de decisão, será criada uma Sala Virtual de Controle de Corrida".
"Assim como o Árbitro Assistente de Vídeo - o VAR no futebol - ele será posicionado em um dos escritórios da FIA fora do circuito. Em conexão em tempo real com os comissários, ajudará a aplicar os regulamentos esportivos usando as ferramentas tecnológicas mais modernas."
"Em segundo lugar, as comunicações diretas de rádio, atualmente transmitidas ao vivo por todas as TVs, serão removidas para proteger o diretor de provas de qualquer pressão e permitir que ele tome decisões pacificamente."
"Ainda será possível fazer perguntas, mas de acordo com um processo bem definido e não intrusivo."
"E em terceiro lugar, os procedimentos de reagrupamento atrás do safety car serão reavaliados pelo Comitê Consultivo Esportivo da F1 e apresentados à próxima Comissão antes do início da temporada", concluiu.
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