Recomendado para você

F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA
F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin

F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin
AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate

AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate
F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°

F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°
F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"

F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"
VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1

VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1
ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'

ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'
F1: Verstappen perderá o primeiro treino do GP do México; entenda

F1: Verstappen perderá o primeiro treino do GP do México; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen perderá o primeiro treino do GP do México; entenda
Últimas notícias

Massa quer transformar azar em sorte com estratégia certeira

Brasileiro teve última tentativa para avançar ao Q3 interrompida por bandeira vermelha, mas acredita que uma boa estratégia aliada à boa gama de opções de pneus pode fazer a diferença

Felipe Massa, Williams FW38
Pascal Wehrlein, Manor Racing MRT05 crash
Pascal Wehrlein, Manor Racing MRT05 crash
The track is swept clean of debris
The track is swept clean of debris
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams with his father Luis Antonio Massa
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38

Em teoria, bater na trave do Q3 tendo a sua última tentativa de avançar interrompida por uma bandeira vermelha seria motivo de fúria para muitos pilotos. Mas o brasileiro Felipe Massa acredita que o azar deste sábado pode se transformar em sorte se ele – e uma boa estratégia da equipe Williams – conseguir aproveitar as oportunidades apresentadas para o GP da China deste domingo.

Massa largará com um pneu praticamente zerado, já que tinha apenas dado a volta de aquecimento quando, a 90 segundos do fim do Q2, a roda da Force India de Nico Hulkenberg se desprendeu, causando a interrupção da atividade. O brasileiro, que admitiu um pequeno erro na volta rápida completada, não teve tempo hábil para retornar e largará em 10º graças à punição a Hulkenberg.

“Eu não sei se é má sorte ou não. Eu acho que a má sorte é quando algo não está realmente funcionando para a corrida - e talvez isso poderia ser melhor ou não. Começamos ganhando uma posição do Hulkenberg, e largaremos com bons pneus. Então, se nós tivermos uma boa estratégia, talvez possamos ir bem na corrida”, disse o brasileiro.

A expectativa, agora, é de que a estratégia não seja desastrosa como no Bahrein, quando após uma belíssima largada Massa apostou nos pneus médios e perdeu várias posições, terminando em 8º. A ideia na China é aproveitar o grande número de jogos de pneus à disposição e aprender com os erros na última corrida.

“Eu não sei. Eu acho que nós precisamos pensar sobre a melhor estratégia para fazer. Precisamos entender rapidamente a diferença entre o macio e o supermacio. Eu acho que nós precisamos ser inteligentes para descobrir quais são os melhores pneus para a corrida, precisamos entender se haverá muitos pit stops”, disse.

 “Eu tenho um supermacio novo - dois, na verdade -, e com um eu fiz apenas a volta da bandeira vermelha, sem cronometrar, o outro é totalmente novo. Além disso, tenho dois novos jogos de opção, e um outro de médios. É certo que estamos bem em termos de pneus, mas o que precisamos fazer é a estratégia certa", completou.

No Bahrein, a estratégia da Haas de apostar nos supermacios mostrou-se certeira. Com esta possibilidade em seu alcance, Massa acredita que não pode simplesmente repetir o que deu certo na corrida passada.

 “Não significa que só porque a Haas fez uma boa estratégia ela vai funcionar exatamente igual em cada corrida. Então, eu não acho realmente que dá para ter certeza. Na primeira corrida utilizamos o médio, ganhamos um monte de posições e terminamos em quinto. Então eu acho que podem acontecer coisas talvez semelhantes ou na direção oposta a cada corrida, por isso é importante entender - e se precisarmos mudar, devemos mudar. Se nós mudássemos a estratégia na última corrida teríamos terminado mais à frente”.

Com seu companheiro de equipe Valtteri Bottas largando em quinto, Massa faz a avaliação de que atualmente, a luta da Williams é com a Red Bull.

“Se você ver que Valtteri está começando em quinto, ele teria sido sexto porque Hamilton não está lá. É o que fizemos na última corrida. É verdade que você tem uma Red Bull na frente, e eles estavam na frente na última corrida. Então é verdade que a Red Bull está mais rápida do que nós no momento. Estamos ainda lutando com eles, porque na maioria das corridas havia apenas uma Red Bull na frente”, disse.

Entrevistado por Jonathan Noble

Artigo anterior Hamilton ganha elogios por comportamento em sábado caótico
Próximo artigo Atrás de Ericsson, Nasr tem certeza que seu chassi é pior

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros