Conteúdo especial

Massa x Bernoldi e mais; relembre entreveros entre compatriotas

Após Kimi e Bottas na Rússia, veja algumas das principais confusões entre pilotos da mesma nacionalidade na história recente da Fórmula 1

Felipe Massa
Valtteri Bottas, Williams FW37 à frente  Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Valtteri Bottas, Williams FW37
Traseira do Ligier de De Cesaris
Felipe Massa
Felipe Massa
Enrique Bernoldi
Andrea de Cesaris
Pódio: vencedor Thierry Boutsen com Riccardo Patrese e Andrea de Cesaris
Kazuki Nakajima, Williams F1 Team à frente de Kamui Kobayashi, Test Driver, Toyota F1 Team
Kamui Kobayashi, Toyota F1 Team e Kazuki Nakajima, Williams F1 Team
Kazuki Nakajima, Williams F1 Team e Kamui Kobayashi, Toyota F1 Team
Coletiva de imprensa: Juan Pablo Montoya, Michael Schumacher e Ralf Schumacher
Lewis Hamilton, McLaren Mercedes e Mark Webber, Red Bull Racing
Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari

O incidente entre os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas no GP da Rússia foi o primeiro entrevero entre pilotos da mesma nacionalidade dentro da pista na F1 em algum tempo. Enquanto ainda observamos os desdobramentos que o acidente pode acarretar no relacionamento dos dois, o Motorsport.com fez uma pequena lista de outros acidentes entre compatriotas que geraram desconforto entre ambos.

Massa X Bernoldi – Mônaco 2002

Os brasileiros brigavam pela décima posição pelas ruas do principado. Felipe Massa segurava, Bernoldi atacava. Foi quando o piloto da Arrows conseguiu uma bela manobra na reta dos boxes e tirou qualquer chance de recuperação por parte de Massa. Mas Felipe acabou batendo na traseira do compatriota e tirou os dois da pista na Ste Devote. Após a prova, Bernoldi criticou duramente o então piloto da Sauber pelo erro. Massa se justificou dizendo que vinha com problemas de freio, usando o acidente que o tirou da prova na volta 63 para exemplificar a falha que enfrentava.

Schumacher X Frentzen – Canadá 1998

A encrenca entre os alemães data de antes da entrada dos dois na Fórmula 1. A futura mulher de Michael Schumacher, Corinna, fora namorada de Frentzen quando os dois corriam na equipe da Mercedes de protótipos. O GP do Canadá de 1998 marcou o encontro menos cordial deles na F1. Saindo do box, Schumacher jogou Frentzen fora da pista em uma manobra bastante estranha. Michael tomou uma punição de stop & go de 10 segundos, mas ainda assim venceu aquela prova.

De Cesaris X Caffi – EUA 1989

Uma dupla italiana em um time italiano: algo pouco propenso a dar certo. Isso ficou claro enquanto a F1 esteve na América do Norte em 1989. No GP dos EUA, Caffi vinha em um brilhante terceiro lugar quando encontrou o parceiro De Cesaris como retardatário. Andrea não só não lhe abriu espaço como jogou Caffi no muro naquele que seria o primeiro pódio da história da Dallara (Scuderia Italia). Mas o time teve de esperar apenas uma semana: De Cesaris foi o terceiro em Montreal, para o desespero do parceiro.

Kobayashi X Nakajima – Brasil 2009

Kamui Kobayashi deu seu cartão de visitas à Fórmula 1 no GP do Brasil de 2009, quando deu troco em uma ultrapassagem de Jenson Button no S do Senna no dia do título do britânico. Nesta mesma prova, a disputa entre ele e o compatriota Kazuki Nakajima passou um pouco do limite em algumas das manobras. Protegidos da Toyota, ambos pareciam lutar pelo orgulho. E, obviamente, não poderia dar certo: Nakajima bateu em Kobayashi quando Kamui saia dos pits no fim da reta oposta e abandonou a corrida.

Schumacher X Schumacher – Luxemburgo 1997

Um dos motivos pelos quais Michael Schumacher perdeu o título de 1997 foi o irmão Ralf Schumacher. Na largada do GP de Luxemburgo, em Nurburgring, o piloto da Jordan se enfiou entre o companheiro Fisichella e o irmão, então líder do campeonato. Ralf decolou e ficou preso na caixa de brita. O acidente danificou a suspensão de Michael Schumacher, o que o obrigou a abandonar a prova.

Hamilton X Button – Canadá 2011

Em uma das provas mais fantásticas da F1 nos últimos anos, o vencedor Jenson Button por pouco não passou nem das primeiras voltas. Vivendo fase de altos e baixos, Lewis Hamilton já havia se envolvido em um incidente com Webber na largada da corrida e se recuperava, quando encontrou o companheiro de McLaren na frente. Ele tentou ultrapassá-lo pela parede na reta dos pits e o acidente foi inevitável.  Button esbravejou pelo rádio: “O que diabos está acontecendo?” Mas foi pior para Lewis, que teve de abandonar.

Massa X Senna – Austrália 2012

A temporada de 2012 não foi das melhores para os dois pilotos brasileiros, Felipe Massa e Bruno Senna. O início foi um mau presságio, com os dois se tocando e prendendo seus carros durante uma disputa no fim da prova.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hulkenberg acredita que ritmo de Sochi se repita em Austin
Próximo artigo Vettel: “dificilmente estarei na Fórmula 1 daqui dez anos”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil