Conteúdo especial

Massa x Bernoldi e mais; relembre entreveros entre compatriotas

Após Kimi e Bottas na Rússia, veja algumas das principais confusões entre pilotos da mesma nacionalidade na história recente da Fórmula 1

Felipe Massa
Valtteri Bottas, Williams FW37 à frente  Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Valtteri Bottas, Williams FW37
Traseira do Ligier de De Cesaris
Felipe Massa
Felipe Massa
Enrique Bernoldi
Andrea de Cesaris
Pódio: vencedor Thierry Boutsen com Riccardo Patrese e Andrea de Cesaris
Kazuki Nakajima, Williams F1 Team à frente de Kamui Kobayashi, Test Driver, Toyota F1 Team
Kamui Kobayashi, Toyota F1 Team e Kazuki Nakajima, Williams F1 Team
Kazuki Nakajima, Williams F1 Team e Kamui Kobayashi, Toyota F1 Team
Coletiva de imprensa: Juan Pablo Montoya, Michael Schumacher e Ralf Schumacher
Lewis Hamilton, McLaren Mercedes e Mark Webber, Red Bull Racing
Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari

O incidente entre os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas no GP da Rússia foi o primeiro entrevero entre pilotos da mesma nacionalidade dentro da pista na F1 em algum tempo. Enquanto ainda observamos os desdobramentos que o acidente pode acarretar no relacionamento dos dois, o Motorsport.com fez uma pequena lista de outros acidentes entre compatriotas que geraram desconforto entre ambos.

Massa X Bernoldi – Mônaco 2002

Os brasileiros brigavam pela décima posição pelas ruas do principado. Felipe Massa segurava, Bernoldi atacava. Foi quando o piloto da Arrows conseguiu uma bela manobra na reta dos boxes e tirou qualquer chance de recuperação por parte de Massa. Mas Felipe acabou batendo na traseira do compatriota e tirou os dois da pista na Ste Devote. Após a prova, Bernoldi criticou duramente o então piloto da Sauber pelo erro. Massa se justificou dizendo que vinha com problemas de freio, usando o acidente que o tirou da prova na volta 63 para exemplificar a falha que enfrentava.

Schumacher X Frentzen – Canadá 1998

A encrenca entre os alemães data de antes da entrada dos dois na Fórmula 1. A futura mulher de Michael Schumacher, Corinna, fora namorada de Frentzen quando os dois corriam na equipe da Mercedes de protótipos. O GP do Canadá de 1998 marcou o encontro menos cordial deles na F1. Saindo do box, Schumacher jogou Frentzen fora da pista em uma manobra bastante estranha. Michael tomou uma punição de stop & go de 10 segundos, mas ainda assim venceu aquela prova.

De Cesaris X Caffi – EUA 1989

Uma dupla italiana em um time italiano: algo pouco propenso a dar certo. Isso ficou claro enquanto a F1 esteve na América do Norte em 1989. No GP dos EUA, Caffi vinha em um brilhante terceiro lugar quando encontrou o parceiro De Cesaris como retardatário. Andrea não só não lhe abriu espaço como jogou Caffi no muro naquele que seria o primeiro pódio da história da Dallara (Scuderia Italia). Mas o time teve de esperar apenas uma semana: De Cesaris foi o terceiro em Montreal, para o desespero do parceiro.

Kobayashi X Nakajima – Brasil 2009

Kamui Kobayashi deu seu cartão de visitas à Fórmula 1 no GP do Brasil de 2009, quando deu troco em uma ultrapassagem de Jenson Button no S do Senna no dia do título do britânico. Nesta mesma prova, a disputa entre ele e o compatriota Kazuki Nakajima passou um pouco do limite em algumas das manobras. Protegidos da Toyota, ambos pareciam lutar pelo orgulho. E, obviamente, não poderia dar certo: Nakajima bateu em Kobayashi quando Kamui saia dos pits no fim da reta oposta e abandonou a corrida.

Schumacher X Schumacher – Luxemburgo 1997

Um dos motivos pelos quais Michael Schumacher perdeu o título de 1997 foi o irmão Ralf Schumacher. Na largada do GP de Luxemburgo, em Nurburgring, o piloto da Jordan se enfiou entre o companheiro Fisichella e o irmão, então líder do campeonato. Ralf decolou e ficou preso na caixa de brita. O acidente danificou a suspensão de Michael Schumacher, o que o obrigou a abandonar a prova.

Hamilton X Button – Canadá 2011

Em uma das provas mais fantásticas da F1 nos últimos anos, o vencedor Jenson Button por pouco não passou nem das primeiras voltas. Vivendo fase de altos e baixos, Lewis Hamilton já havia se envolvido em um incidente com Webber na largada da corrida e se recuperava, quando encontrou o companheiro de McLaren na frente. Ele tentou ultrapassá-lo pela parede na reta dos pits e o acidente foi inevitável.  Button esbravejou pelo rádio: “O que diabos está acontecendo?” Mas foi pior para Lewis, que teve de abandonar.

Massa X Senna – Austrália 2012

A temporada de 2012 não foi das melhores para os dois pilotos brasileiros, Felipe Massa e Bruno Senna. O início foi um mau presságio, com os dois se tocando e prendendo seus carros durante uma disputa no fim da prova.

In this article
Gabriel Lima
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hulkenberg acredita que ritmo de Sochi se repita em Austin
Próximo artigo Vettel: “dificilmente estarei na Fórmula 1 daqui dez anos”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros