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McNish: "comissários mais tolerantes farão bem às corridas"

Allan McNish, que já foi comissário em corridas, crê que tolerância maior ao avaliar incidentes será melhor para corridas de 2017

(L to R): Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid make contact as they battle for position
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, and Max Verstappen, Red Bull Racing RB12 collide at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H at the start of the race following their collision
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid recovers from contact at the start of the race
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team RS16 with a broken front wing at the start of the race, and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09, Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Enrique Bernoldi, Allan McNish and Felipe Massa

Os pilotos terão mais liberdade para efetuar manobras na temporada 2017 da Fórmula 1. A FIA fez uma modificação no regulamento esportivo, especificamente no artigo 38.2 'a', que diz: "Ficará a cargo dos comissários decidir se um piloto envolvido em um incidente deve ser penalizado. A menos que esteja claro para os comissários que um dos pilotos foi o culpado total ou o principal de um incidente, não haverá punição."

Para Allan McNish, que já trabalhou como comissário em GPs em 2011 e 2012, a F1 tomou o caminho correto. "Esta é uma decisão acertada", disse McNish ao Motorsport.com. "Conheço bem os comissários. Não pude seguir trabalhando com isso porque fui para a televisão, mas eles seguem evoluindo."

 

"Penso que precisamos nos lembrar de uma coisa: os comissários só podem aplicar as regras que estão à disposição; Então se o regulamento indica que se o piloto 'x' faz algo há punição, assim será. Algumas vezes eles são muito criticados pelo que fazem, mas talvez o regulamento que deveria ser adaptado, não os comissários", afirmou.

"Os comissários pressionaram a FIA e todos para que houvesse um pouco mais de tolerância. Penso que é algo bom, porque queremos disputas. Algumas vezes vai funcionar, outras não. Vimos alguns incidentes e choques. Mas corridas em geral têm isso."

"Recordo-me de um incidente bastante controverso. Foi quando Nico Rosberg superou Kimi Räikkönen na Malásia. Pulei da cadeira e disse 'sim', pois vi um piloto fazer algo que vinha do coração e não tinha visto ele fazer isso antes. Logo ele foi punido, o que foi uma pena. Mas era o que o regulamento indicava o momento."

"Agora houve uma mudança e foi o melhor para todos, incluindo os comissários. Porque a última coisa que um comissário quer fazer e travar a corrida e aplicar uma punição. Eles também gostam das corridas e apreciam a prova de onde estão. Por esse lado, creio que houve evolução", completou.

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