Conteúdo especial

Memória: o dia em que Montoya chocou a F1 e Schumacher no Brasil

Há exatos 19 anos, o colombiano derrotava alemão ‘moralmente’ no que parecia o início de mudança de rumos na F1

Michael Schumacher, Ferrari F2001, battles with Juan Pablo Montoya, Williams FW23 BMW

As primeiras corridas da temporada 2001 da Fórmula 1 prenunciaram o que seria a era de domínio de Michael Schumacher e Ferrari. Depois de derrotar Mika Hakkinen, da McLaren, em 2000, o alemão passou a tomar conta do esporte por mais quatro temporadas.

Leia também:

Schumacher conquistou a pole em Interlagos, a terceira corrida da temporada, depois de vitórias na Austrália e Malásia. O principal rival, Hakkinen, ficou em terceiro, ficando entre as duas BMW Williams, do irmão de Michael, Ralf, e do novato Juan Pablo Montoya.

O colombiano Montoya havia sido recrutado pela Williams, vindo da equipe Chip Ganassi Racing, depois de conquistar o título da CART em 1999 e as 500 Milhas de Indianápolis no ano posterior, em 2000. Veja as principais vitórias da carreira do piloto abaixo:

1999 Long Beach - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Nazareth - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Rio de Janeiro - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Cleveland - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Mid-Ohio - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Chicago - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
1999 Vancouver - CART
Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.
2000 Indy 500 - IndyCar
Chip Ganassi Racing. G-Force GF05, Oldsmobile V8.
2000 Milwaukee - CART
Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.
2000 Michigan 500 - CART
Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.
2000 Gateway - CART
Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.
2001 Itália - F1
Williams FW23, BMW 3.0 V10. Started:
2003 Mônaco - F1
Williams FW25, BMW 3.0 V10.
2003 Alemanha - F1
Williams FW25, BMW 3.0 V10.
2004 Brasil - F1
Williams FW26, BMW 3.0 V10.
2005 Grã-Bretanha - F1
McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.
2005 Itália - F1
McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.
2005 Brasil - F1
McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.
2007 Daytona 24
Chip Ganassi. Riley Mk XI, Lexus 5.0 L V8.
2007 Mexico 200 - NASCAR Nationwide
Chip Ganassi Racing. Dodge, Dodge.
2007 Toyota/Save Mart 350 (Sonoma) - NASCAR Cup
Chip Ganassi Racing. Dodge, Dodge.
2008 Daytona 24
Chip Ganassi. Riley Mk XI, Lexus 5.0 L V8.
2010 Watkins Glen - NASCAR Cup
Earnhardt Ganassi Racing. Chevrolet, Chevrolet.
2013 Daytona 24
Chip Ganassi Racing. Riley Mk. XXVI, BMW 5.0L V8.
2014 Pocono - IndyCar
Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.
2015 St Petersburg - IndyCar
Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.
2015 Indy 500 - IndyCar
Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.
2016 St. Petersburg - IndyCar
Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.
2019 Mid-Ohio - IMSA
Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.
2019 Detroit - IMSA
Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.
2019 Laguna Seca - IMSA
Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.
31

Uma mudança da Indy para a F1 é raridade atualmente, mas naquela época o chefe da Williams, Frank Williams, tinha boa experiência nisso. Em 1996, trouxe Jacques Villeneuve após uma trajetória semelhante nos Estados Unidos, levando o canadense ao campeonato mundial de 1997.

Montoya, então com 25 anos, havia se mostrado promissor, apesar de abandonar as duas primeiras corridas em 2001, mas o mundo teve que esperar até a terceira etapa, no Brasil, para testemunhar o talento do colombiano.

Um novo desafiante

Montoya subiu do quarto para o segundo lugar logo no início, passando pelo companheiro de equipe Ralf, e Hakkinen, que ficou pelo grid. Após uma intervenção com carro de segurança para recuperar a McLaren, Montoya se viu logo atrás de Schumacher na relargada.

Por muito tempo, Montoya produziu um incrível controle do carro – freando extremamente tarde na linha interna suja, para abrir caminho contra o então tricampeão mundial. A multidão foi à loucura, um novo desafiante havia chegado.

Não foi apenas a superação em si que causou um choque ao sistema de Fórmula 1, mas, principalmente, a maneira como isso aconteceu. Montoya não mostrou medo ou reverência pelo campeão do mundo, mas obrigou Schumacher a pisar a grama na saída do S do Senna.

Em uma época em que muitos temiam que Schumacher fosse imparável, um novato havia mexido com tudo e trouxe um vislumbre de esperança.

Montoya acumulou vantagem de 30 segundos sobre Schumacher na metade da prova até encontrar a Arrows de Jos Verstappen. O holandês obedientemente deixou o líder passar, mas depois bateu na traseira da Williams na curva 4.

"Ele freou muito cedo e foi isso, eu não pude evitá-lo", disse Verstappen na época, antes de receber uma multa pelo incidente. "Sinto muito por ele, porque ele liderava a corrida."

Enquanto o incidente tirou a vitória de Montoya, uma chuva repentina significou que o drama estava longe de terminar em Interlagos. Em uma pista que estava secando, Schumacher recorreu a pneus intermediários novos, permitindo que Coulthard diminuísse a diferença.

Faltando 22 voltas, Coulthard assumiu o comando, ultrapassando Schumacher, enquanto o despretensioso Tarso Marques estava entre eles com sua Minardi.

Depois de mais uma falha de Schumacher, que parecia ter dificuldades em um cenário seco, Coulthard levou a vitória com 16 segundos de vantagem. Nick Heidfeld, da Sauber, conquistou um pódio em uma das corridas mais memoráveis ​​da história.

No entanto, foi a ousadia de Montoya em Schumacher que foi o assunto do paddock. Uma mistura de problemas de confiabilidade e erros de pilotos impediu o colombiano de vencer até a 15ª corrida na Itália. O fato de Montoya ter conseguido sua primeira de sete vitórias na frente dos tifosi reafirmou seu status como o novo desafiante de Schumacher.

Montoya nunca chegou lá, mas sua velocidade e temperamento deram ao ambiente da Fórmula 1 um choque muito necessário para o sistema. O GP do Brasil em 2001 foi a corrida que começou tudo.

Confira as melhores imagens do GP do Brasil de 2001

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Veja como a Ferrari se inspirou no sistema de direção da Mercedes
Próximo artigo Aston confirma volta à F1 com investimento bilionário de Stroll

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil