Memória: o dia em que Montoya chocou a F1 e Schumacher no Brasil
Há exatos 19 anos, o colombiano derrotava alemão ‘moralmente’ no que parecia o início de mudança de rumos na F1
As primeiras corridas da temporada 2001 da Fórmula 1 prenunciaram o que seria a era de domínio de Michael Schumacher e Ferrari. Depois de derrotar Mika Hakkinen, da McLaren, em 2000, o alemão passou a tomar conta do esporte por mais quatro temporadas.
Schumacher conquistou a pole em Interlagos, a terceira corrida da temporada, depois de vitórias na Austrália e Malásia. O principal rival, Hakkinen, ficou em terceiro, ficando entre as duas BMW Williams, do irmão de Michael, Ralf, e do novato Juan Pablo Montoya.
O colombiano Montoya havia sido recrutado pela Williams, vindo da equipe Chip Ganassi Racing, depois de conquistar o título da CART em 1999 e as 500 Milhas de Indianápolis no ano posterior, em 2000. Veja as principais vitórias da carreira do piloto abaixo:
Uma mudança da Indy para a F1 é raridade atualmente, mas naquela época o chefe da Williams, Frank Williams, tinha boa experiência nisso. Em 1996, trouxe Jacques Villeneuve após uma trajetória semelhante nos Estados Unidos, levando o canadense ao campeonato mundial de 1997.
Montoya, então com 25 anos, havia se mostrado promissor, apesar de abandonar as duas primeiras corridas em 2001, mas o mundo teve que esperar até a terceira etapa, no Brasil, para testemunhar o talento do colombiano.
Um novo desafiante
Montoya subiu do quarto para o segundo lugar logo no início, passando pelo companheiro de equipe Ralf, e Hakkinen, que ficou pelo grid. Após uma intervenção com carro de segurança para recuperar a McLaren, Montoya se viu logo atrás de Schumacher na relargada.
Por muito tempo, Montoya produziu um incrível controle do carro – freando extremamente tarde na linha interna suja, para abrir caminho contra o então tricampeão mundial. A multidão foi à loucura, um novo desafiante havia chegado.
Não foi apenas a superação em si que causou um choque ao sistema de Fórmula 1, mas, principalmente, a maneira como isso aconteceu. Montoya não mostrou medo ou reverência pelo campeão do mundo, mas obrigou Schumacher a pisar a grama na saída do S do Senna.
Em uma época em que muitos temiam que Schumacher fosse imparável, um novato havia mexido com tudo e trouxe um vislumbre de esperança.
Montoya acumulou vantagem de 30 segundos sobre Schumacher na metade da prova até encontrar a Arrows de Jos Verstappen. O holandês obedientemente deixou o líder passar, mas depois bateu na traseira da Williams na curva 4.
"Ele freou muito cedo e foi isso, eu não pude evitá-lo", disse Verstappen na época, antes de receber uma multa pelo incidente. "Sinto muito por ele, porque ele liderava a corrida."
Enquanto o incidente tirou a vitória de Montoya, uma chuva repentina significou que o drama estava longe de terminar em Interlagos. Em uma pista que estava secando, Schumacher recorreu a pneus intermediários novos, permitindo que Coulthard diminuísse a diferença.
Faltando 22 voltas, Coulthard assumiu o comando, ultrapassando Schumacher, enquanto o despretensioso Tarso Marques estava entre eles com sua Minardi.
Depois de mais uma falha de Schumacher, que parecia ter dificuldades em um cenário seco, Coulthard levou a vitória com 16 segundos de vantagem. Nick Heidfeld, da Sauber, conquistou um pódio em uma das corridas mais memoráveis da história.
No entanto, foi a ousadia de Montoya em Schumacher que foi o assunto do paddock. Uma mistura de problemas de confiabilidade e erros de pilotos impediu o colombiano de vencer até a 15ª corrida na Itália. O fato de Montoya ter conseguido sua primeira de sete vitórias na frente dos tifosi reafirmou seu status como o novo desafiante de Schumacher.
Montoya nunca chegou lá, mas sua velocidade e temperamento deram ao ambiente da Fórmula 1 um choque muito necessário para o sistema. O GP do Brasil em 2001 foi a corrida que começou tudo.
Confira as melhores imagens do GP do Brasil de 2001
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.