Piquet é denunciado ao Ministério Público do DF após falas sobre Hamilton em entrevista

Segundo jornalista Mônica Bérgamo, três deputadas do PSOL, Áurea Carolina, Talíria Petrone e Vivi Reis entraram com representação

Nelson Piquet

Foto de: Rodrigo Ruiz

As declarações de Nelson Piquet ao jornalista Ricardo Oliveira, se referindo a Lewis Hamilton como “neguinho”, vão ganhar um novo capítulo. Segundo a jornalista da Folha de S. Paulo, Mônica Bérgamo, o Ministério Público do DF recebeu uma representação da bancada do PSOL da Câmara dos Deputados por ter praticado o crime de discriminação ou preconceito.

Leia também:

O documento tem a assinatura das deputadas Áurea Carolina, Talíria Petrone e Vivi Reis. “O racismo estrutura as relações sociais do Brasil. Nesse sentido, tratar seres humanos negros de forma evidentemente pejorativa, como faz o senhor Nelson Piquet, não se coaduna com as práticas para efetivação do dispositivo de igualdade”, dizem os deputados.

Segundo a jornalista, os parlamentares destacaram que Piquet é apoiador do presidente Jair Bolsonaro: “Nelson Piquet é mais uma prova que a retórica virulenta empregada pelo Presidente Jair Bolsonaro habita seus apoiadores a se sentirem liberados para utilizar dos mesmos termos e dos mesmos preconceitos de classe, raça e gênero”.

A Fórmula 1 baniu Piquet do paddock da categoria após o surgimento da entrevista ocorrida em 2021, além de o BRDC ter feito o mesmo com o título honorário do brasileiro. Na sexta-feira, um outro trecho do diálogo surgiu com o tricampeão mundial voltando a utilizar o termo racista, acompanhado de fala homofóbica.

Piquet deve ser BANIDO do paddock e SE DESCULPA a Hamilton, MAS COM RESSALVA: Últimas da treta na F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Mercedes admite problemas com novas regras para limitar porpoising
Próximo artigo F1: Mercedes não descarta copiar Red Bull para solucionar porpoising

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil