Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Montezemolo foi responsável por reerguer a Ferrari duas vezes

Italiano foi importante para a contratação de Lauda nos anos 1970 e voltou como salvador da pátria nos 90

Será difícil não associar o nome de Luca di Montezemolo à Ferrari a partir da saída do italiano, confirmada nesta quarta-feira. Afinal, trata-se de uma das parcerias mais longas da história da Fórmula 1, que passou tanto pelo período mais difícil, quanto pelo mais vitorioso da trajetória da Scuderia na categoria.

[publicidade] Montezemolo entrou na Ferrari aos 26 anos, em 1973, vindo da FIAT e rapidamente se tornou o braço-direito de Enzo Ferrari, ocupando a função de diretor esportivo. Naquela época, o time enfrentava uma seca maior do que a de hoje – enquanto atualmente a equipe passa por seu sétimo ano sem títulos, na época eram nove desde o último triunfo, com John Surtees.

Com a meta de fazer a equipe voltar a vencer, Montezemolo mexeu na estrutura e tentou contratar grandes nomes. Depois de tentar James Hunt, sem sucesso, foi atrás de Niki Lauda que, na época, era um jovem promissor.

Menos de dois anos depois de assumir o posto de diretor, Montezemolo conquistou seu primeiro título, em 1975, com Lauda. Dali em diante, foram mais dois campeonatos em quatro anos. Nesse meio tempo, o empresário passou a trabalhar em outras áreas dentro da Fiat.

Sem Montezemolo, outra fase de vacas magras se instalou em Maranello. O italiano, então, voltaria em novembro de 1991, já como presidente. A missão, desta vez, foi mais difícil, e levou nove anos para a Ferrari voltar ao caminho das vitórias. Contudo, contratações feitas por Montezemolo criaram um time dos sonhos que conquistaria cinco títulos seguidos com a gestão de Jean Todt (contratado em 1993), Michael Schumacher (1996), Ross Brawn e Rory Byrne (1997).

Depois da saída de Schumacher e do início do fim da era Todt na Ferrari, o time ainda conquistou dois títulos de construtores e um de pilotos entre 2007 e 2008, mas vem sofrendo desde então para se acertar. Sem dar as respostas que os chefes da Fiat desejavam e depois da troca de vários membros da equipe técnica e do chefe da equipe, chegou a vez de Montezemolo cair.
Artigo anterior "Tanto faz se Lewis e Rosberg não são mais amigos", diz chefe da Mercedes
Próximo artigo Adolescente completa 400 km e é liberado para adquirir Superlicença para F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros