Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Montezemolo foi responsável por reerguer a Ferrari duas vezes

Italiano foi importante para a contratação de Lauda nos anos 1970 e voltou como salvador da pátria nos 90

Será difícil não associar o nome de Luca di Montezemolo à Ferrari a partir da saída do italiano, confirmada nesta quarta-feira. Afinal, trata-se de uma das parcerias mais longas da história da Fórmula 1, que passou tanto pelo período mais difícil, quanto pelo mais vitorioso da trajetória da Scuderia na categoria.

[publicidade] Montezemolo entrou na Ferrari aos 26 anos, em 1973, vindo da FIAT e rapidamente se tornou o braço-direito de Enzo Ferrari, ocupando a função de diretor esportivo. Naquela época, o time enfrentava uma seca maior do que a de hoje – enquanto atualmente a equipe passa por seu sétimo ano sem títulos, na época eram nove desde o último triunfo, com John Surtees.

Com a meta de fazer a equipe voltar a vencer, Montezemolo mexeu na estrutura e tentou contratar grandes nomes. Depois de tentar James Hunt, sem sucesso, foi atrás de Niki Lauda que, na época, era um jovem promissor.

Menos de dois anos depois de assumir o posto de diretor, Montezemolo conquistou seu primeiro título, em 1975, com Lauda. Dali em diante, foram mais dois campeonatos em quatro anos. Nesse meio tempo, o empresário passou a trabalhar em outras áreas dentro da Fiat.

Sem Montezemolo, outra fase de vacas magras se instalou em Maranello. O italiano, então, voltaria em novembro de 1991, já como presidente. A missão, desta vez, foi mais difícil, e levou nove anos para a Ferrari voltar ao caminho das vitórias. Contudo, contratações feitas por Montezemolo criaram um time dos sonhos que conquistaria cinco títulos seguidos com a gestão de Jean Todt (contratado em 1993), Michael Schumacher (1996), Ross Brawn e Rory Byrne (1997).

Depois da saída de Schumacher e do início do fim da era Todt na Ferrari, o time ainda conquistou dois títulos de construtores e um de pilotos entre 2007 e 2008, mas vem sofrendo desde então para se acertar. Sem dar as respostas que os chefes da Fiat desejavam e depois da troca de vários membros da equipe técnica e do chefe da equipe, chegou a vez de Montezemolo cair.
Artigo anterior "Tanto faz se Lewis e Rosberg não são mais amigos", diz chefe da Mercedes
Próximo artigo Adolescente completa 400 km e é liberado para adquirir Superlicença para F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros