Recomendado para você

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

IMSA
IMSA
Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Stock Car
Stock Car
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Últimas notícias

"Morte de Bianchi chacoalhou a F1", diz Nasr

Ao Motorsport.com, Nasr e Massa falaram como a morte do francês afetou a relação entre pilotos e se eles seriam capazes de dizer não a uma possível situação de insegurança

Pilotos durante minuto de silêncio em memória de Jules Bianchi
Pilotos durante minuto de silêncio em memória de Jules Bianchi
Pilotos durante minuto de silêncio em memória de Jules Bianchi, Sergio Perez, Sahara Force India
The Sahara Force India F1 VJM08 exibe homenagem a Jules Bianchi
Capacete de Pastor Maldonado, Lotus F1 Team homenagem a Jules Bianchi
Lotus F1 E23 com tributo a Jules Bianchi
Pastor Maldonado e Felipe Massa vão ao funeral de Jules Bianchi em Nice, França

Aproveitando as férias da categoria, Felipe Massa e Felipe Nasr falaram com exclusividade ao Motorsport.com sobre como o cotidiano do paddock mudou após a morte de Jules Bianchi. Além disso, eles deram exemplos de mudanças que a categoria adotou, mesmo antes da confirmação da morte do piloto e se o atual grid é unido.

Felipe Nasr comentou sobre o clima após a confirmação do falecimento do francês: "O acidente com o Bianchi deu uma chacoalhada em todo mundo: pilotos, a categoria, a FIA em si, acho que todo mundo abriu o olho. Acredito que os pilotos, desde o acontecimento, se uniram ainda mais."

Massa também lamentou, mas enfatizou que mudanças que já foram feitas:"Depois da corrida que vitimou o Bianchi em Suzuka, algumas coisas mudaram, como o Safety Car virtual. É uma boa ideia, com isso um acidente igual ao do Bianchi ficaria impossível de acontecer hoje."

O novo sistema citado por Massa também é considerado como um dos pontos positivos pelo seu xará: "O Safety Car virtual está funcionando, hoje você vê que para qualquer coisa ele é acionado, se tem um detrito, por exemplo, ou uma situação perigosa", disse Nasr.

Além disso, nas discussões entre pilotos, ambos admitem que o tema está mais presente:"Após o acidente o assunto "segurança" entrou em pauta mais vezes. Acho que hoje em dia os carros de Fórmula 1 são seguros. O importante é que as coisas sejam feitas para que não aconteça de novo um acidente tão estúpido como aconteceu", disse Massa.

Já Nasr destacou o trabalho realizado na associação dos pilotos, a GPDA:"Temos associação, a GPDA, em que todos os pilotos da Fórmula 1 estão envolvidos. Discutimos tópicos como segurança e tudo que podemos melhorar na categoria."

Por diversas vezes a Fórmula 1 se viu numa situação em que a mãe natureza não colabora, com a presença próxima de tufões, tempestades, raios e afins. Mesmo com toda pressão dos compromissos comerciais e da televisão, será que os pilotos teriam força para dizer não a uma prova por acharem que a pista não está segura? Com a palavra, um dos mais experientes do grid:

"Os pilotos são fortes, mas o importante é que as ideias venham em grupo. Um piloto só não tem a força de mudar algo relevante, o importante é que seja em grupo e que falem a mesma língua. Às vezes tem piloto que só pensa no seu trabalho, no que a equipe passa para ele, não pensa no grupo", finalizou Felipe Massa.

Artigo anterior Grosjean alfineta Maldonado e lamenta treinos livres perdidos
Próximo artigo Chefe da Mercedes diz que “tapa” dado pela Ferrari foi positivo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros