Na chuva, Fernando Alonso marca segunda pole seguida
Espanhol supera Vettel em luta particular pelo primeiro posto; Massa é apenas o 14º, uma posição à frente de Senna
Fernando Alonso conquistou sua segunda pole seguida na temporada, na chuva, e larga em primeiro lugar no GP da Alemanha. Em mais uma sessão complicada pela água, o espanhol repetiu o resultado da Grã-Bretanha, com Sebastian Vettel em segundo e Mark Webber em terceiro. O australiano, no entanto, perde cinco posições no grid devido a uma troca de câmbio, deixando a terceira posição para Michael Schumacher, que por pouco não foi cortado da classificação ainda no Q1. Felipe Massa larga em 14º, uma posição à frente de Bruno Senna.
Q1
Com meia hora para o início da classificação, o céu fechou e um forte vento dificultaram a vida dos engenheiros, tendo de lidar com a queda brusca de temperatura de pista e com a mudança no comportamento dos carros em consequência do vento.
Com a dúvida em relação à chuva, todos os pilotos foram rapidamente à pista no Q1 para fazer uma sequência mais longa de voltas com o pneu médio. As McLaren se mostraram bem, assim como as Ferrari e a Sauber de Kobayashi.
Lá na frente, mesmo com o composto mais lento, Raikkonen fez o melhor tempo. Ameaçado de sobrar ainda na primeira parte da classificação, Hulkenberg foi à pista com pneus macios, assim como a dupla da Toro Rosso e seu companheiro Di Resta.
Isso deixou Bruno Senna, Webber e Schumacher vulneráveis à eliminação no Q1. Os dois primeiros conseguiram se safar com mais tranquilidade, mas o alemão foi apenas 0s055 mais rápido que Vergne, que acabou eliminado junto aos pilotos das equipes nanicas.
Q2
A chuva prometida para o final do Q1 chegou com força no início do Q2 e todos saíram com pneus intermediários. Mesmo assim, estava complicado de se manter na pista, como percebeu Felipe Massa. O brasileiro escapou à frente de seu companheiro Fernando Alonso, que quase bateu na sua traseira.
Quem conseguiu completar sem erros a primeira volta rápida saiu em vantagem, pois a chuva apertou e mesmo os pilotos que trocaram para pneus de pista mais molhada não conseguiram melhorar seus tempos. Sergio Perez, Romain Grosjean e Bruno Senna, inclusive, escaparam.
Assim, os dois brasileiros foram eliminados, com Massa em 14º e Senna em 16º. Também ficaram no Q2 Ricciardo, Kobayahsi, Grosjean e Rosberg, sendo que os dois últimos já entraram na classificação sabendo que perderiam três posições no grid por conta de uma troca de câmbio.
Q3
Fernando Alonso chegou a pedir que o treino fosse interrompido por conta da chuva, mas o Q3 começou normalmente. Pior para Hulkenberg, que aquaplanou na reta, mas conseguiu ficar longe do muro.
Após as primeiras voltas, Vettel fez o melhor tempo, com Alonso em segundo e o próprio Hulkenberg em terceiro, seguidos de Button, Schumacher, Hamilton, Webber, Maldonado e Raikkonen. Di Resta chegou a colocar-se entre os primeiros, mas a pista melhorou no final.
Vettel, que reclamou pelo fato de ter sido atrapalhado pelo companheiro Webber, virou mais de um segundo mais rápido que os rivais, mas Alonso conseguiu roubar a pole do alemão e ainda melhorou seu tempo na segunda volta lançada.
Confira o resutado completo do treino:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.