Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

Não há precedente para infração de Hamilton, diz Whiting

Diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, diz que não há precedente exato para a infração na entrada do pit, cometida por Lewis Hamilton no GP da Alemanha

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 goes across the grass at pit lane entry

Lewis Hamilton escapou apenas com uma reprimenda depois de mudar de ideia e abandonar a entrada do pit, atravessar a grama e voltar para a pista de Hockenheim durante o GP da Alemanha.

Os comissários da FIA explicaram que a penalidade foi leve, principalmente porque o incidente aconteceu sob safety car e não ofereceu perigo a outros pilotos.

A esse respeito, o diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, diz que não foi como no incidente do GP do Azerbaijão de 2016, que resultou em punição a Kimi Raikkonen.

"Eu não acho que haja um precedente específico", disse Whiting. "Kimi, há alguns anos em Baku, recebeu uma penalidade de cinco segundos, você deve se lembrar.”

"Mas isso foi bem diferente, nesse cenário particular. Não consigo pensar em nenhum outro precedente - um precedente direto, de qualquer forma.”

Leia também:

"Eu acho que havia dois carros próximos uns dos outros em velocidade extremamente alta, então eu acho que é isso que o difere deste."

Um dos aspectos incomuns do caso foi que Hamilton na verdade não infringiu o regulamento sobre ficar à direita do poste de marcação ao entrar no pit - ele simplesmente mudou de ideia depois de passar corretamente.”

"A regra que a maioria das pessoas estava se referindo era aquela nas notas do evento, que diz que se você está entrando nos boxes deve ficar à direita do poste de marcação.”

"Lewis estava entrando no pit, e ele ficou à direita do poste de marcação, mas depois obviamente mudou de ideia.”

"Isso é para garantir que os pilotos não entrem ou saiam dos boxes de maneira perigosa.”

"Entrando nos boxes, não queremos que os pilotos mergulhem no último minuto - essa foi a razão para o poste de marcação -, mas está menos claro se é perigoso se um piloto decide abortar após ultrapassar um poste de marcação que é mais ou menos o ponto de não retorno, e cruzar para o outro lado".

Ele também comparou o incidente de Hamilton a um no GP da Espanha de 2017, onde Pascal Wehrlein recebeu uma penalidade de cinco segundos por perder o poste de marcação depois de uma chamada atrasada para parar.

"Isso foi entrando nos boxes. Ele entrou nos boxes. Lewis não entrou nos boxes. Ele estava indo, mas na verdade não entrou."

O próprio Hamilton recebeu uma reprimenda por uma infração de poste de marcação no TL2 do GP da Inglaterra de 2013.

Whiting explicou que em Hockenheim uma seção do Código Esportivo Internacional da FIA levou os comissários a chamarem Hamilton e Mercedes.

"Há uma outra regra no código esportivo que diz que a linha que separa a entrada dos boxes da pista não pode ser cruzada em nenhuma direção por nenhum carro entrando no pitlane. É por isso que os comissários decidiram chamá-los, tendo pensado nisso com cuidado."

Um exemplo onde um piloto foi especificamente penalizado sob aquela regra do ISC também envolveu Raikkonen, no TL3 do GP do Canadá de 2012.

O finlandês recebeu uma modesta multa de 2.5 mil euros por "cruzar a linha na entrada do pit".

Felipe Massa recebeu um drive-through em sua última corrida pela Ferrari no Brasil em 2013 por cruzar a linha de entrada quando fez uma parada na corrida, enquanto em outro cenário, Sergio Perez também recebeu uma passagem pelos boxes no GP de Mônaco de 2012, embora naquela ocasião, os comissários citaram uma "entrada atrasada no boxe e impedindo outro piloto".

Whiting disse que o atraso na convocação para Hamilton e Mercedes foi porque os comissários tinham muito em suas placas durante a corrida, e esperaram até depois da bandeira para considerar o assunto.

"Demora um pouco de tempo para ter certeza de que, se for chamar uma equipe, tem boas razões para isso. Obviamente, nós preferimos esperar até depois da corrida para dar uma olhada, porque estávamos chegando bem perto do fim.”

"Então, com toda a chuva e trovoadas, e tudo o mais, quando tudo se acalmou, precisávamos dar uma boa olhada e os comissários decidiram que deveriam discutir o assunto com a equipe."

Artigo anterior Leclerc diz que tem Senna como ídolo
Próximo artigo Villeneuve: Erro de Vettel pode dar asas a Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros