Fórmula 1
20 jun
-
23 jun
Evento encerrado
27 jun
-
30 jun
Evento encerrado
11 jul
-
14 jul
Evento encerrado
25 jul
-
28 jul
Evento encerrado
01 ago
-
04 ago
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Próximo evento em
16 dias
R
GP de Singapura
19 set
-
22 set
26 set
-
29 set
Próximo evento em
37 dias
10 out
-
13 out
Próximo evento em
51 dias
24 out
-
27 out
Próximo evento em
65 dias
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
72 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
100 dias

O erro de Rosberg que gerou a batida das Mercedes na Espanha

compartilhar
comentários
O erro de Rosberg que gerou a batida das Mercedes na Espanha
Por:
16 de mai de 2016 14:17

Veja como um erro no mapeamento de motor colocou Nico Rosberg na mira de Lewis Hamilton logo após a largada

O GP da Espanha virou de cabeça para baixo em segundos após seu início, quando os favoritos à corrida, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, bateram enquanto lutavam pela liderança.

Rapidamente se percebeu o que levou à situação. Especificamente naquele momento havia uma grande diferença de velocidade entre os dois carros da Mercedes, e isso por um erro de Rosberg. O alemão estava no modo de motor errado.

Embora Rosberg tenha falado na noite de domingo que ele e seu time ainda estavam investigando por que seu carro estava no modo errado, parece que o alemão simplesmente não selecionou a configuração correta no grid.

Rosberg's steering wheel, detailed view
Volante de Nico Rosberg

Foto: Giorgio Piola

Na semana passada, olhamos profundamente as funcionalidades do volante da Mercedes e, em particular, o de Nico Rosberg.

Notamos com a imagem que seu volante é cheio de instruções para ajudá-lo com os procedimentos que precisa para pontos-chave das corridas – e essas instruções revelam exatamente o que deu errado.

Uma dessas instruções, à direita no volante, lida exclusivamente com o procedimento de largada, oferecendo um guia passo-a-passo dos procedimentos que devem ser concluídos na volta de apresentação até chegar ao grid.

As instruções (imagem principal acima) mostram claramente que do segundo ao último passo é preciso selecionar 'STRAT 3': um abrangente modo da unidade de potência que lida com a maior velocidade do carro.

Tudo isso pode ser selecionado e afinado com os vários botões em torno da volante, mas isso geralmente é realizado durante a corrida para gerenciar o desempenho.

Mercedes AMG-F1 steering wheel
Volante da Mercedes AMG-F1

Foto: Giorgio Piola

No caso de Rosberg, parece que este passo foi esquecido. E, como ele não foi para o 'STRAT 3', seu carro ficou no modo 'STRAT 12’ - como ele alinhou no grid.

Este é um modo de conservação de combustível e energia, usado no caminho para o grid para permitir a implantação máxima de energia para o início de uma corrida.

O uso que Rosberg fez do STRAT 12 na largada não foi ruim para sair do grid. Ele conseguiu pegar o vácuo de Hamilton usando a energia que já havia sido armazenada na volta de apresentação.

Mas o modo fez com que enquanto Rosberg passava pela curva 3 tivesse um déficit de pelo menos 160cv dos sistemas híbridos.

É possível notar na câmera do carro de Hamilton que assim que Rosberg entra na curva 3, sua luz de chuva começa a piscar. Este é um sinal de aviso ao piloto que vai atrás que o carro à frente está em modo de conservação de energia.

Hamilton ficou imediatamente ciente do erro que Rosberg havia cometido e tentou capitalizar.

Na frente, Rosberg também percebeu o erro. Sua câmera mostra ele rodando o botão STRAT, de STRAT 12 à esquerda para STRAT 3 à direita.

Ele, então, rapidamente fez uma mudança no equilíbrio dos freios para a curva 4, antes de apertar o botão amarelo OT (ultrapassagem) no canto superior esquerdo - o que teria entregado um aumento de velocidade instantânea. Mas a essa altura o dano já havia sido feito.

Próximo artigo
Galeria: o caminho de Verstappen até a Red Bull

Artigo anterior

Galeria: o caminho de Verstappen até a Red Bull

Próximo artigo

Confira que pilotos treinarão no teste pós-GP da Espanha

Confira que pilotos treinarão no teste pós-GP da Espanha
Carregar comentários
Seja o primeiro a receber as últimas notícias