Últimas notícias

Para Mercedes, Renault é o segredo de Red Bull e Lotus

Dirigente do time alemão, Toto Wolff, chama a atenção para o crescimento das duas equipes que usam motores franceses

Os últimos dois GPs tiveram as duas mesmas equipes no pódio: na Coreia, duas Lotus e uma Red Bull; no Japão, duas Red Bull e uma Lotus. E qual o denominador comum entre os dois times: a fornecedora de motores.

Para Toto Wolff, diretor da Mercedes, isso não deve ser uma coincidência. O dirigente acredita que o crescimento destas duas equipes nas últimas provas tem a ver com um bom uso dos motores Renault, conhecidos pela melhor dirigibilidade e por dar a possibilidade às equipes de trabalhar com mapeamentos que ajudam na utilização mais eficiente dos gases do escapamento.

“Acho que dá para ver que a Red Bull deu um grande passo a partir de Cingapura, e depois na Coreia o mesmo aconteceu com a Lotus. Precisamos observar talvez o que eles fazem com o mapeamento de motores.”

Para o austríaco, a Mercedes precisa investigar se essa vantagem vem da mecânica ou da maneira como o motor Renault se comporta.

“Há algo ali? Talvez a estratégia de escapamento? Em termos de desenvolvimento nas últimas corridas, parece que estamos atrás. É porque há algo que não entendemos em termos de acerto mecânico ou a Red Bull e a Lotus fazem algo relacionado ao motor?”

Wolff reconheceu que é difícil para a Mercedes definir o quanto de seus recursos será empregado para descobrir os motivos deste salto dos rivais, pois também é preciso desenvolver o carro do próximo ano.

“Há três pontos para observarmos. Primeiro, perdemos algo e, se for isso, por quê? Segundo, precisamos equilibrar nossos recursos entre 2014 e 2013. E terceiro precisamos ser vice nos construtores. Esse é nosso objetivo e não podemos perdê-lo.”

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Red Bull responde críticas de Webber por tática
Próximo artigo Grosjean se livra de má fama e ganha elogios dos rivais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros