"Pedirei ajuda se precisar", diz Kimi sobre bronca com engenheiro
Finlandês demonstrou irritação no rádio da equipe durante vitória em Abu Dhabi, mas diz que entende a preocupação
É normal os engenheiros repetirem informações que os pilotos estão cansados de saber apenas para garantir que alguns procedimentos comuns estão frescos na memória. E como falam esses engenheiros – , Felipe Massa revelou que ouve Rob Smedley “em todas as voltas” de um GP, ainda que não responda a todas as comunicações.
Sempre tem aquele piloto que se sente mais seguro quanto mais informação recebe, mas esse definitivamente não é o caso de Kimi Raikkonen. O finlandês já é protagonista de uma frase célebre, da época de Ferrari, quando berra para seu então engenheiro, Andrea Stella, que hoje trabalha com Fernando Alonso, para que “não fale quando estiver no meio da curva”.
O GP de Abu Dhabi, vencido pelo piloto da Lotus, foi outro exemplo de como o finlandês de fala mansa nas entrevistas se transforma quando incomodado por algum excesso do pitwall. “Deixe-me, sozinho, eu sei o que estou fazendo”, reclamou quando seu engenheiro, Mark Slade, lhe avisava sobre a diferença para Alonso.
Durante o período de Safety Car, quando Slade, que trabalhou com Raikkonen na McLaren, pediu que cuidasse do aquecimento de freios e de pneus, levou outra resposta atravessada. “Sim, sim, sim, sim. Estou fazendo isso o tempo inteiro, não precisa me lembrar disso o tempo todo”.
Raikkonen diz saber que o profissional tem a melhor das intenções, mas vê exagero nas comunicações. “É uma coisa normal. É a mesma coisa com todas as equipes. Claro que eles só querem ajudar, mas se ficar falando a mesma coisa duas vezes por minuto, não sou estúpido a ponto de não lembrar do que estou fazendo”.
O finlandês diz que está acostumado com o excesso de cuidado. “Sei o que estou fazendo. Pedirei ajuda se precisar. Não é a primeira vez e não será a última. Aconteceu várias vezes com outras equipes mas eles estão lá para te ajudar e te colocar na melhor posição possível. Pessoas diferentes gostam de coisas diferentes”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.