Pilotos criticam modificação na última curva de Sepang
Alteração na inclinação da curva 15 do traçado malaio não agradou a muitos pilotos, que a classificaram como "irritante" e "estranha"
Entre as modificações na pista de Sepang para o GP da Malásia deste ano, a principal novidade é a mudança na curva 15, que agora tem inclinação negativa - mais alta na parte interna do que na parte externa.
Após os primeiros treinos livres, muitos pilotos falaram sobre o trecho e admitiram não ter gostado da mudança no mesmo. Esteban Ocon, da Manor, foi um dos que mais criticou, dizendo que a curva se tornou um "desafio chato".
"É totalmente negativa. Você sequer consegue fazer a tomada, os pneus dianteiros estão sempre no ar. É um jeito totalmente errado de se fazer uma curva. É um desafio chato, apenas somos mais lentos na curva. Não é divertido", disse.
Quem também criticou a nova curva 15 foi Carlos Sainz Jr., que disse: "Não é normal, eu prefiro a curva antiga. O carro é jogado para fora por causa da inclinação da curva, que é grande", afirmou.
"Normalmente, você faz toda a volta em cima dos pneus traseiros e forçando muito o ritmo. De repente, você chega na última curva e tudo que você tinha vai embora. É estranho e por isso eu não gosto"
Já Jolyon Palmer classificou a curva como "irritante", embora tenha reconhecido que o trecho tornou-se um desafio interessante em termos técnicos. "É uma curva 15 irritante agora. O que eles fizeram não é tão ruim em termos de tornar a pista mais interessante. Mas a inclinação negativa sempre é frustrante pois complica a freada", comentou.
"É muito fácil bloquear as rodas, é irritante de guiar ali. Mas é uma curva mais interessante em termos técnicos. A natureza dela faz com que você sinta que nunca acerta a trajetória", ressaltou.
Ultrapassagens
Jarno Zaffelli, da Dromo Engineering - companhia responsável pelas mudanças em Sepang, disse que a curva 15 "permitirá manobras de ultrapassagem maravilhosas devido ao caráter particular do trecho".
Após os primeiros treinos livres, os pilotos ficaram divididos se o representante da empresa está correto ou não. "Para ultrapassagens, não ficou ruim, sem dúvida. Mas você tem uma reta enorme com DRS na sequência, então você não vai se jogar ali e ter uma saída de curva ruim", ponderou Palmer.
Romain Grosjean, por outro lado, não se mostrou convencido. "Não sei, parece que ficou pior para ultrapassar", comentou o francês.
Felipe Massa, enquanto isso, prevê que muitos pilotos acabarão passando do ponto na curva e vão fazer o trecho com o carro de lado. "Talvez você tente a manobra, pois o DRS vai ajudá-lo. Mas a verdade é que, se alguém estiver em uma batalha, dividindo a freada naquela curva e frear tarde, você verá muitas travadas e, talvez, carros indo de lado ali", completou.
Reportagem adicional por Jonathan Noble e Oleg Karpov
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.