Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Pilotos criticam modificação na última curva de Sepang

Alteração na inclinação da curva 15 do traçado malaio não agradou a muitos pilotos, que a classificaram como "irritante" e "estranha"

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H

Entre as modificações na pista de Sepang para o GP da Malásia deste ano, a principal novidade é a mudança na curva 15, que agora tem inclinação negativa - mais alta na parte interna do que na parte externa.

Após os primeiros treinos livres, muitos pilotos falaram sobre o trecho e admitiram não ter gostado da mudança no mesmo. Esteban Ocon, da Manor, foi um dos que mais criticou, dizendo que a curva se tornou um "desafio chato".

"É totalmente negativa. Você sequer consegue fazer a tomada, os pneus dianteiros estão sempre no ar. É um jeito totalmente errado de se fazer uma curva. É um desafio chato, apenas somos mais lentos na curva. Não é divertido", disse.

Quem também criticou a nova curva 15 foi Carlos Sainz Jr., que disse: "Não é normal, eu prefiro a curva antiga. O carro é jogado para fora por causa da inclinação da curva, que é grande", afirmou.

"Normalmente, você faz toda a volta em cima dos pneus traseiros e forçando muito o ritmo. De repente, você chega na última curva e tudo que você tinha vai embora. É estranho e por isso eu não gosto" 

Já Jolyon Palmer classificou a curva como "irritante", embora tenha reconhecido que o trecho tornou-se um desafio interessante em termos técnicos. "É uma curva 15 irritante agora. O que eles fizeram não é tão ruim em termos de tornar a pista mais interessante. Mas a inclinação negativa sempre é frustrante pois complica a freada", comentou.

"É muito fácil bloquear as rodas, é irritante de guiar ali. Mas é uma curva mais interessante em termos técnicos. A natureza dela faz com que você sinta que nunca acerta a trajetória", ressaltou.

 

2016 Sepang International Circuit upgrade
Detalhe das modificações na curva 15 de Sepang

Foto: Dromo

Ultrapassagens

Jarno Zaffelli, da Dromo Engineering - companhia responsável pelas mudanças em Sepang, disse que a curva 15 "permitirá manobras de ultrapassagem maravilhosas devido ao caráter particular do trecho".

Após os primeiros treinos livres, os pilotos ficaram divididos se o representante da empresa está correto ou não. "Para ultrapassagens, não ficou ruim, sem dúvida. Mas você tem uma reta enorme com DRS na sequência, então você não vai se jogar ali e ter uma saída de curva ruim", ponderou Palmer.

Romain Grosjean, por outro lado, não se mostrou convencido. "Não sei, parece que ficou pior para ultrapassar", comentou o francês.

Felipe Massa, enquanto isso, prevê que muitos pilotos acabarão passando do ponto na curva e vão fazer o trecho com o carro de lado. "Talvez você tente a manobra, pois o DRS vai ajudá-lo. Mas a verdade é que, se alguém estiver em uma batalha, dividindo a freada naquela curva e frear tarde, você verá muitas travadas e, talvez, carros indo de lado ali", completou.

Reportagem adicional por Jonathan Noble e Oleg Karpov

Artigo anterior Verstappen destaca bom ritmo de corrida da Red Bull
Próximo artigo Force India diz que investigação sobre cartel da F1 evoluiu

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros