Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Pirelli explica teste secreto e joga a culpa na Mercedes

Fornecedora de pneus afirma que em momento algum pediu fosse utilizado o carro atual do time alemão

A Pirelli deu explicações nesta sexta-feira a respeito do teste realizado com a Mercedes em Barcelona usando o carro de 2013, o que vai contra o regulamento da Fórmula 1. A fornecedora assegurou que a equipe alemã não teve vantagens ao conduzir o programa, que visava o desenvolvimento de pneus para 2014.

“A Pirelli não favoreceu nenhuma equipe e, como sempre, agiu com profissionalismo, transparência e em absoluta boa fé”, disse o comunicado. “Os pneus usados não foram do campeonato atual, e sim pertenciam a um grupo de produtos que estão sendo desenvolvidos no caso de uma eventual renovação de nosso contrato. Além disso, nenhum dos testes foi feito para melhorar qualquer carro, mas apenas para observar soluções para os pneus futuros.

“O fato de usarmos o carro da Mercedes em particular foi resultado de uma comunicação direta entre a FIA e a equipe. A Pirelli não pediu de qualquer maneira que o carro de 2013 fosse usado: não pedimos isso à Mercedes, nem à FIA, nem às equipes que, durante o dano, receberam a oportunidade de participar nestes testes para 2014.

“Em relação às regras que governam esta conduta, a companhia sempre respeitou os limite contratuais, equipes e os organizadores do campeonato, e sempre respeitou os princípios de lealdade esportiva.

“Os testes foram conduzidos observando o contrato entre a Pirelli e a FIA, que dá ao fornecedor a possibilidade de testar pneus em desenvolvimento com qualquer equipe por até 1000km, sem especificar o tipo de carro que pode ser usado ou sancionar a presença simultânea de todas as equipes.”

“Em relação a isso, desde 2010 a Pirelli deixou claro que não é possível ou útil fazer esse tipo de teste com todos simultaneamente. De fato, esse tipo de teste mirando o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa de novas soluções envolve muitos pneus de tipos diferentes, que devem ser testados um por vez.

Segundo o comunicado, a Pirelli entrou em contato com todas as equipes em março de 2012, convidando-os para testar os pneus de desenvolvimento de 2013. Algumas equipes, como Lotus e Force India, alegam que não foram contatadas.

A Pirelli também garante que não usou durante o teste de Barcelona nenhum composto de 2013 e afirmou que o teste foi feito “no escuro”, sem que a Mercedes tivesse qualquer informação sobre o que estava sendo testado. “E nem recebeu nenhuma informação depois.”

Em relação à nova especificação de pneu, que estreia nos treinos livres dos GP do Canadá, a empresa afirmou que seu desenvolvimento foi feito exclusivamente em laboratório por seus técnicos, apoiados nos dados recolhidos nas primeiras corridas desta temporada. “A equipe não obteve nenhum a vantagem em relação ao conhecimento do comportamento dos pneus usados no campeonato atual.”

Artigo anterior Mudança dos pneus depende de apoio unânime das equipes
Próximo artigo Hembery: “As mudanças talvez sejam pequenas demais para alguns"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros