Pirelli explica teste secreto e joga a culpa na Mercedes
Fornecedora de pneus afirma que em momento algum pediu fosse utilizado o carro atual do time alemão
A Pirelli deu explicações nesta sexta-feira a respeito do teste realizado com a Mercedes em Barcelona usando o carro de 2013, o que vai contra o regulamento da Fórmula 1. A fornecedora assegurou que a equipe alemã não teve vantagens ao conduzir o programa, que visava o desenvolvimento de pneus para 2014.
“A Pirelli não favoreceu nenhuma equipe e, como sempre, agiu com profissionalismo, transparência e em absoluta boa fé”, disse o comunicado. “Os pneus usados não foram do campeonato atual, e sim pertenciam a um grupo de produtos que estão sendo desenvolvidos no caso de uma eventual renovação de nosso contrato. Além disso, nenhum dos testes foi feito para melhorar qualquer carro, mas apenas para observar soluções para os pneus futuros.
“O fato de usarmos o carro da Mercedes em particular foi resultado de uma comunicação direta entre a FIA e a equipe. A Pirelli não pediu de qualquer maneira que o carro de 2013 fosse usado: não pedimos isso à Mercedes, nem à FIA, nem às equipes que, durante o dano, receberam a oportunidade de participar nestes testes para 2014.
“Em relação às regras que governam esta conduta, a companhia sempre respeitou os limite contratuais, equipes e os organizadores do campeonato, e sempre respeitou os princípios de lealdade esportiva.
“Os testes foram conduzidos observando o contrato entre a Pirelli e a FIA, que dá ao fornecedor a possibilidade de testar pneus em desenvolvimento com qualquer equipe por até 1000km, sem especificar o tipo de carro que pode ser usado ou sancionar a presença simultânea de todas as equipes.”
“Em relação a isso, desde 2010 a Pirelli deixou claro que não é possível ou útil fazer esse tipo de teste com todos simultaneamente. De fato, esse tipo de teste mirando o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa de novas soluções envolve muitos pneus de tipos diferentes, que devem ser testados um por vez.
Segundo o comunicado, a Pirelli entrou em contato com todas as equipes em março de 2012, convidando-os para testar os pneus de desenvolvimento de 2013. Algumas equipes, como Lotus e Force India, alegam que não foram contatadas.
A Pirelli também garante que não usou durante o teste de Barcelona nenhum composto de 2013 e afirmou que o teste foi feito “no escuro”, sem que a Mercedes tivesse qualquer informação sobre o que estava sendo testado. “E nem recebeu nenhuma informação depois.”
Em relação à nova especificação de pneu, que estreia nos treinos livres dos GP do Canadá, a empresa afirmou que seu desenvolvimento foi feito exclusivamente em laboratório por seus técnicos, apoiados nos dados recolhidos nas primeiras corridas desta temporada. “A equipe não obteve nenhum a vantagem em relação ao conhecimento do comportamento dos pneus usados no campeonato atual.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.