Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Pirelli promete "mais performance e incertezas" para 2013

A diferença entre os compostos em cada corrida será de pelo menos 0,5s/volta e espera-se mais degradação termal

A Pirelli mostrou hoje, em Milão, os pneus para a próxima temporada da Fórmula 1. A diferença entre os compostos em cada corrida será de pelo menos meio segundo por volta. A expectativa é de que os pneus sejam mais macios e sofram mais degradação termal, fazendo com que os pilotos tenham de fazer, pelo menos, duas paradas durante as provas.

Os compostos serão mais macios e espera-se que cheguem à temperatura em que funcionam melhor mais rapidamente. Da mesma forma, isso causará mais degradação termal do que ano passado. Isso quer dizer é que, por exemplo, o novo pneu duro será basicamente equivalente ao médio usado em 2012. O pneu também terá mais aderência para melhorar a tendência dos carros saírem de traseira nas saídas de curva.

Em sua construção, o pneu foi reforçado na lateral, para evitar deformação no meio das curvas. Os dois compostos mais macios trabalharão em 85 a 90ºC, enquanto os mais duros funcionarão melhor quando chegarem a 100ºC. O peso dos pneus também foi alterado: os traseiros ganharam 700g e os dianteiros, 300g. Com isso, o peso mínimo do carro subiu de 640 para 642kg.

Em relação às cores, a diferença será o duro, identificado com uma coloração laranja. “Os novos pneus vão promover mais performance e mais incertezas”, prometeu o CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera. A empresa acredita que conseguiu melhorar o rendimento de sua borracha em 0.5/volta. “Houve um esforço para tornar os jogos mais próximos em termos de performance para tornar mais difícil para as equipes escolher os compostos. Nos foi pedido que introduzíssemos mais incertezas, porque, no final da temporada passada, os pilotos estavam conseguindo usar os mesmos pneus por grande parte da corrida.”

Questionado pelo TotalRace sobre quem serão os pilotos de teste para 2013, Paul Hembery afirmou que “não há motivos para mudar” e descartou a contratação de Kamui Kobayashi para o papel. Lucas Di Grassi e Jaime Alguersuari conduziram os testes ano passado. O diretor esportivo da Pirelli afirmou ainda que a empresa continuará testando com o carro de 2010 da Renault, uma vez que os carros utilizados nos últimos anos logo ficarão obsoletos com a mudança de regras para 2014.

Provera disse ainda esperar que o acordo para fornecer pneus para a Fórmula 1, que termina ao final deste ano, seja prorrogado. O italiano defendeu que a borracha usada na categoria máxima do automobilismo faz bem à imagem da companhia. “Todo mundo nesta indústria sabe que fazer um pneu que dure é o trabalho mais simples possível. Não é um problema. Fazer pneus seguros, que durem 20 a 30 voltas, é o verdadeiro desafio. Promover uma competição quando todos usam os mesmos pneus é muito complicado.”

Falando sobre as categorias de base, Hembery afirmou que a Pirelli dará um teste com um Fórmula 1 para o vencedor da GP2. O britânico também anunciou que a empresa será a fornecedora única para a Stock Car.

Confira o vídeo que explica as mudanças no pneu para 2013:

Artigo anterior Wolff é cauteloso em chegada à Mercedes e nega contato com Lowe
Próximo artigo Hamilton troca afagos com Alonso: "Somos iguais agora"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros