Últimas notícias

Pirelli questiona eficiência de pneus de alto desgaste na F1

Fabricante de pneus da F1, a Pirelli questionou se os compostos de alto desgaste representam o caminho certo para a categoria, especialmente devido às críticas recebidas recentemente por parte de equipes e pilotos.

Ferrari front wheel and Pirelli tyre

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

No GP do México, vários pilotos fizeram críticas ao comportamento da borracha que perdia rendimento após poucas voltas. Isso fez com que a corrida contasse com uma pilotagem conservadora por parte da maioria, a fim de evitar o desgaste para poupar os pneus.

A Pirelli, por sua vez, se defendeu: “Nós fizemos o que a categoria nos pediu para fazer em termos de menor aderência e uma maior diferença de tempo entre um composto e outro, e, especialmente, em termos de desgaste”, disse Mario Isola, diretor esportivo da Pirelli, segundo o site RaceFans. “Agora, o pneu hipermacio está se desgastando, e os pilotos não estão felizes.”

“Então, é realmente útil ter pneus de alto desgaste ou não? Essa é a pergunta. Deveremos nos reunir, conversar e entender qual é o melhor caminho a seguir, porque estamos vendo que, se tivermos pneus mais e mais macios, eles [os pilotos] irão administrar mais o ritmo. Então, provavelmente, não é a direção correta.”

Isola lembrou que a filosofia da Pirelli foi fruto do desejo dos membros da F1, incluindo os pilotos, já que pneus de alto desgaste representam, em tese, mais pitstops e, consequentemente, maior variação estratégica.

“Acho que o grande passo foi em 2015, quando recebemos uma carta de missão. E a carta não foi só um acordo entre FIA e FOM, mas também de equipes e pilotos. Então, não vamos nos esquecer de que os pilotos também estavam envolvidos naquela carta”, lembrou Isola.

“No futuro, o ideal é termos uma nova carta com novos números, condições, metas concordadas inclusive pelos pilotos. Porque são eles que guiam o carro e precisam dizer o que eles querem. Aí depois é um meio termo entre todos, mas é importante tê-los a bordo.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Force India planeja segurança extra para o GP do Brasil
Próximo artigo Fittipaldi: Gestão de pressão é “diferencial” entre Hamilton e Vettel

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil