Fórmula 1
04 set
Próximo evento em
24 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
31 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
45 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
108 dias

Plano da F1 de prova de classificação com grid invertido perde força

compartilhar
comentários
Plano da F1 de prova de classificação com grid invertido perde força
Por:
2 de jun de 2020 14:31

A proposta, que tem apoio da maioria das equipes, não deve seguir em frente após a Mercedes declarar ser contra a ideia

Na semana passada, a Fórmula 1 sugeriu às equipes testar um novo formato na classificação nas segundas provas na Áustria e em Silverstone. A proposta, de uma corrida de classificação de 30 minutos com grid formado ao inverter a classificação do mundial, começou com o apoio da maioria, mas agora perde força, devido à necessidade de aprovação unânime para ser efetivada.

Apesar de equipes como Ferrari e Red Bull terem se mostrado favoráveis, a Mercedes deixou claro ser contra a ideia, enquanto a Racing Point pediu tempo para entender melhor a proposta antes de tomar uma decisão.

Leia também:

Pelo momento que estamos no ano, o regulamento esportivo da FIA exige que qualquer modificação nas regras precisa de apoio unânime. A Federação chegou a mexer no regulamento, colocando que mudanças urgentes necessitam de apenas 60% de apoio durante esse período da pandemia, mas a pauta não se encaixa nessa classificação.

A reunião de sexta discutiu vários formatos, e uma versão definitiva foi entregue às equipes no sábado. As equipes também puderam fazer simulações, com algumas já tendo feito isso anteriormente, em outubro do ano passado, quando a proposta surgiu pela primeira vez.

Porém, a ideia parece não ter evoluído, e não houve também uma votação formal sobre o assunto.

A Mercedes indicou ao Motorsport.com que continua contra e que ainda acredita no produto e no potencial para a realização de grandes corridas nas segundas provas da Áustria e da Grã-Bretanha.

Se todas as equipes estivessem de acordo, o assunto seria melhor discutido na reunião desta quarta dos chefes de equipe no Grupo de Trabalhos Esportivos da FIA, que repassaria uma proposta detalhada para votação na Comissão de F1.

Na segunda, o chefe da Red Bull, Christian Horner, deixou claro que apoiava totalmente a ideia.

"Acho que nunca teremos uma oportunidade melhor que agora para testar esse formato", disse ao Motorsport.com. "O problema é que iremos repetir o mesmo formato no mesmo local. O resultado deverá ser similar".

"Infelizmente, temos uma equipe contra. É uma pena perder essa oportunidade".

A última vez que esse tópico esteve em discussão foi em outubro, quando a F1 considerou introduzir o formato em provas selecionadas em 2020 - particularmente em locais que renderam corridas chatas no passado. Porém, o projeto não foi aprovado.

Relembre todos os carros da Mercedes na F1

Galeria
Lista

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R
1/17

Foto de: Daimler AG

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R
2/17

Foto de: Daimler AG

1955: Mercedes-Benz W 196 R

1955: Mercedes-Benz W 196 R
3/17

Foto de: Daimler AG

2010: Mercedes MGP W01

2010: Mercedes MGP W01
4/17

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes MGP W02

2011: Mercedes MGP W02
5/17

Foto de: XPB Images

2012: Mercedes F1 W03

2012: Mercedes F1 W03
6/17

Foto de: XPB Images

2013: Mercedes F1 W04

2013: Mercedes F1 W04
7/17

Foto de: XPB Images

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid
8/17

Foto de: XPB Images

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid
9/17

Foto de: XPB Images

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid
10/17

Foto de: XPB Images

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid
11/17

Foto de: Mercedes AMG

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
12/17

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2019: Mercedes AMG W10

2019: Mercedes AMG W10
13/17

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11
14/17

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11
15/17

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11
16/17

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11
17/17

Foto de: Mercedes AMG

VÍDEO: Onipresente: entenda o poder de Toto Wolff na F1

PODCAST #046: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

50 anos sem Bruce McLaren: o nascimento de uma equipe lendária que carrega seu nome e legado

Artigo anterior

50 anos sem Bruce McLaren: o nascimento de uma equipe lendária que carrega seu nome e legado

Próximo artigo

Bernoldi revela que 'escondeu' coma para não perder chance de ir para a F1

Bernoldi revela que 'escondeu' coma para não perder chance de ir para a F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper