Recomendado para você

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Pole, Alonso garante que grid "é o menos importante do ano"

Espanhol rodou no Q1 e passou raspando no Q2 para largar em 1ª após hiato de 31 GPs: "Era muito tempo sem a Ferrari na frente"

Fernando Alonso passou por um pouco de tudo para conqusitar a pole do GP da Grã-Bretanha e largar na ponta pela primeira vez desde o GP de Cingapura de 2010. O espanhol passou perto do muro após uma escapada no Q1 e estava em 16º quando o treino foi interrompido na segunda parte. No reinício, passou raspando, em nono, para o Q3 para fazer o melhor tempo.

“Não tem segredo. Em condições complicadas como essas, você tem de permanecer calmo”, garantiu o espanhol. “No Q2, no momento da bandeira vermelha, eu e Felipe éramos 15º e 16º, não estava fácil. Depois, entrar no Q3 com os intermediários foi uma escolha difícil, mas assim que vimos nossos rivais fazendo o mesmo ficamos mais tranquilos.”

A Ferrari havia errado na escolha dos pneus no Q2, saindo com intermediários enquanto a pista estava demasiadamente molhada e quase ficando de fora. Mas a interrupção ajudou os ferraristas, ainda que Alonso admita que chegou a jogar a toalha quando pegou tráfego na última tentativa.

“Em uma classificação como essa, os tempos de volta dependem do momento em que você está na pista. E nós sempre tendemos a escolher os piores e a sofrer. Na minha última tentativa no Q2, fiz a volta atrás de uma Toro Rosso e não conseguia enxergar nada.”

“Nas primeiras duas curvas, queria entrar porque tinha a Toro Rosso na frente e achei que não conseguiria melhorar, mas me pediram via rádio que atacasse porque faltavam três décimos. Comecei a forçar a partir da terceira curva e no final tinha a bandeira amarela e fiz tudo o que podia até chegar lá porque tinha de levantar o pé e no final achei que tinha ficado fora. Ainda bem que passei, pois sabia que podia melhorar se fizesse uma volta limpa.”

O espanhol não só escapou da degola no Q2, como virou o jogo na última parte da classificação. Porém, mesmo marcando a primeira pole em pouco menos de um ano e meio, acredita que a Ferrari ainda precisa evoluir.

“No Q3, foi uma questão de acertar uma volta, o que não era fácil. São quase dois anos sem pole, o que é muito para a Ferrari. E, no entanto, a pole menos importante do ano devido às condições, mas pelo menos largar na frente é bom do ponto de vista da visibilidade. Estou muito feliz.”

 “É claro que precisamos de uma pole no seco, com tudo igual para todos e nenhum fator estranho para demonstrar a velocidade do carro e, um dia, sermos os mais rápidos. É o que todos esperamos. A pole de hoje é bem-vinda, mas a corrida é amanhã. Temos de estar atentos, porque ao parar uma volta antes ou depois quando chove perde-se 4 ou 5s.”

Pensando na corrida, Alonso gostaria que a loucura no clima ficasse para trás e que a disputa fosse o mais tranquila e “chata” possível.

“Preferimos seco. No treino da manhã fizemos o melhor tempo no seco e o carro se comportou bem, não tivemos grandes problemas de acerto. Acredito que podemos fazer uma corrida bastante competitiva no seco. Se chover, podemos ser rápido, mas há sempre o fator loteria. Largando na frente, você prefere uma corrida chata.”  

Artigo anterior Terceiro no grid, Schumacher vê Mercedes andando bem na chuva
Próximo artigo Hamilton: "Nunca perco dois segundos de ninguém na chuva”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros