Recomendado para você

F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins
NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos
F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'

F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'
F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi

F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi
F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4

F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4
F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo

F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo
Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse

Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse
F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid

F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid

Pole, Alonso garante que grid "é o menos importante do ano"

Espanhol rodou no Q1 e passou raspando no Q2 para largar em 1ª após hiato de 31 GPs: "Era muito tempo sem a Ferrari na frente"

Fernando Alonso passou por um pouco de tudo para conqusitar a pole do GP da Grã-Bretanha e largar na ponta pela primeira vez desde o GP de Cingapura de 2010. O espanhol passou perto do muro após uma escapada no Q1 e estava em 16º quando o treino foi interrompido na segunda parte. No reinício, passou raspando, em nono, para o Q3 para fazer o melhor tempo.

“Não tem segredo. Em condições complicadas como essas, você tem de permanecer calmo”, garantiu o espanhol. “No Q2, no momento da bandeira vermelha, eu e Felipe éramos 15º e 16º, não estava fácil. Depois, entrar no Q3 com os intermediários foi uma escolha difícil, mas assim que vimos nossos rivais fazendo o mesmo ficamos mais tranquilos.”

A Ferrari havia errado na escolha dos pneus no Q2, saindo com intermediários enquanto a pista estava demasiadamente molhada e quase ficando de fora. Mas a interrupção ajudou os ferraristas, ainda que Alonso admita que chegou a jogar a toalha quando pegou tráfego na última tentativa.

“Em uma classificação como essa, os tempos de volta dependem do momento em que você está na pista. E nós sempre tendemos a escolher os piores e a sofrer. Na minha última tentativa no Q2, fiz a volta atrás de uma Toro Rosso e não conseguia enxergar nada.”

“Nas primeiras duas curvas, queria entrar porque tinha a Toro Rosso na frente e achei que não conseguiria melhorar, mas me pediram via rádio que atacasse porque faltavam três décimos. Comecei a forçar a partir da terceira curva e no final tinha a bandeira amarela e fiz tudo o que podia até chegar lá porque tinha de levantar o pé e no final achei que tinha ficado fora. Ainda bem que passei, pois sabia que podia melhorar se fizesse uma volta limpa.”

O espanhol não só escapou da degola no Q2, como virou o jogo na última parte da classificação. Porém, mesmo marcando a primeira pole em pouco menos de um ano e meio, acredita que a Ferrari ainda precisa evoluir.

“No Q3, foi uma questão de acertar uma volta, o que não era fácil. São quase dois anos sem pole, o que é muito para a Ferrari. E, no entanto, a pole menos importante do ano devido às condições, mas pelo menos largar na frente é bom do ponto de vista da visibilidade. Estou muito feliz.”

 “É claro que precisamos de uma pole no seco, com tudo igual para todos e nenhum fator estranho para demonstrar a velocidade do carro e, um dia, sermos os mais rápidos. É o que todos esperamos. A pole de hoje é bem-vinda, mas a corrida é amanhã. Temos de estar atentos, porque ao parar uma volta antes ou depois quando chove perde-se 4 ou 5s.”

Pensando na corrida, Alonso gostaria que a loucura no clima ficasse para trás e que a disputa fosse o mais tranquila e “chata” possível.

“Preferimos seco. No treino da manhã fizemos o melhor tempo no seco e o carro se comportou bem, não tivemos grandes problemas de acerto. Acredito que podemos fazer uma corrida bastante competitiva no seco. Se chover, podemos ser rápido, mas há sempre o fator loteria. Largando na frente, você prefere uma corrida chata.”  

Artigo anterior Terceiro no grid, Schumacher vê Mercedes andando bem na chuva
Próximo artigo Hamilton: "Nunca perco dois segundos de ninguém na chuva”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros