Recomendado para você

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

Pole, Alonso garante que grid "é o menos importante do ano"

Espanhol rodou no Q1 e passou raspando no Q2 para largar em 1ª após hiato de 31 GPs: "Era muito tempo sem a Ferrari na frente"

Fernando Alonso passou por um pouco de tudo para conqusitar a pole do GP da Grã-Bretanha e largar na ponta pela primeira vez desde o GP de Cingapura de 2010. O espanhol passou perto do muro após uma escapada no Q1 e estava em 16º quando o treino foi interrompido na segunda parte. No reinício, passou raspando, em nono, para o Q3 para fazer o melhor tempo.

“Não tem segredo. Em condições complicadas como essas, você tem de permanecer calmo”, garantiu o espanhol. “No Q2, no momento da bandeira vermelha, eu e Felipe éramos 15º e 16º, não estava fácil. Depois, entrar no Q3 com os intermediários foi uma escolha difícil, mas assim que vimos nossos rivais fazendo o mesmo ficamos mais tranquilos.”

A Ferrari havia errado na escolha dos pneus no Q2, saindo com intermediários enquanto a pista estava demasiadamente molhada e quase ficando de fora. Mas a interrupção ajudou os ferraristas, ainda que Alonso admita que chegou a jogar a toalha quando pegou tráfego na última tentativa.

“Em uma classificação como essa, os tempos de volta dependem do momento em que você está na pista. E nós sempre tendemos a escolher os piores e a sofrer. Na minha última tentativa no Q2, fiz a volta atrás de uma Toro Rosso e não conseguia enxergar nada.”

“Nas primeiras duas curvas, queria entrar porque tinha a Toro Rosso na frente e achei que não conseguiria melhorar, mas me pediram via rádio que atacasse porque faltavam três décimos. Comecei a forçar a partir da terceira curva e no final tinha a bandeira amarela e fiz tudo o que podia até chegar lá porque tinha de levantar o pé e no final achei que tinha ficado fora. Ainda bem que passei, pois sabia que podia melhorar se fizesse uma volta limpa.”

O espanhol não só escapou da degola no Q2, como virou o jogo na última parte da classificação. Porém, mesmo marcando a primeira pole em pouco menos de um ano e meio, acredita que a Ferrari ainda precisa evoluir.

“No Q3, foi uma questão de acertar uma volta, o que não era fácil. São quase dois anos sem pole, o que é muito para a Ferrari. E, no entanto, a pole menos importante do ano devido às condições, mas pelo menos largar na frente é bom do ponto de vista da visibilidade. Estou muito feliz.”

 “É claro que precisamos de uma pole no seco, com tudo igual para todos e nenhum fator estranho para demonstrar a velocidade do carro e, um dia, sermos os mais rápidos. É o que todos esperamos. A pole de hoje é bem-vinda, mas a corrida é amanhã. Temos de estar atentos, porque ao parar uma volta antes ou depois quando chove perde-se 4 ou 5s.”

Pensando na corrida, Alonso gostaria que a loucura no clima ficasse para trás e que a disputa fosse o mais tranquila e “chata” possível.

“Preferimos seco. No treino da manhã fizemos o melhor tempo no seco e o carro se comportou bem, não tivemos grandes problemas de acerto. Acredito que podemos fazer uma corrida bastante competitiva no seco. Se chover, podemos ser rápido, mas há sempre o fator loteria. Largando na frente, você prefere uma corrida chata.”  

Artigo anterior Terceiro no grid, Schumacher vê Mercedes andando bem na chuva
Próximo artigo Hamilton: "Nunca perco dois segundos de ninguém na chuva”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros