Por que em 2019 Hamilton pode ter o título “mais fácil” da carreira
Concorrência, dentro e fora da Mercedes, ajudam inglês na tentativa de chegar ao hexacampeonato mundial
Para a alegria de muitos fãs, Lewis Hamilton tem o sexto título mundial muito bem encaminhado. Neste domingo, o inglês conseguiu a sexta vitória da temporada 2019, a quarta consecutiva, e tem agora 36 pontos de vantagem sobre Valtteri Bottas. O GP da França marcou também a sexta dobradinha da Mercedes, depois de ter outro carro ocupando a segunda colocação em Mônaco e em Montreal.
Após oito provas, das 21 previstas para a temporada, muito se fala do favoritismo do piloto inglês e elas são respaldadas por tudo aquilo que vem acontecendo neste ano.
A Mercedes continua mostrando que na era híbrida da Fórmula 1, desde 2014, é a equipe a ser batida, com 82 vitórias em 108 corridas, o que dá aproximadamente 76% de triunfos. Neste ano, mesmo com a Ferrari sendo o melhor time nos testes de pré-temporada, desde a primeira prova, na Austrália, a escuderia vem colecionando dobradinhas e que já a coloca com sonoros 338 pontos no campeonato de construtores. A Ferrari tem 140 a menos, com 198. Uma briga menos parelha, se comparada com os dois últimos anos em que Sebastian Vettel chegou à metade do campeonato muito mais próximo ou até mesmo à frente de Hamilton.
Hamilton é tido como um piloto que transcende o esporte e, com isso, tem um estilo de vida agitado fora das pistas, devido aos diversos compromissos fora dela. Mas a cada ano que passa, pessoas que o acompanham de perto ressaltam que mesmo com intervenções que poderiam tirar seu foco, ele consegue se superar e ter um rendimento melhor do que antes. Neste fim de semana, por exemplo, você viu no Motorsport.com que ele esteve em Paris na quinta-feira, para um memorial do estilista Karl Lagerfeld. Mesmo se sentindo “um lixo” no início do fim de semana, ele dominou a corrida em Paul Ricard de maneira incontestável.
Além disso, as trapalhadas de seus concorrentes e a sorte também o ajudam. No GP do Bahrein, uma falha no equipamento de Charles Leclerc deu a Hamilton uma vitória que até aquele momento era impensada. Outro exemplo foi o polêmico GP do Canadá, que veio após mais um erro de Vettel no embate direto com seu maior rival desde que chegou à escuderia italiana. Soma-se a tudo isso aos erros de estratégia da Ferrari e ordens de equipe envolvendo seus dois pilotos, o deixaram ainda mais tranquilo na liderança.
Mesmo com a Ferrari e Red Bull não mostrando a força esperada, a briga interna poderia ser um fator. Foi, mas até certo ponto. Valtteri Bottas, que tem a pressão de fazer uma boa temporada para não ser substituído no ano que vem por Esteban Ocon ou até mesmo George Russell, até conseguiu liderar o mundial, mas não mostra o mesmo rendimento atualmente. Com 36 pontos atrás, sua última vitória foi em Baku e ele foi o responsável por quebrar a escrita de dobradinhas neste ano. A definição sobre seu futuro pode definir ainda mais o desfecho do campeonato, principalmente após as férias de verão da categoria.
Caso isso venha a se confirmar, Hamilton tem tudo para conquistar o título com um maior número de corridas de antecedência. Seu êxito “’mais fácil” foi em 2015, com três provas de antecedência, após o GP dos Estados Unidos. Chegar ao GP do Brasil, em Interlagos, podendo ser campeão em solo tupiniquim é cada vez mais difícil.
A perseguição aos recordes de Schumacher
Com a vitória no GP da França, Hamilton chega a 79 triunfos na carreira, restando apenas 12 para se igualar aos 91 de Michael Schumacher. Confira como o título de detentor do maior número de vitórias na F1 passou de mão em mão desde o início da categoria, em 1950.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.