Análise técnica: Por que o conceito de chassi duplo da Lotus foi proibido na F1
Colin Chapman desfrutou de enorme sucesso ao longo das décadas de 1960 e 1970 com sua equipe Lotus, buscando maximizar a vantagem obtida ao ser o primeiro a introduzir e desenvolver carros que aproveitavam o efeito de solo
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
O efeito solo é um termo genérico usado para descrever o princípio aerodinâmico aplicado aos carros projetados na Fórmula 1 durante os anos 1960 e 1970.
Os projetos, também conhecidos como 'carros de asas', incluíam grandes túneis Venturi alojados sob os sidepods que atingiam a traseira do carro.
Para tirar o máximo proveito, a Lotus também foi pioneira em uma solução de saia, que foi colocada na borda dos sidepods (áreas que ficam em ambos os lados do carro) e próxima à superfície da pista. Isso melhorava o fluxo, reduzindo a saída de ar, resultando em muito mais downforce.
Como vimos, saias cada vez mais complexas chegaram quando as equipes desenvolveram a solução e reprojetaram seus carros para obter mais desempenho.
Lotus 79 1978 ground effect comparison
Photo by: Giorgio Piola
Esta ilustração do Lotus 79 (utilizados nas temporadas de 1978 e 1979) mostra o esforço da equipe para criar um corpo o mais estreito para ter túneis Venturi mais amplos e mais longos..
Lotus 80 bottom
Photo by: Giorgio Piola
O Lotus 80 (também utilizado na temporada de 1979) com seus túneis Venturi ainda mais longos.
Lotus 79 and Lotus 80 comparsion
Photo by: Giorgio Piola
Uma comparação do Lotus 79 e 80 mostra o quanto o conceito foi desenvolvido pela Lotus.
Arrows A2 1979
Photo by: Giorgio Piola
Na Arrows chegaram a tentar inclinar seu motor para aumentar a largura de seus túneis Venturi.
No entanto, no final dos anos 1970, com a velocidade subindo e a segurança diminuindo, a categoria interveio e gradualmente regulamentou a proibição das saias.
Colin Chapman, que não queria deixar de lado o conhecimento que sua equipe havia adquirido, começou a encontrar maneiras de contornar a proibição.
A Lotus já havia trabalhado em um carro que utilizava o conceito de chassi duplo - o Lotus 86. Mas, com as saias como uma opção viável, nunca foi colocada em serviço, pois não era tão eficaz quanto a sua única peça de chassi.
No entanto, a proibição de saia e a introdução de uma altura mínima mudaram isso, e a Lotus trabalhou mais uma vez com o conceito de chassi duplo. Desta vez com um falso monocoque de carbono, tendo visto o potencial no design de John Barnard quando o MP4/1 (modelo da McLaren do início dos anos 1980) foi lançado.
Com pouco tempo, a Lotus foi forçada a criar sua própria versão internamente.
Embora provavelmente melhor do que equivalente em alumínio, o monocoque apresentou técnicas totalmente diferentes das de Barnard em sua construção.
Lotus 88 1981 twin chassis concept
Photo by: Giorgio Piola
A ideia do conceito de chassi duplo era ter dois corpos suspensos, o corpo interno responsável pelas forças mecânicas exercidas no carro e o exterior cuidando das forças aerodinâmicas.
Pense então no corpo externo como flutuante. À medida que a velocidade aumentava, ele era sugado para a pista e a força exercida sobre o chassi interno.
Para impedir o uso de tais projetos, os reguladores citaram no livro de regras que: 'as partes aerodinâmicas devem permanecer imóveis em relação à parte suspensa do carro'.
O texto específico foi adaptado para se adequar às regulamentações vigentes ao longo dos anos, mas ainda pode ser encontrado no artigo 1.4 dos regulamentos técnicos.
Chapman ficou indignado com a decisão e fez várias tentativas de competir no '88. Mas, com forte oposição a cada momento, ele acabou sendo forçado a abandonar o design e executar um convencional.
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