
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica: Por que o conceito de chassi duplo da Lotus foi proibido na F1


Colin Chapman desfrutou de enorme sucesso ao longo das décadas de 1960 e 1970 com sua equipe Lotus, buscando maximizar a vantagem obtida ao ser o primeiro a introduzir e desenvolver carros que aproveitavam o efeito de solo
O efeito solo é um termo genérico usado para descrever o princípio aerodinâmico aplicado aos carros projetados na Fórmula 1 durante os anos 1960 e 1970.
Os projetos, também conhecidos como 'carros de asas', incluíam grandes túneis Venturi alojados sob os sidepods que atingiam a traseira do carro.
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Para tirar o máximo proveito, a Lotus também foi pioneira em uma solução de saia, que foi colocada na borda dos sidepods (áreas que ficam em ambos os lados do carro) e próxima à superfície da pista. Isso melhorava o fluxo, reduzindo a saída de ar, resultando em muito mais downforce.
Como vimos, saias cada vez mais complexas chegaram quando as equipes desenvolveram a solução e reprojetaram seus carros para obter mais desempenho.

Lotus 79 1978 ground effect comparison
Photo by: Giorgio Piola
Esta ilustração do Lotus 79 (utilizados nas temporadas de 1978 e 1979) mostra o esforço da equipe para criar um corpo o mais estreito para ter túneis Venturi mais amplos e mais longos..

Lotus 80 bottom
Photo by: Giorgio Piola
O Lotus 80 (também utilizado na temporada de 1979) com seus túneis Venturi ainda mais longos.

Lotus 79 and Lotus 80 comparsion
Photo by: Giorgio Piola
Uma comparação do Lotus 79 e 80 mostra o quanto o conceito foi desenvolvido pela Lotus.

Arrows A2 1979
Photo by: Giorgio Piola
Na Arrows chegaram a tentar inclinar seu motor para aumentar a largura de seus túneis Venturi.
No entanto, no final dos anos 1970, com a velocidade subindo e a segurança diminuindo, a categoria interveio e gradualmente regulamentou a proibição das saias.
Colin Chapman, que não queria deixar de lado o conhecimento que sua equipe havia adquirido, começou a encontrar maneiras de contornar a proibição.
A Lotus já havia trabalhado em um carro que utilizava o conceito de chassi duplo - o Lotus 86. Mas, com as saias como uma opção viável, nunca foi colocada em serviço, pois não era tão eficaz quanto a sua única peça de chassi.
No entanto, a proibição de saia e a introdução de uma altura mínima mudaram isso, e a Lotus trabalhou mais uma vez com o conceito de chassi duplo. Desta vez com um falso monocoque de carbono, tendo visto o potencial no design de John Barnard quando o MP4/1 (modelo da McLaren do início dos anos 1980) foi lançado.
Com pouco tempo, a Lotus foi forçada a criar sua própria versão internamente.
Embora provavelmente melhor do que equivalente em alumínio, o monocoque apresentou técnicas totalmente diferentes das de Barnard em sua construção.

Lotus 88 1981 twin chassis concept
Photo by: Giorgio Piola
A ideia do conceito de chassi duplo era ter dois corpos suspensos, o corpo interno responsável pelas forças mecânicas exercidas no carro e o exterior cuidando das forças aerodinâmicas.
Pense então no corpo externo como flutuante. À medida que a velocidade aumentava, ele era sugado para a pista e a força exercida sobre o chassi interno.
Para impedir o uso de tais projetos, os reguladores citaram no livro de regras que: 'as partes aerodinâmicas devem permanecer imóveis em relação à parte suspensa do carro'.
O texto específico foi adaptado para se adequar às regulamentações vigentes ao longo dos anos, mas ainda pode ser encontrado no artigo 1.4 dos regulamentos técnicos.
Chapman ficou indignado com a decisão e fez várias tentativas de competir no '88. Mas, com forte oposição a cada momento, ele acabou sendo forçado a abandonar o design e executar um convencional.
Confira as curiosidades do efeito solo na F1
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images
1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus

Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Matt Somerfield |