Obituário

Primeira mulher a correr na F1 morre aos 89 anos

Italiana Maria Teresa de Filippis participou de três GPs da Fórmula 1 em 1958

Maria Teresa de Filippis, Maserati

Maria Teresa de Filippis, mais conhecida por ter se tornado a primeira mulher a pilotar na Fórmula 1 na década de 1950, faleceu aos 89 anos de idade neste sábado (9), na Itália. A causa da morte não foi divulgada.

A italiana fez cinco tentativas para se qualificar em 1958 e 1959, conseguindo um total de três GPs, todos com um Maserati 250F privado. Nos anos anteriores ela tinha competido em provas de carros esportivos para a marca italiana.

Depois de falhar na qualificação para o Grande Prêmio de Mônaco 1958 - junto a Bernie Ecclestone -, a primeira largada para Maria Teresa veio no mesmo ano, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Seria a única corrida que ela viria a terminar - no 10º e último lugar, duas voltas atrás do vitorioso Tony Brooks.

Maria Teresa também se classificou para os GPs de Portugal e Itália daquele ano, mas não conseguiu terminar em qualquer ocasião devido a problemas no motor.

Sua última tentativa de se qualificar para um Grande Prêmio veio na abertura da temporada 1959, no Grand Prix de Marrocos, pela equipe Behra-Porsche, não conseguindo ficar entre os primeiros 16 carros.

Posteriormente, Maria Teresa virou as costas para o automobilismo depois da morte de Jean Behra em uma corrida preliminar no GP da Alemanha AVUS, levando ela a pendurar seu capacete com 23 anos.

Ela continuaria sendo a única mulher a aparecer nos Grandes Prêmios até Lella Lombardi, que começou carreira na F1 cerca de 15 anos mais tarde.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com F1 em crise, Rubinho diz: “não seria presidente da FIA”
Próximo artigo F1 dominada por uma equipe não é ruim, diz chefe da Sauber

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil