Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Primeiros pegas de Alonso e Raikkonen foram ainda no kart

Os futuros companheiros de equipe ainda eram adolescentes quando correram ao lado do brasileiro Ruben Carrapatoso

Quem pensa que a rivalidade de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen começou na Fórmula 1 está enganado. Os dois vêm se cruzando nas pistas desde o final dos anos 1990, quando coincidiram em diversas competições de kart.

E quem foi testemunha ocular deste duelo é o brasileiro Ruben Carrapatoso, kartista profissional e que chegou a ser campeão mundial da modalidade.

“O Alonso e o Raikkonen – assim como o Hamilton e o Kubica – eram kartistas fenomenais. A rivalidade vem desde essa época e é bem legal eles lembrarem disso. Eles já eram rotulados como top. Era um grupinho de uns 10 pilotos que sempre andava na frente, e os dois eram muito competitivos.”

Hoje, Raikkonen é famoso por ser um homem de poucas palavras, mas Carrapatoso lembra que Alonso, quando adolescente, era muito parecido com o finlandês.

“Acho que eles tinham o mesmo perfil, não conversavam muito com os outros, não eram muito chegados em brincadeira e ficavam mais falando com os mecânicos. O Raikkonen só conversava com os outros pilotos finlandeses.”

No kart, Alonso foi campeão mundial júnior e europeu da Categoria Internacional A, enquanto Raikkonen ficou vice-campeonato europeu, no ano seguinte à conquista do espanhol.

“Olhando eles hoje na mesma equipe, acho que o Alonso vai ter trabalho e quem vai ganhar é a Ferrari”, opina Carrapatoso. “São dois pilotos bem competitivos e vão querer ganhar a qualquer custo, mas sem essa história de um quere passar por cima do outro. Se o Kimi foi para a Ferrari, é porque eles deram liberdade para ele trabalhar como quer porque ele é um cara que não liga se ganha mais ou menos, mas em ter condições de ganhar.”

Mesmo prevendo um duelo apertado, o piloto fica com o espanhol. “Difícil, mas coloco minhas fichas no Alonso.”

O brasileiro ainda lembrou de uma história que narra bem como os dois pilotos já demonstravam seu talento desde cedo.

“A pista de Mônaco, ao contrário da F-1, não tinha guard rails. A proteção era com feno e, como tinha chovido, o feno estava com água retida. Na corrida, Kimi e Alonso estavam em terceiro e quarto e eu logo atrás. Acabei passando os dois, mas depois me enrosquei e capotei feio. A pista estava perigosa, era muito estreita, e o Kimi e o Alonso acabaram se tocando também. Na bateria final, todos largaram lá atrás e eles vieram passando todo mundo. A corrida deles foi muito legal.”

Artigo anterior Domenicali nega que chegada de Kimi seja "anti-Alonso"
Próximo artigo Para Emerson, "Rush" já é um clássico, assim como "Grand Prix"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros