Problema no motor pode tirar a McLaren da pista até sábado

Honda espera reparar a unidade de recuperação de energia calorífica, mas admite que precisa de peça nova

Problema no motor pode tirar a McLaren da pista até sábado
A McLaren pode ficar de fora dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 até sábado devido a um problema na unidade de potência da Honda.

[publicidade] Com Jenson Button ao volante, a equipe encerrou suas atividades nesta quinta-feira antes do meio-dia após identificar um problema na unidade de recuperação de energia calorífica (MGU-K). E, de acordo com os japoneses, a peça experimental que substituiria a que falhou pode não chegar a tempo de Fernando Alonso ir à pista na sexta-feira.

As equipes da Fórmula 1 fazem sua segunda bateria de quatro dias de testes em Barcelona, entre esta quinta-feira e domingo. Depois disso, os carros só voltarão à pista por mais quatro dias, também na pista espanhola, antes do início do campeonato, em 15 de março.

Antes da parada, a McLaren vinha demonstrando evolução em relação ao primeiro teste, realizado no início de fevereiro. Button deu 21 voltas e andou no ritmo dos demais, diferentemente do que acontecera em Jerez, quando o MP4-30 foi entre 3 e 4s mais lento.

Segundo a Honda, a falha no MGU-K significa que o motor tem de ser trocado. Ainda assim, não haveria garantias de que o problema não se repetiria, gerando a necessidade de usar uma nova peça.

“Tivemos de parar de andar na manhã desta quinta-feira depois de descobrir uma falha na MGU-L”, reconheceu o chefe de R&D da Honda, Yasuhisa Arai. “Isso requer uma troca total da unidade de potência – e o tempo necessário para isso encerra as atividades por hoje. Precisaremos usar um componente redesenhado para evitar uma repetição eventual do problema. Infelizmente, não teremos essa peça até sábado, o que significa que poderemos encarar o mesmo problema se andarmos de novo amanhã.”
compartilhar
comentários
Dirigentes vetam que pilotos mudem cores dos capacetes

Artigo anterior

Dirigentes vetam que pilotos mudem cores dos capacetes

Próximo artigo

Primeiro dia em Barcelona tem Maldonado na ponta e Nasr envolvido em colisão

Primeiro dia em Barcelona tem Maldonado na ponta e Nasr envolvido em colisão
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Julianne Cerasoli