Últimas notícias

Projeto de F1 nas escolas chega à fase final com encontro entre brasileiros no mata-mata

Projeto educacional que incentiva o empreendedorismo reúne equipes com estudantes de todo o mundo no projeto de carros em miniatura

Equipe Brazilian Six

Equipe Brazilian Six

Divulgacao

Começa nesta terça-feira em Abu Dhabi o mata-mata do F1 in Schools, projeto educacional que incentiva o empreendedorismo com a chancela da Fórmula 1, com estudantes de todo o planeta no desenvolvimento de soluções para carros miniatura movidos a ar comprimido a partir de software CAD / CAM.

As equipes formadas por estudantes de 9 a 19 anos colaboram, projetam, analisam, fabricam, testam e competem em carros feitos a partir de blocos de modelos F1. O objetivo é ampliar as percepções da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, criando um ambiente de aprendizado divertido e emocionante para os jovens desenvolverem uma visão informada sobre carreiras em engenharia, Fórmula 1, ciência, marketing e tecnologia.

Leia também:

As equipes são diretamente envolvidas em todas as fases do projeto, desde a modelagem do carro, a pesquisa dos materiais, prospecção de patrocínio, confecção do estande, como uma equipe profissional de Fórmula 1. Tais quesitos são avaliados seguindo os parâmetros estabelecidos pela F1.

Na fase final, 55 equipes de 22 países estão presentes a Abu Dhabi, entre elas três equipes brasileiras: Seven Speed, do Sesi-BA, Brazilian Six e Mercury, ambas do Colégio Vértice-SP. Uma outra equipe tem três representantes do Vértice e três de uma escola mexicana, formando uma equipe internacional chamada Hydra.

Cada uma das equipes tem uma média de cinco alunos, totalizando aproximadamente 270 estudantes. O torneio começou sábado e termina com o mata-mata envolvendo 24 representações. A premiação será feita num jantar de gala na curva 1 do circuito de Abu Dhabi.

Na primeira rodada do mata-mata, haverá um confronto entre brasileiros envolvendo a equipe Brazilian Six e a Hydra. Para definição dos classificados, foram feitas avaliações por especialistas em ciência e tecnologia, nas quais foram levados em conta o tempo de reação dos pilotos e o tempo total de corrida dos carros.

O projeto F1 in Schools tem 17 anos, sendo que os dois primeiros eram restritos à Inglaterra. No Brasil, a iniciativa chegou em 2014, e a primeira equipe foi do Colégio Bandeirantes com o nome Força Canidé em homenagem à arara. A representação deu ao Brasil o prêmio de melhor país estreante.

Dois anos depois, o Brasil ganhou o prêmio de "Melhor Momento da Semana". Já no ano passado, em Singapura, a equipe B.E.S.T. de Bauru ganhou um prêmio especial da Red Bull por ter conseguido o 14º lugar entre 50 carros, mesmo só tendo alunos de 12 e 13 anos sem nenhum adulto com conhecimento avançado de química e física - como reconhecimento, a Red Bull levou os estudantes para o lounge da equipe de Fórmula 1.

Depois das primeiras apresentações em Abu Dhabi, a Brazilian Six teve uma elogiada apresentação, com uma sessão de feedback de comentários orientando caminhos para melhorar, não como ponto negativo.

F1 in Schools tem fase final em Abu Dhabi

F1 in Schools tem fase final em Abu Dhabi

Foto de: Divulgacao

Equipe Seven Speed

Equipe Seven Speed

Foto de: Divulgacao

Equipe Hydra

Equipe Hydra

Foto de: Divulgacao

Equipe Hydra

Equipe Hydra

Foto de: Divulgacao

Equipe Brazilian Six

Equipe Brazilian Six

Foto de: Divulgacao

Equipe Brazilian Six

Equipe Brazilian Six

Foto de: Divulgacao

6

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GP da Holanda terá curva com inclinação maior que de Indianápolis e Pirelli vai mudar pneus
Próximo artigo F1 'de Natal': relembre vezes em que a categoria 'invadiu' dezembro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil