Qual piloto conquistou maior número de campeonatos consecutivos na F1?

Esses pilotos conquistaram pelo menos três campeonatos em sequência desde 1950

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, lifts the winners trophy
Antes mesmo do fim da temporada de 2024, Max Verstappen já está desfrutando do gostinho da vitória ao conquistar o quarto campeonato seguido na Fórmula 1. Esse feito o coloca como apenas o quinto piloto em toda a história da categoria a vencer de maneira consecutiva por mais de três temporadas.
Quem são esses pilotos outros pilotos?
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5 - Michael Schumacher (2000-04)

Michael Schumacher, Ferrari F2002

Michael Schumacher, Ferrari F2002

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images

  • Vitórias em corridas durante a corrida dominante: 48 em 85 largadas
  • Poles durante a corrida dominante: 40
  • Pódios durante a corrida dominante: 66
  • Equipe durante a corrida dominante: Ferrari
Michael Schumacher detém o recorde de maior número de campeonatos consecutivos de pilotos de F1, já que venceu cinco consecutivos de 2000 a 2004. Tudo começou com uma mudança arriscada para a equipe Ferrari, em dificuldades, em 1996, que não ganhava um título há 13 anos, enquanto Schumacher era o atual bicampeão mundial após um período de sucesso na Benetton.
Demorou um pouco para que o alemão conquistasse seu terceiro título porque a Scuderia precisava de uma grande reforma, e Schumacher ajudou trazendo da Benetton o projetista Rory Byrne e o diretor técnico Ross Brawn
Os três, juntamente com o chefe de equipe Jean Todt, são responsáveis por transformar a Ferrari em uma organização vencedora de campeonatos mais uma vez. Tudo começou com o título de construtores em 1999, antes de Schumacher finalmente se tornar tricampeão mundial em 2000, quando conquistou a coroa na penúltima etapa.
Mas ele foi tão dominante no início dos anos 2000 que apenas um de seus cinco títulos com a equipe italiana foi conquistado no último dia da temporada. Isso aconteceu em 2003, quando o jovem Kimi Raikkonen terminou apenas dois pontos atrás de Schumacher, em uma temporada de sucesso para o então piloto da McLaren, que, na verdade, marcou dois pódios a mais do que seu rival da Ferrari, mas cinco vitórias a menos. 
No entanto, o ano seguinte talvez tenha sido o mais dominante de Schumacher, pois ele estabeleceu o recorde da época para o maior número de pontos em uma temporada (148) depois de vencer 12 dos 13 primeiros GPs.
Mas esse foi seu sétimo e último título, pois a revisão do regulamento em 2005 fez com que a Ferrari tivesse dificuldades, enquanto Fernando Alonso, da Renault, se tornou o novo campeão mundial. 

4 - Lewis Hamilton (2017-20)

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1, 3rd position, performs celebratory donuts after the race

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1, 3ª posição, faz donuts de comemoração após a corrida

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

  • Vitórias em corridas durante a corrida dominante: 42 em 78 largadas
  • Poles durante a corrida dominante: 37
  • Pódios durante a corrida dominante: 61
  • Equipe durante a corrida dominante: Mercedes
Lewis Hamilton ganhou quatro títulos consecutivos de 2017 a 2020, durante os quais o sete vezes campeão mundial quebrou muitos dos recordes estabelecidos anteriormente por Schumacher.
Isso aconteceu depois de um 2016 decepcionante, quando Hamilton foi derrotado no campeonato no final da temporada de Abu Dhabi pelo companheiro de equipe da Mercedes, Nico Rosberg, que posteriormente anunciou sua aposentadoria apenas cinco dias depois. 
Um novo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, deu a Hamilton um novo começo para 2017, um ano em que os regulamentos foram reformulados. Embora a Mercedes continuasse competitiva, a Ferrari agora representava uma ameaça tão grande que, nas férias de agosto, Sebastian Vettel liderava Hamilton no topo do campeonato por 14 pontos. 
No entanto, o britânico reagiu perfeitamente, vencendo cinco dos seis GPs seguintes e conquistando seu quarto título a duas rodadas do fim. No ano seguinte, Vettel fez mais uma tentativa de conquistar o título e chegou a liderar o campeonato após 10 etapas, mas novamente ficou aquém do esperado, pois um segundo semestre forte fez com que Hamilton conquistasse seu quinto título a duas corridas do fim. 
A Mercedes foi então deixada como a força dominante absoluta novamente em 2019, já que a Ferrari SF90 teve dificuldades com o downforce geral. Isso deixou Bottas como a principal ameaça de Hamilton, mas o finlandês nunca foi capaz de desafiar consistentemente seu companheiro de equipe, o que significa que o campeão mundial conquistou o terceiro e o quarto título consecutivo em 2019 e 2020. 
No último, Hamilton chegou a conquistar o recorde de maior número de vitórias em corridas depois de superar a marca de 91 de Schumacher no GP de Portugal de 2020. No entanto, seu período dominante terminou no final da temporada de 2021, quando o heptacampeão estava pronto para quebrar o recorde do oitavo campeonato mundial até que Verstappen o ultrapassou na liderança na última volta após uma polêmica reinicialização tardia do safety car em Abu Dhabi. 

4 - Sebastian Vettel (2010-13)

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, salutes his car

Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, cumprimenta seu carro

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

  • Vitórias em corridas durante a fase dominante: 34 em 77 largadas
  • Poles durante a corrida dominante: 40
  • Pódios durante a corrida dominante: 53
  • Equipe durante a corrida dominante: Red Bull
Todos os quatro campeonatos mundiais de Vettel aconteceram durante um período dominante com a Red Bull, de 2010 a 2013. A equipe austríaca continuou seu forte final de 2009 - venceu os três últimos GPs - mantendo praticamente o mesmo projeto de carro para 2010, mas maximizando o comprimento da traseira do RB6 para ajudar o difusor duplo, um dispositivo que melhorou o downforce.
Isso ajudou a Red Bull a vencer nove dos 18 GPs, cinco dos quais foram vencidos por Vettel, que se tornou o mais jovem campeão mundial da F1 - 23 anos - depois de conquistar o título no último dia, apesar de nunca ter liderado a classificação até então. 
O segundo campeonato do alemão foi mais simples porque ele o conquistou a quatro rodadas do fim em 2011, a bordo do dominante RB7, que lhe deu 11 vitórias em 19, além de um recorde de 15 pole positions. 
No entanto, as mudanças no regulamento fizeram com que a Red Bull revisasse seu carro para 2012, o que a colocou atrás de alguns rivais. Alonso, da Ferrari, liderava o campeonato com 37 pontos após 13 corridas, mas as extensas atualizações para a 14ª rodada, o GP de Cingapura, mudaram significativamente a campanha da equipe de Milton Keynes, já que Vettel venceu os quatro GPs seguintes antes de conquistar o título no final da temporada em Interlagos.
Em 2013, o piloto de 26 anos conquistou o quarto campeonato a três rodadas do fim, em meio a uma sequência recorde de nove vitórias consecutivas em corridas para encerrar o ano. Mas esse foi o último campeonato de Vettel, pois a Mercedes dominou a mudança para motores turbo-híbridos em 2014, e Vettel não venceu nenhuma corrida naquele ano antes de se juntar à Ferrari em 2015.

4 - Juan Manuel Fangio (1954-57)

Juan Manuel Fangio, Mercedes,  congratulates  Stirling Moss, Mercedes

Juan Manuel Fangio, da Mercedes, parabeniza Stirling Moss, da Mercedes

Foto de: Motorsport Images

  • Vitórias em corridas durante a corrida dominante: 17 em 28 largadas
  • Poles durante a corrida dominante: 18
  • Pódios durante a corrida dominante: 21
  • Equipes durante a corrida dominante: Maserati (1954 e 1957), Mercedes (1954-55) e Ferrari (1956) 
Juan Manuel Fangio foi o homem a ser batido na década de 1950, pois o argentino venceu cinco campeonatos mundiais - quatro deles consecutivos - entre 1954 e 1957. Tudo começou com Fangio se tornando o primeiro e único piloto a ganhar um título competindo por mais de uma equipe em uma temporada, já que em 1954 ele trocou a Maserati pela estreante Mercedes a partir da quarta rodada. 
Fangio venceu seis dos nove GPs daquele ano para conquistar seu segundo título mundial a duas corridas do fim, antes de conquistar o título de 1955 com rodadas de sobra novamente. 
Mas esse foi seu último ano correndo pela Mercedes, que se retirou do automobilismo após a fatalidade das 24 Horas de Le Mans em 1955, quando 83 espectadores morreram depois que o piloto dos Flechas Pratas, Pierre Levegh, bateu na multidão. 
Assim, Fangio juntou-se à Ferrari em 1956, pois a equipe italiana agora tinha o carro mais rápido graças à herança do notável D50 da Lancia. Como resultado, a Scuderia venceu cinco dos oito GPs, sendo que três deles foram para o atual campeão mundial, o que fez com que ele vencesse Stirling Moss, da Maserati, para conquistar o título no último dia.
Mas a Ferrari não estava disposta a pagar seu alto salário novamente, então Fangio voltou para a Maserati em 1957, onde seis pódios, incluindo quatro vitórias, o ajudaram a conquistar o quinto título. Mas, aos 46 anos de idade, Fangio estava ficando cansado das corridas e, por isso, só participou de dois GPs em 1958, antes de se aposentar no meio da temporada, encerrando assim sua carreira de campeão mundial. 

3 - Max Verstappen (2021-23)

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

Campeão mundial Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Erik Junius

  • Vitórias em corridas durante a corrida dominante: 44 em 66 largadas
  • Poles durante a corrida dominante: 29
  • Pódios durante a corrida dominante: 56
  • Equipe durante a corrida dominante: Red Bull
Verstappen criou manchetes desde que chegou à F1 aos 17 anos de idade, o que o tornou o piloto mais jovem a começar um GP. Em seguida, ele se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida ao vencer em sua estreia na Red Bull no GP da Espanha de 2016, com apenas 18 anos e 227 dias.
Demorou alguns anos para lutar consistentemente por vitórias devido ao domínio da Mercedes, no entanto, em 2021, os Flechas Pratas foram prejudicados por ajustes de regulamento que diminuíram a força descendente - enquanto a Red Bull tinha um motor Honda atualizado instalado. 
Isso contribuiu para uma batalha pelo título entre Hamilton e Verstappen, em que o último inicialmente tinha a vantagem, pois liderava por 32 pontos após nove rodadas. 
No entanto, essa vantagem diminuiu rapidamente quando Hamilton venceu o GP da Inglaterra, enquanto Verstappen caiu após ser atingido por seu rival no título em Copse. Isso fez com que a tensão entre os dois aumentasse e o piloto da Mercedes assumiu a liderança do campeonato na corrida seguinte, terminando em segundo na Hungria, enquanto Verstappen foi o nono colocado após sofrer danos na primeira volta.
O restante da temporada foi extremamente dramático, pois os rivais pelo título colidiam com frequência e chegaram à última rodada empatados em pontos, embora Verstappen estivesse à frente por ter uma vitória a mais. 
Mas parecia que Hamilton acabaria conquistando o título, pois liderava o GP de Abu Dhabi a oito voltas do final, quando o acidente de Nicholas Latifi causou um safety car. Embora a Red Bull tenha colocado pneus novos em Verstappen, Hamilton ficou de fora e isso custou caro, pois a corrida recomeçou faltando uma volta - embora as regras determinassem que a corrida deveria ter terminado atrás de um carro de segurança - permitindo que o piloto da Red Bull ultrapassasse na Curva 5 e conquistasse seu primeiro campeonato mundial. 
No entanto, como 2021 foi a última temporada antes de uma grande revisão do regulamento, não se sabia quem seria a equipe líder em 2022.
No entanto, essa equipe provou ser a Red Bull, e de alguma forma, culminando com Verstappen dominando seu caminho para três títulos consecutivos de uma maneira nunca vista antes. Durante esse período, ele estabeleceu vários recordes, como o maior número de vitórias em uma temporada (19 em 2023), o maior número de vitórias consecutivas em corridas (10 em 2023) e o maior número de pódios em um ano (21 em 2023).

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