Raikkonen tem melhor classificação desde julho, mas larga em último
Finlandês estava feliz com retorno do carro com menor distância entre eixos, mas comissários viram irregularidade


Kimi Raikkonen fez sua melhor classificação desde o GP da Alemanha, nona etapa do campeonato, e alinharia em quinto lugar no GP de Abu Dhabi, mas os comissários encontraram irregularidades em sua Lotus e excluíram o finlandês do treino. Com isso, o campeão de 2007 larga na última colocação.
Antes do anúncio da exclusão, ocorrida pelo excesso de flexibilidade no assoalho do carro, o finlandês explicou que o retorno do chassi com menor distância entre eixos ajudou a melhorar seu desempenho. “Certamente faz parte. O carro vira de um jeito que me agrada mais e consigo pilotá-lo mais dentro do meu estilo.”
Mais de quatro horas após a classificação, os comissários decidiram excluir Raikkonen da classificação porque sua Lotus não respeitou o artigo 3.17.5 do regulamento técnico. O assoalho moveu-se mais do que os 5mm previstos nas regras quando foi aplicada uma carga em um teste feito pelos oficiais de pista, que não aceitaram a justificativa da equipe de que o piloto havia batido em uma zebra durante a classificação e danificado o assoalho.
“Os comissários ouviram a explicação da equipe de que uma peça relevante quebrou-se quando bateu em uma zebra. Entretanto, os comissários não aceitaram que o incidente referido constituiu em um acidente ou desculpa para o carro não ter passado no teste”, afirmou a FIA em comunicado.
A mesma explicação havia sido dada quando o companheiro de Kimi, Romain Grosjean, teve problema semelhante no GP da Hungria. Na ocasião, o francês foi liberado sem punição.
Em Abu Dhabi, Grosjean se mostrou decepcionado com o sexto posto no grid. “Foi uma das sessões de classificação mais difíceis que tivemos recentemente, e o sétimo lugar [o piloto subiu para sexto com a punição do companheiro] no grid não era o resultado que esperávamos pelo ritmo que mostramos no final de semana. A frente do carro estava bem diferente, então precisamos investigar o que não está funcionando. Temos de analisar os dados para chegar ao nosso objetivo para domingo, que é o pódio.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.