Red Bull Honda se diz surpresa por ser a primeira a superar a Mercedes
Ritmo durante GP da Áustria foi muito forte e vitória não foi "obra do acaso"
A vitória de Max Verstappen no GP da Áustria, na casa da Red Bull e em frente aos executivos da Honda, foi um triunfo conquistado na hora certa, já que o staff da empresa japonesa estava na Europa para discutir a continuidade de seu projeto na Fórmula 1. Após a conquista do último fim de semana, tanto a equipe quanto a montadora se disseram surpresas por serem as primeiras a vencer em 2019 sem ser a Mercedes.
Leia também:
Ao longo dessa temporada, a Red Bull Honda havia chegado ao pódio em apenas duas das oito etapas, sendo terceira com Verstappen na Austrália e na Espanha. O desempenho levou o diretor da empresa na Fórmula 1, Masashi Yamamoto, a dizer que 2019 estava sendo “uma temporada mais difícil do que nós imaginávamos”.
“Esperávamos um começo melhor”, disse Yamamoto ao Motorsport.com na França, uma semana antes da vitória de Verstappen. “A Mercedes melhorou e eles não têm nenhuma fraqueza. Um bom chassi, bom motor, bons pilotos, boa gestão: quase perfeitos”.
“Nós realmente não esperávamos essa grande evolução por parte da Mercedes. Isso foi um pouco diferente das nossas expectativas”.
No entanto a Mercedes não foi bem na Áustria por conta de problemas com a refrigeração do motor, um erro no projeto do carro. Ao invés da Ferrari, quem se aproveitou da oportunidade foi a Red Bull Honda, conseguindo a primeira vitória na temporada, até então dominada pelas flechas de prata.
Perguntado se ficou surpreso por vencerem antes da Ferrari o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse: “Se você me dissesse isso algumas corridas atrás, com certeza”.
“Max foi o último cara (não Mercedes) a vencer uma corrida, a do México no ano passado, e ele é o primeiro cara a bater os alemães neste ano, o que é uma conquista fenomenal”.
Horner adicionou: “Depois da França, se você me perguntasse se nós daríamos a volta por cima e venceríamos na Áustria, eu teria dito que um pódio era mais provável. Teria ficado agradecido com esse resultado”.
O progresso da Honda nesta temporada, incluindo uma segunda atualização do motor na França, diminuiu a diferença para os propulsores Mercedes e Ferrari, permitindo que a Red Bull desafiasse as duas por um lugar no pódio, esporadicamente.
O diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, disse que não esperava por um resultado assim neste momento do campeonato.
“Nas corridas anteriores nós vimos carros muito fortes da Mercedes”, disse Tanabe. “As vezes nós competimos com a Ferrari, mas na Áustria nós mostramos a performance mais forte. Eu estou um pouco surpreso”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1 - Villeneuve avisa Verstappen: Você não conseguirá vencer na Aston Martin
F1 - Marko contradiz Horner: Saída de Newey foi razão de queda da Red Bull
F1: Porca, parafuso, chave: Conheça o responsável pelas peças do carro de Max Verstappen
F1 - Fittipaldi: Red Bull está "se perdendo", McLaren será favorita novamente em 2025
F1 - Horner revisa 2024: "As coisas ruins sobrepuseram umas às outras"
Pato O'Ward revela contrato com Red Bull em 2019, mas que foi barrado da F1 por "problemas políticos"
Últimas notícias
F1: Hamilton aparece pela primeira vez vestindo macacão vermelho da Ferrari
F1 - Cowell: Aston Martin ganhou "campeonato de mais atualizações", mas precisa se concentrar em fazê-las funcionar
Red Bull anuncia evento em Curitiba com exibição de carro de F1
F1: Equipes com pilotos estreantes podem 'trapacear' obrigatoriedade de TLs reservados para rookies
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.