Fórmula 1
03 jul
-
05 jul
Evento encerrado
10 jul
-
12 jul
Evento encerrado
R
GP da Hungria
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
1 dia
31 jul
-
02 ago
Próximo evento em
15 dias
R
GP de 70º aniversário
07 ago
-
09 ago
Próximo evento em
22 dias
28 ago
-
30 ago
Próximo evento em
43 dias
04 set
-
06 set
Próximo evento em
50 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
25 set
-
27 set
Próximo evento em
71 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
-
25 out
Próximo evento em
99 dias
R
GP do México
30 out
-
01 nov
Próximo evento em
106 dias
13 nov
-
15 nov
Próximo evento em
120 dias
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
-
29 nov
Próximo evento em
134 dias

Há 26 anos, Ratzenberger morria em Ímola; relembre carreira do piloto

compartilhar
comentários
Há 26 anos, Ratzenberger morria em Ímola; relembre carreira do piloto
30 de abr de 2020 11:30

Austríaco fazia seu primeiro ano na F1 e morreu após batida durante treino de classificação para o GP de San Marino

No dia 30 de abril de 1994, um dia antes do acidente fatal do brasileiro Ayrton Senna, o austríaco Roland Ratzenberger perdeu a vida após forte batida durante o treino de classificação para o GP de San Marino de Fórmula 1.

Galeria
Lista

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
1/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Roland Ratzenberger, Simtek

Roland Ratzenberger, Simtek
2/4

Foto de: Photo 4

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
3/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
4/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O austríaco tinha 33 anos e vinha de categorias variadas: BTCC em 1988; Fórmula 3000 Japonesa entre 1990 e 1993; e participações nas 24 Horas de Le Mans, conquistando a vitória na classe C2 de 1993 ao lado do italiano Mauro Martini e do japonês Naoki Nagasaka.

Leia também:

Em 1994, Ratzenberger correu pela pequenina Simtek, em um contrato para cinco provas. Ímola era a terceira etapa daquela temporada, mas o austríaco havia se classificado apenas para a segunda, em Aida, no GP do Pacífico. No Brasil, em Interlagos, não conseguiu.

Em Ímola, o piloto teve a asa traseira danificada a aproximadamente 314 km/h, batendo na curva Villeneuve, o que causou traumatismo craniano e lesões internas. Foi o segundo grave acidente daquele fim de semana, após a batida de Rubens Barrichello no treino de sexta.

Galeria
Lista

Rubens Barrichello, Jordan

Rubens Barrichello, Jordan
1/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubens Barrichello, Jordan

Rubens Barrichello, Jordan
2/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubens Barrichello, Jordan

Rubens Barrichello, Jordan
3/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams, Rubens Barrichello, Jordan

Ayrton Senna, Williams, Rubens Barrichello, Jordan
4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

No caso de Ratzenberger, uma equipe de socorro médico chegou a realizar massagem cardíaca ainda na pista. Entretanto, ele foi declarado morto no hospital Maggiore em Bolonha poucas horas depois.

Ratzenberger correria em Le Mans naquele ano com a Toyota e foi substituído por Eddie Irvine. O carro que acabou na segunda colocação geral daquele ano levava o nome do austríaco na porta, como homenagem.

Foi o primeiro acidente fatal na F1 desde o que vitimou Elio de Angelis, durante testes particulares em Paul Ricard em 1986. Durante um fim de semana de prova, a última vez que um piloto perdera a vida na categoria havia sido Riccardo Paletti, no GP do Canadá de 1982.

Na galeria exclusiva do Motorsport.com abaixo, relembramos algumas imagens da temporada de 1994 de Ratzenberger. Em sua lápide, está escrita uma filosofia de vida: "Ele viveu por seu sonho". Confira:

Galeria
Lista

Roland Ratzenberger, Simtek S941 Ford

Roland Ratzenberger, Simtek S941 Ford
1/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
2/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
3/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
4/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
6/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
7/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
8/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek

Roland Ratzenberger, Simtek
10/21

Foto de: Photo 4

Gerhard Berger, Ferrari, Roland Ratzenberger, Simtek, Karl Wendlinger, Sauber

Gerhard Berger, Ferrari, Roland Ratzenberger, Simtek, Karl Wendlinger, Sauber
11/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
12/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941, David Brabham

Roland Ratzenberger, Simtek S941, David Brabham
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek

Roland Ratzenberger, Simtek
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16, Roland Ratzenberger, Simtek S941

Ayrton Senna, Williams FW16, Roland Ratzenberger, Simtek S941
16/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941

Roland Ratzenberger, Simtek S941
20/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek, Humphrey Corbett

Roland Ratzenberger, Simtek, Humphrey Corbett
21/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ratzenberger, Barrichello e Senna: relembre acidentes impactantes na história da F1

Galeria
Lista

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
1/35

Foto de: LAT Images

A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
2/35

Foto de: LAT Images

O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
3/35

Foto de: Ferrari Media Center

O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
4/35

Foto de: Ferrari Media Center

A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
5/35

Foto de: Uncredited

Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
6/35

Foto de: LAT Images

Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
7/35

Foto de: Ercole Colombo

Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
8/35

Foto de: LAT Images

O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
9/35

Foto de: LAT Images

Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
10/35

Foto de: LAT Images

Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
11/35

Foto de: Photo 4

No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
12/35

Foto de: Photo 4

O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
13/35

Foto de: Photo 4

No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
14/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
15/35

Foto de: XPB Images

No domingo, o pole position Senna foi a vítima

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
16/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Marcas do impacto no muro da curva Tamburello

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
17/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Restos da Williams FW16

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
18/35

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
19/35

Foto de: XPB Images

O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
20/35

Foto de: LAT Images

Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
21/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
22/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
23/35

Foto de: Uncredited

O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
24/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
25/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
26/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
27/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
28/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos

GP da Bélgica de 2012

GP da Bélgica de 2012
29/35

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
30/35

Foto de: LAT Images

Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
31/35

Foto de: LAT Images

O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
32/35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A largada teve incidente envolvendo treze carros

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
33/35

Foto de: LAT Images

As McLarens e as Ferraris também se envolveram

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
34/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O desfecho do acidente é mostrado nesta foto

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
35/35

Foto de: LAT Images

Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois

VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1 

PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 

.

Próximo artigo
Conheça a história por trás da foto viralizada de Nelson Piquet no combate ao coronavírus

Artigo anterior

Conheça a história por trás da foto viralizada de Nelson Piquet no combate ao coronavírus

Próximo artigo

Massa, Kimi e cia: veja as 10 maiores decepções em última volta na F1

Massa, Kimi e cia: veja as 10 maiores decepções em última volta na F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1