Há 26 anos, Ratzenberger morria em Ímola; relembre carreira do piloto

Austríaco fazia seu primeiro ano na F1 e morreu após batida durante treino de classificação para o GP de San Marino

Há 26 anos, Ratzenberger morria em Ímola; relembre carreira do piloto
Carregar reprodutor de áudio

No dia 30 de abril de 1994, um dia antes do acidente fatal do brasileiro Ayrton Senna, o austríaco Roland Ratzenberger perdeu a vida após forte batida durante o treino de classificação para o GP de San Marino de Fórmula 1.

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
1/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Roland Ratzenberger, Simtek
Roland Ratzenberger, Simtek
2/4

Foto de: Photo 4

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
3/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
4/4

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O austríaco tinha 33 anos e vinha de categorias variadas: BTCC em 1988; Fórmula 3000 Japonesa entre 1990 e 1993; e participações nas 24 Horas de Le Mans, conquistando a vitória na classe C2 de 1993 ao lado do italiano Mauro Martini e do japonês Naoki Nagasaka.

Leia também:

Em 1994, Ratzenberger correu pela pequenina Simtek, em um contrato para cinco provas. Ímola era a terceira etapa daquela temporada, mas o austríaco havia se classificado apenas para a segunda, em Aida, no GP do Pacífico. No Brasil, em Interlagos, não conseguiu.

Em Ímola, o piloto teve a asa traseira danificada a aproximadamente 314 km/h, batendo na curva Villeneuve, o que causou traumatismo craniano e lesões internas. Foi o segundo grave acidente daquele fim de semana, após a batida de Rubens Barrichello no treino de sexta.

Rubens Barrichello, Jordan
Rubens Barrichello, Jordan
1/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubens Barrichello, Jordan
Rubens Barrichello, Jordan
2/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubens Barrichello, Jordan
Rubens Barrichello, Jordan
3/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams, Rubens Barrichello, Jordan
Ayrton Senna, Williams, Rubens Barrichello, Jordan
4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

No caso de Ratzenberger, uma equipe de socorro médico chegou a realizar massagem cardíaca ainda na pista. Entretanto, ele foi declarado morto no hospital Maggiore em Bolonha poucas horas depois.

Ratzenberger correria em Le Mans naquele ano com a Toyota e foi substituído por Eddie Irvine. O carro que acabou na segunda colocação geral daquele ano levava o nome do austríaco na porta, como homenagem.

Foi o primeiro acidente fatal na F1 desde o que vitimou Elio de Angelis, durante testes particulares em Paul Ricard em 1986. Durante um fim de semana de prova, a última vez que um piloto perdera a vida na categoria havia sido Riccardo Paletti, no GP do Canadá de 1982.

Na galeria exclusiva do Motorsport.com abaixo, relembramos algumas imagens da temporada de 1994 de Ratzenberger. Em sua lápide, está escrita uma filosofia de vida: "Ele viveu por seu sonho". Confira:

Roland Ratzenberger, Simtek S941 Ford
Roland Ratzenberger, Simtek S941 Ford
1/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
2/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
3/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
4/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
6/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
7/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
8/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek
Roland Ratzenberger, Simtek
10/21

Foto de: Photo 4

Gerhard Berger, Ferrari, Roland Ratzenberger, Simtek, Karl Wendlinger, Sauber
Gerhard Berger, Ferrari, Roland Ratzenberger, Simtek, Karl Wendlinger, Sauber
11/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
12/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941, David Brabham
Roland Ratzenberger, Simtek S941, David Brabham
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek
Roland Ratzenberger, Simtek
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16, Roland Ratzenberger, Simtek S941
Ayrton Senna, Williams FW16, Roland Ratzenberger, Simtek S941
16/21

Foto de: LAT Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek S941
Roland Ratzenberger, Simtek S941
20/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Roland Ratzenberger, Simtek, Humphrey Corbett
Roland Ratzenberger, Simtek, Humphrey Corbett
21/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ratzenberger, Barrichello e Senna: relembre acidentes impactantes na história da F1

GP da Alemanha de 1994
GP da Alemanha de 1994
1/35
A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos

Foto de: LAT Images

GP da Alemanha de 1994
GP da Alemanha de 1994
2/35
O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens

Foto de: LAT Images

GP da Austrália de 2002
GP da Austrália de 2002
3/35
O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros

Foto de: Ferrari Media Center

GP da Austrália de 2002
GP da Austrália de 2002
4/35
A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello

Foto de: Ferrari Media Center

GP da Alemanha de 1976
GP da Alemanha de 1976
5/35
Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras

Foto de: Uncredited

GP da Alemanha de 1976
GP da Alemanha de 1976
6/35
Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)

Foto de: LAT Images

GP de San Marino de 1989
GP de San Marino de 1989
7/35
Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari

Foto de: Ercole Colombo

GP de San Marino de 1989
GP de San Marino de 1989
8/35
O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1982
GP da Bélgica de 1982
9/35
Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1982
GP da Bélgica de 1982
10/35
Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo

Foto de: LAT Images

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
11/35
No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
12/35
O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
13/35
No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
14/35
O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
15/35
No domingo, o pole position Senna foi a vítima

Foto de: XPB Images

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
16/35
Marcas do impacto no muro da curva Tamburello

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
17/35
Restos da Williams FW16

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP do Canadá de 2007
GP do Canadá de 2007
18/35
No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP do Canadá de 2007
GP do Canadá de 2007
19/35
O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte

Foto de: XPB Images

GP da Holanda de 1973
GP da Holanda de 1973
20/35
Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte

Foto de: LAT Images

GP da Holanda de 1973
GP da Holanda de 1973
21/35
O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 1993
GP da Itália de 1993
22/35
Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 1993
GP da Itália de 1993
23/35
O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo

Foto de: Uncredited

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
24/35
Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
25/35
Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
26/35
O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Espanha de 1990
GP da Espanha de 1990
27/35
Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Espanha de 1990
GP da Espanha de 1990
28/35
Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Bélgica de 2012
GP da Bélgica de 2012
29/35
Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

GP da Itália de 1978
GP da Itália de 1978
30/35
Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus

Foto de: LAT Images

GP da Itália de 1978
GP da Itália de 1978
31/35
O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
32/35
A largada teve incidente envolvendo treze carros

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
33/35
As McLarens e as Ferraris também se envolveram

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
34/35
O desfecho do acidente é mostrado nesta foto

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
35/35
Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois

Foto de: LAT Images

VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1 

PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 

.

compartilhar
comentários
Conheça a história por trás da foto viralizada de Nelson Piquet no combate ao coronavírus
Artigo anterior

Conheça a história por trás da foto viralizada de Nelson Piquet no combate ao coronavírus

Próximo artigo

Massa, Kimi e cia: veja as 10 maiores decepções em última volta na F1

Massa, Kimi e cia: veja as 10 maiores decepções em última volta na F1