Retrospectiva 2023: 20 fatos que marcaram o esporte a motor brasileiro e mundial no ano

Motorsport.com relembra principais acontecimentos da temporada antes da virada do ano

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Red Bull Content Pool

Chegamos ao último dia de 2023, de um ano atribulado, marcado por diversos momentos emocionantes, de tensão, de torcida e muito mais.

Na Fórmula 1, vimos um domínio como jamais visto antes através de Max Verstappen e a Red Bull. Na MotoGP, vimos a consolidação da era italiana contra o calvário das japonesas, que terminou com a chocante saída de Marc Márquez da Honda. E no Brasil, tivemos um bicampeonato suado para Gabriel Casagrande na Stock Car.

Leia também:

Por isso, o Motorsport.com preparou uma retrospectiva especial para fechar 2023 com 20 fatos que marcaram o esporte a motor: 10 na Fórmula 1 e 10 nas demais categorias.

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing

Um ano para a história

Em 2023, vimos a história ser reescrita. Com aquele é provavelmente o carro mais dominante de todos os tempos, o RB19, Max Verstappen e a Red Bull entregaram uma temporada para o livro dos recordes, vencendo 21 dos 22 GPs, sendo 19 triunfos do holandês, e a dobradinha de títulos conquistada com muita antecedência e com diferenças abissais para os rivais.

A volta por cima da McLaren

Após começar 2023 como uma equipe de fundo de grid, que lutava para não ser eliminada no Q1, a McLaren teve paciência e a clareza de seguir o caminho certo com o desenvolvimento do carro para se tornar, em apenas alguns meses, a segunda força da F1, disputando contra a Red Bull em vários GPs da reta final da temporada.

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 3rd position, celebrates on the podium

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 3rd position, celebrates on the podium

O ‘vovô’ vindo com tudo

Aos 42 anos, muitos não esperavam muito de Fernando Alonso em seu primeiro ano com a Aston Martin. Mas o que se viu foi o contrário: seis pódios nas oito primeiras provas do ano. O espanhol acabou entregando uma das melhores temporadas de sua carreira, mesmo sendo limitado pelo passo atrás dado para a Aston Martin com o desenvolvimento do carro.

Oscar Piastri, McLaren

Photo by: Erik Junius

Oscar Piastri, McLaren

O ‘novato sensação’

Oscar Piastri estreou na F1 em 2023 cercado de expectativas, após ter sido alvo de uma disputa judicial entre McLaren e Alpine. No time de Woking, o australiano teve um começo complicado por causa do carro mas, deslanchou na segunda metade do ano, inclusive vencendo a sprint do Catar.

Esteban Ocon, Alpine A523

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Esteban Ocon, Alpine A523

Crise na Alpine

Apesar de ter terminado o Mundial de 2023 na sexta posição, a situação da Alpine vai de mal a pior. E o ano foi atribulado, começando com o CEO detonando publicamente o chefe de equipe. Depois, foi a demissão em massa, seguido do déficit de potência do motor, para fechar o ano no aparente mal relacionamento entre Ocon e Gasly. Será que ali tem salvação?

Guerra FIA x F1

Desde o começo de janeiro, o clima entre a FIA e a Liberty Media não é dos melhores. Foram várias trocas públicas de farpas sobre diversos temas, como a entrada da Andretti, os limites de pista, os rumores de venda da F1 para um fundo saudita e, agora em dezembro, a investigação envolvendo Toto e Susie Wolff. Um clima cada vez mais tenso.

Muitos fiascos

O ano também trouxe sua cota de fiascos, como os pneus no GP do Catar e o bueiro de Las Vegas e a vergonha logística que a organização passou na estreia da prova. Além disso, podemos citar o(s) novo(s) capítulo(s) da novela dos limites de pista e as críticas públicas às corridas sprint. Em 2024, as sprints entrarão em seu quarto ano com o quarto formato diferente!

Felipe Massa, Williams Martini Racing, and Jean Todt, President, FIA, visit the paddock.

Photo by: Glenn Dunbar

Felipe Massa, Williams Martini Racing, and Jean Todt, President, FIA, visit the paddock.

Massa retoma o debate sobre 2008

Com a declaração de Bernie Ecclestone de que ele e Max Mosley sabiam da manipulação do GP de Singapura antes do fim da temporada de 2008 e que optaram por não fazerem nada, o brasileiro Felipe Massa resolveu dar início a um processo legal visando reverter o resultado daquele campeonato. O que vai acontecer? São cenas dos próximos capítulos...

Mais uma vez um brasileiro na trave!

Felipe Drugovich bem que tentou, lutou até o fim, mas acabou ficando de fora do grid de 2024 da F1, que se mantém estável entre o fim de um ano e o começo do outro pela primeira vez em sua história! O brasileiro segue como reserva da Aston Martin e já deixou claro: não vai desistir de seu sonho.

Fernando Alonso, Renault, Michael Schumacher, Ferrari and Giancarlo Fisichella, Renault

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Fernando Alonso, Renault, Michael Schumacher, Ferrari and Giancarlo Fisichella, Renault

10 anos do acidente de Schumacher

No último dia 29 de dezembro, o mundo do automobilismo lembrou dos 10 anos do grave acidente de esqui sofrido por Michael Schumacher. Desde então, pouco se sabe da sua real condição, e nosso pedido segue o mesmo: #KeepFightingMichael.

Gabriel Bortoleto, McLaren junior driver

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Gabriel Bortoleto, McLaren junior driver

Uma estreia histórica para Bortoleto

Logo em seu primeiro ano de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto fez história: liderou o campeonato de ponta a ponta para garantir um importantíssimo título, que certamente o colocou no radar da F1. Agora como piloto da Academia da McLaren, ele se prepara para a estreia na F2 em 2024 com a Invicta Virtuosi.

A queda das japonesas na MotoGP

O fim da era japonesa da MotoGP chegou de fato ao fim. Após anos de domínio, Yamaha e Honda caíram e caíram feio, ocupando as últimas posições do grid, sendo salvas apenas pela genialidade de Fabio Quartararo e Marc Márquez

Marc Marquez, Gresini Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Marquez, Gresini Racing

Márquez fora da Honda!

No começo do ano, certamente ninguém consideraria essa possibilidade. Mas a crise da Honda em 2023 foi tão feia que o hexacampeão não viu outra saída. Após 11 anos e 6 títulos, o espanhol vai para 2024 em uma nova casa: a Gresini, correndo de Ducati, que já está de olho no que ele pode fazer...

Mais uma de Pecco

Se Honda e Yamaha viviam uma crise em 2023, a Ducati dominava a MotoGP sem se preocupar com as rivais. A única disputa era interna, e na briga entre o campeão reinante Pecco Bagnaia e Jorge Martín, da Pramac, deu o italiano na conquista do bicampeonato após uma grande temporada.

#50 Ferrari AF Corse Ferrari 499P of Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen

Photo by: Rainier Ehrhardt

#50 Ferrari AF Corse Ferrari 499P of Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen

Ferrari volta a vencer em Le Mans

O início da era dos hipercarros tornou o WEC novamente uma categoria interessante, atraindo diversas novas montadoras. Em 2023, tivemos o retorno da Ferrari às 24 Horas de Le Mans e, já em seu primeiro ano, a vitória ficou com a marca italiana... uma ótima divulgação do ótimo filme “Ford x Ferrari”.

Gabriel Casagrande

Photo by: Marcelo Machado de Melo

Gabriel Casagrande

O bi de Gabriel Casagrande na Stock

Vamos fechar falando um pouco sobre o automobilismo nacional. Novamente, a Stock Car entregou uma grande temporada e um final emocionante, que coroou Casagrande pela segunda vez em três anos, confirmando a força da parceria do piloto paranaense com a equipe A.Mattheis Vogel.

Lucas Moraes

Photo by: Marcin Kin

Lucas Moraes

Um brasileiro faz sucesso no Dakar

Falando ainda de Brasil, mas fora do país, não podemos deixar de lado o grande feito de Lucas Moraes. Logo em sua estreia no Dakar, Lucas surpreendeu o mundo, lutando pelo pódio do início ao fim, em um feito inédito para o país. E em 2024 ele vai além: agora como piloto oficial da Toyota, tem totais condições de brigar pelo título do maior rally do mundo.

Brasil volta ao radar do automobilismo mundial

Sejamos honestos: o Brasil sempre esteve em evidência no radar internacional. Mas agora o país parece ter entrado em outro patamar. Além de receber a F1, o país sediou também no começo de 2023 a Fórmula E, e se prepara para o retorno do WEC em julho de 2024.

Antonella Bassani

Photo by: Luca Bassani

Antonella Bassani

Porsche Cup coroa campeões inéditos

A Porsche Cup Brasil entregou belas disputas em 2023 e dois títulos sprint que merecem destaque. Na Carrera Cup, Nicolas Costa foi o campeão em seu primeiro ano completo na categoria, vencendo 7 das 12 provas. Já na Sprint Challenge, uma reviravolta deu o título à jovem Antonella Bassani, de apenas 17 anos, em um feito inédito para a categoria.

NASCAR Brasil na pista

Photo by: Luciano Santos

NASCAR Brasil na pista

NASCAR Brasil tem grande sucesso em estreia

Após trocar de nome de GT Sprint Race para NASCAR Brasil Sprint Race, a categoria viveu o seu melhor ano desde a criação, atraindo público e nomes importantes do esporte a motor. E esse sucesso chamou a atenção da NASCAR americana, que já considera correr no país no futuro

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #262 – No que a série sobre a Brawn GP acertou e errou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior "Um cavalheiro das pistas" e um "irmão fora delas": Castroneves e Christian Fittipaldi relembram Gil de Ferran
Próximo artigo Confira todos os recordes e estatísticas da F1 em 2023

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil