Recomendado para você

Macacão dourado, abraço de Marc Márquez e Alex Barros: a comemoração do título de Diogo Moreira na Moto2

Macacão dourado, abraço de Marc Márquez e Alex Barros: a comemoração do título de Diogo Moreira na Moto2

Moto2
Moto2
Valência
Macacão dourado, abraço de Marc Márquez e Alex Barros: a comemoração do título de Diogo Moreira na Moto2
Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"

Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"

Moto2
Moto2
Valência
Diogo Moreira agradece apoio na conquista da Moto2 e 'manda recado' para MotoGP: "Nos vemos ano que vem"
VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"

VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"

Moto2
Moto2
Valência
VÍDEO: Diogo Moreira celebra título da Moto2 com "lendas do futebol"
Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro

Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro

Moto2
Moto2
Valência
Diogo Moreira é campeão da Moto2 2025 e faz história para o motociclismo brasileiro
F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância

F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Senna, astronauta e super-homem: Hamilton abre o coração sobre os sonhos de infância
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício triunfa em Cuiabá com vitória dupla
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Últimas notícias

Ross Brawn defende que a F-1 deixe de lado a aerodinâmica

Diretor da Mercedes acredita que a categoria seria mais relevante para a indústria automobilística se apostasse em outras áreas

Ross Brawn tem títulos com a Ferrari e a Brawn

Às vésperas de mais uma mudança de regulamento causada pela sede dos engenheiros em gerar mais pressão aerodinâmica, o chefe da Mercedes, Ross Brawn, defende que outras áreas do carro de F-1, como as suspensões, possam ser mais desenvolvidas, em detrimento da aerodinâmica.

“É igual para todos, então temos que ser inovadores e tentar encontrar as melhores soluções. Pessoalmente, por uma perspectiva de engeheiro, acho que é uma pena que estejamos tão concentrados na aerodinâmica e não nos sistemas ou na suspensão, porque todos os três tiveram de ser parados, já que estávamos indo muito rápido.”

Brawn reconhece a importância da aerodinâmica, mas defende um novo equilíbrio de forças.

“Seria bom encontrar uma forma de deixar a aerodinâmica de lado e ter mais liberdade nessas outras áreas. Mas acho que nunca conseguiremos ignorar a performance aerodinâmica de um carro de F-1, e isso é uma das coisas que torna o esporte tão especial. Seria interessante, no entanto, mudar o equilíbrio. Tivemos de parar com a suspensão ativa por causa da aerodinâmica, e não pela suspensão ativa em si, então seria bom mudar um pouco.”

Para o inglês, que ganhou títulos com a Ferrari, já trabalhou com a Honda e hoje defende as cores de outra montadora, a Mercedes, essa mudança de foco tornaria a categoria mais atraente para as grandes empresas do ramo automibilístico.

“Pelo menos na minha experiência, não há muita gente fora da F-1 que possa contribuir para a aerodinâmica. Eles podem ajudar com a metodologia. É muito especializado. Se pudéssemos envolver mais gente na F-1, em várias áreas, seria bom para que as montadoras pudessem justificar seu envolvimento na F-1. Afinal, eles estariam ganhando não apenas com o branding, mas teriam benefícios técnicos diretos, para que o custo da tecnologia se dilua dentro da organização. O que aprendemos com aerodinâmica não vai para um carro de rua. Nosso Kers, no entanto, já está no SLS Electric.”

Artigo anterior Equipes "driblam" pneu médio e estratégia de três paradas sai vencedora
Próximo artigo Vettel não vê campeonato decidido, mas fala em administrar a vantagem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros