Rossi e Lorenzo são contra provas de F1 em Assen
Pilotos expressaram esperança de que a Fórmula 1 não adicione Assen ao seu calendário, devido ao impacto na pista e layout
O circuito de Assen vem sendo ligado a um potencial GP de F1 a partir de 2020. O diretor da FIA, Charlie Whiting, visitou a pista em janeiro e disse que apenas pequenas mudanças são necessárias para que seja elegível a sediar o GP da Holanda, enquanto em março o circuito apontou um promotor para negociar um acordo com a Liberty Media.
No entanto, quando perguntado sobre isso antes da edição deste ano, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi não receberam bem a perspectiva de uma corrida de F1 na pista.
"Espero que eles não venham, porque a F1 tem muitas pistas que eles usam apenas para os carros, como Le Castellet [Paul Ricard] na semana passada, e aqui Assen é apenas para motos historicamente", disse Rossi.
“Antes de mais nada, seria uma pista particular para a F1, mas melhor não ter F1 para nós porque você tem menos ondulações, e acho que para o lado histórico é melhor que apenas as corridas de MotoGP fossem aqui.”
Assen já sediou uma grande variedade de eventos de automobilismo em sua história, em categorias de moto e carro.
Várias categorias da F3 e Formula Renault, bem como os já extintos campeonatos Auto GP e Superleague Formula, correram lá, enquanto a Champ Car realizou uma corrida na pista em 2007.
O calendário da MotoGP atualmente compartilha quatro circuitos com a F1, e todos elas enfrentaram críticas de pilotos sobre as ondulações, com downforce gerado pelos carros de F1 amplamente vistos como culpados.
O tricampeão Jorge Lorenzo compartilhou a preocupação de Rossi sobre as ondulações, mas também disse que ele tem alguma preocupação com possíveis mudanças de layout.
"Espero que a F1 não venha aqui, em primeiro lugar por causa das ondulações, e segundo provavelmente porque eles terão que modificar a pista", disse o piloto da Ducati.
"Seria muito estranho ver os carros de F1 andando em uma pista completamente verde [com grama] fora da pista, mas tudo é possível.”
"Eu não sei as modificações que eles deveriam fazer nesse caso, mas obviamente para as ondulações será melhor se a F1 não vier aqui."
O companheiro de equipe de Lorenzo na Ducati, Andrea Dovizioso, lançou dúvidas sobre a viabilidade de uma corrida de F1 em Assen, mas não se opôs a isso.
"Aqui? Impossível ”, disse ele. “Porque é muito apertado. Muito pequeno. Se eles fizerem algumas mudanças. Se for acontecer, vai ser legal. Não é problema meu.”
Marc Márquez adotou um ponto de vista semelhante, e disse que a probabilidade de uma superfície mais ondulada não o incomoda.
“A F1 seria muito, muito rápida porque há muitas curvas rápidas e talvez o tempo de volta seja de um minuto, não sei, porque eles são muito rápidos.”
“Mas sempre é bom quando a F1 está interessada em um circuito como o Assen, mas sim, então isso para a moto significa que teremos algumas ondulações, mas isso não é um grande problema.”
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.