Sainz Jr.: forma após saída de Verstappen é "coincidência"
Espanhol diz que melhora de performance no início da temporada e saída do holandês para a Red Bull não estão interligadas
Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen estrearam na Toro Rosso em 2015 e pareciam seguir para uma segunda temporada juntos no time italiano, mas o holandês foi promovido para a Red Bull após quatro corridas, com Daniil Kvyat se tornando o companheiro de equipe do espanhol pelo resto do campeonato.
Em Barcelona, corrida de estreia de Verstappen na Red Bull - e vencida pelo holandês - Sainz Jr. obteve o melhor resultado da carreira, terminando em sexto. No restante da temporada, o espanhol superaria Kvyat com relativa facilidade, terminando o ano conquistando mais de 70% dos pontos da Toro Rosso em 2016.
Questionado se o desempenho foi impactado pela saída de Verstappen, Sainz Jr. respondeu: "Tenho sido perguntado sobre isso o ano todo. O que sei é que há uma coincidência - Max saiu e eu comecei a mostrar um bom desempenho. Ainda assim, creio que nada teria mudado se ele tivesse permanecido."
Além disso, Sainz Jr. reconhece que ele foi um piloto diferente em 2016, comparando com o ano anteiror. Em 2015, Sainz Jr. terminou o ano com 18 pontos, enquanto Verstappen obteve 49. O espanhol reconhece que ficou frustrado em muitos momentos no ano de estreia, mas diz se sentir muito melhor após a temporada 2016.
"Estou muito feliz com o modo como 2016 se desenrolou e me sinto um piloto completamente diferente, tanto em termos de resultados como de sentimentos. O que sinto hoje na Fórmula 1 agora é completamente diferente do que eu tinha em 2015. Estou orgulhoso, pois a meta era essa mesmo", afirmou.
"Em 2015 eu provavelmente era um piloto frustrado, com uma série de problemas de confiabilidade e incapaz de mostrar meu potencial. Sabia que 2016 era o ano para mostrar mais às pessoas da F1, pois 2015 foi um ano de muitas e diferentes quebras", acrescentou.
"De repente, na Espanha, tudo mudou. Não tive mais problemas, pit stops ruins, essas coisas que fugiam ao meu controle. Minha percepção e a do time, tudo mudou em direção a um ambiente mais positivo", completou.
Reportagem adicional por Jonathan Noble
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.