Recomendado para você

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Últimas notícias

Senna revela dificuldade em encontrar janela de performance

Brasileiro explica o porquê do sobe e desce da Williams e da distância para o companheiro Maldonado em Barcelona

Senna ficou atrás de Maldonado no Canadá

Parece que faz tempo, mas há dois GPs a Williams estava largando na pole e vencendo o GP da Espanha com Pastor Maldonado. Pode-se dizer que Mônaco é sempre um caso único e que punições e batidas atrapalharam o final de semana da equipe, mas a corrida do Canadá jogou dúvidas sobre a real posição do FW32 em relação aos rivais. Será que Barcelona foi apenas um conto de fadas?

Bruno Senna explica que esse vai e vem nas performances depende de se alcançar a temperatura adequada dos pneus – e essa chamada janela de performance nesta temporada é menor que no passado. O brasileiro exemplifica com a Sauber, que, entre seus pódios na Malásia, segunda prova do ano, e no Canadá, sexta, somou apenas 11 pontos.

“A Sauber teve corridas em que eles não fizeram nada e outras em que fizeram dois pódios. Isso se deve a algo muito específico neste ano, que é estar dentro da janela. Se você está fora, está ferrado. Acabou. Se não acertar isso, não consegue pontuar”, afirmou em entrevista coletiva.

Dessa maneira, Senna justifica o fato de, mesmo quando a Williams andou bem, em Barcelona, não ter acompanhado o ritmo do companheiro Maldonado.

“Em Barcelona, eu estava fora [da janela de performance], o Pastor estava dentro e ele ganhou a corrida, fez uma ótima prova. No Canadá, ambos estávamos fora, mesmo com um acerto do carro bem diferente.”

Mas como uma equipe pode acertar em cheio a melhor maneira de fazer os pneus funcionarem em um dia e errar completamente no outro? Como Mark Webber reconheceu ao TotalRace, esse tem sido o principal desafio da temporada, pois como a cada combinação de compostos e pista diferente, é preciso compreender tudo de novo.

“Aprendemos em cada GP, mas é algo específico de cada pista. Quando vamos para outro circuito, temos de resetar o botão. É muito difícil levar essa informação adiante, então é claro que a confiança muda de lugar para lugar. Provavelmente esse entendimento da pista x composto em cada GP é o que tem sido o mais complicado na temporada.”

Artigo anterior Em tempos de 'camaleões', pilotos mantêm capacetes tradicionais
Próximo artigo Mark Webber dá aula sobre a perda de pressão aerodinâmica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros