Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren explica por que Piastri perdeu para Norris na classificação

F1: Chefe da McLaren explica por que Piastri perdeu para Norris na classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da McLaren explica por que Piastri perdeu para Norris na classificação
F1: Vasseur celebra boas classificações, mas mantém foco nas corridas

F1: Vasseur celebra boas classificações, mas mantém foco nas corridas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Vasseur celebra boas classificações, mas mantém foco nas corridas
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP do México
F1: Norris surpreso com pole no México após noites mal dormidas

F1: Norris surpreso com pole no México após noites mal dormidas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris surpreso com pole no México após noites mal dormidas
F1: Hamilton promete largada "agressiva" no México contra Norris e Leclerc

F1: Hamilton promete largada "agressiva" no México contra Norris e Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton promete largada "agressiva" no México contra Norris e Leclerc
F1: Verstappen diz que Red Bull não tem ritmo para o GP do México

F1: Verstappen diz que Red Bull não tem ritmo para o GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen diz que Red Bull não tem ritmo para o GP do México
F1: Piastri está confuso com "falta de ritmo" no México e foca em "se divertir" na largada

F1: Piastri está confuso com "falta de ritmo" no México e foca em "se divertir" na largada

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri está confuso com "falta de ritmo" no México e foca em "se divertir" na largada
F1: Bortoleto aponta problemas de aderência em volta da classificação

F1: Bortoleto aponta problemas de aderência em volta da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto aponta problemas de aderência em volta da classificação
Últimas notícias

Senna revela dificuldade em encontrar janela de performance

Brasileiro explica o porquê do sobe e desce da Williams e da distância para o companheiro Maldonado em Barcelona

Senna ficou atrás de Maldonado no Canadá

Parece que faz tempo, mas há dois GPs a Williams estava largando na pole e vencendo o GP da Espanha com Pastor Maldonado. Pode-se dizer que Mônaco é sempre um caso único e que punições e batidas atrapalharam o final de semana da equipe, mas a corrida do Canadá jogou dúvidas sobre a real posição do FW32 em relação aos rivais. Será que Barcelona foi apenas um conto de fadas?

Bruno Senna explica que esse vai e vem nas performances depende de se alcançar a temperatura adequada dos pneus – e essa chamada janela de performance nesta temporada é menor que no passado. O brasileiro exemplifica com a Sauber, que, entre seus pódios na Malásia, segunda prova do ano, e no Canadá, sexta, somou apenas 11 pontos.

“A Sauber teve corridas em que eles não fizeram nada e outras em que fizeram dois pódios. Isso se deve a algo muito específico neste ano, que é estar dentro da janela. Se você está fora, está ferrado. Acabou. Se não acertar isso, não consegue pontuar”, afirmou em entrevista coletiva.

Dessa maneira, Senna justifica o fato de, mesmo quando a Williams andou bem, em Barcelona, não ter acompanhado o ritmo do companheiro Maldonado.

“Em Barcelona, eu estava fora [da janela de performance], o Pastor estava dentro e ele ganhou a corrida, fez uma ótima prova. No Canadá, ambos estávamos fora, mesmo com um acerto do carro bem diferente.”

Mas como uma equipe pode acertar em cheio a melhor maneira de fazer os pneus funcionarem em um dia e errar completamente no outro? Como Mark Webber reconheceu ao TotalRace, esse tem sido o principal desafio da temporada, pois como a cada combinação de compostos e pista diferente, é preciso compreender tudo de novo.

“Aprendemos em cada GP, mas é algo específico de cada pista. Quando vamos para outro circuito, temos de resetar o botão. É muito difícil levar essa informação adiante, então é claro que a confiança muda de lugar para lugar. Provavelmente esse entendimento da pista x composto em cada GP é o que tem sido o mais complicado na temporada.”

Artigo anterior Em tempos de 'camaleões', pilotos mantêm capacetes tradicionais
Próximo artigo Mark Webber dá aula sobre a perda de pressão aerodinâmica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros