Silverstone "absolutamente" disposta a receber provas da F1 com portões fechados
O chefe do autódromo afirmou que o local está disposto a receber múltiplas corridas, ajudando a F1 a resolver o problema da temporada 2020
A Liberty Media, dona da Fórmula 1, deixou claro que o calendário atual será substituído sobre uma versão nova, mudando inclusive as datas das corridas que ainda não foram adiadas, e com alguns circuitos podendo receber mais de uma corrida em finais de semana consecutivos.
As discussões entre a F1 e os organizadores estão correndo, e espera-se que mais detalhes sejam divulgados nas próximas duas semanas, mas a possibilidade de realizar eventos com portões fechados significa também a necessidade de revisar os acordos comerciais para os promotores, porque a renda de uma pista vem da venda de ingressos.
A presença do público também significa uma preparação logística ainda maior, mesmo para pistas permanentes como Silverstone.
"Nós estamos discutindo todas as possibilidades, desde fazer duas corridas em um final de semana até duas corridas em finais de semana consecutivos", disse Stuart Pringle, chefe do autódromo de Silverstone, ao The Guardian. "Tenho total confiança na nossa habilidade de realizar esses eventos. Temos muita experiência, muito conhecimento, podemos fazer isso".
"A F1 está trabalhando muito para encontrar uma solução para o mundial. Estamos em contato com eles regularmente, e nos perguntaram se podemos fazer uma corrida ou duas e se elas podem acontecer com portões fechados. A resposta é absolutamente sim, estamos dispostos a tudo".
"Acho que a F1 tomará uma decisão sobre o calendário no início de maio. Eles não poderão começar a temporada antes de ter uma solução que possa se sustentar, realizando múltiplas corridas. O prazo nos ajuda, já que não teríamos que montar a infraestrutura para acomodar o público".
Pringle destacou que a questão de Silverstone realizar o evento com ou sem fãs ainda precisa ser finalizada, e sente que "é uma discussão tão importante quanto decidir se é apropriado voltar a correr".
Ele acrescentou: "Porque podemos acabar distraindo o público da mensagem principal, que é fiquem em casa, e não queremos isso".
As nove primeiras etapas da temporada 2020 foram afetadas pela pandemia, sendo adiadas ou canceladas, com o GP da França, marcado para 28 de junho, ocupando no momento a vaga de prova inaugural.
Mas o governo da França proibiou eventos públicos até pelo menos 11 de julho, e o adiamento da prova de Paul Ricard é esperado, com a Áustria, que está saindo cautelosamente do confinamento da pandemia, sendo vista como um possível início para a temporada.
Há rumores de que o novo calendário de 2020 começará com eventos na Europa antes de passar para as etapas em outros continentes mais tarde no ano.
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?
PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.