Permanência de Silverstone na F1 é ameaçada por rumores de corrida em Londres
Lendário circuito negocia novo acordo para ficar na categoria, mas capital inglesa pode ser a nova sede do GP da Grã-Bretanha
O contrato do circuito de Silverstone com a Fórmula 1 está se aproximando do fim. Enquanto um novo acordo está em negociação, cresce o apoio dos proprietários da F1 à realização de uma prova em Londres. No entanto, não está claro se a proposta é para a substituição da sede do GP da Grã-Bretanha ou se seria possível a realização de duas provas no país.
A ideia sempre foi explorada no molde de duas provas na Inglaterra e foi sugerida pelo diretor esportivo da F1, Ross Brawn. O britânico disse que a proposta seria “não para Londres, mas para a Grande Londres”, deixando claro que a corrida poderia ser realizada nas cidades que compõem a região metropolitana da capital.
Silverstone está se preparando para receber sua última corrida do contrato atual depois de acionar uma cláusula de rescisão e quebrar o acordo que possuía com a F1, buscando evitar o pagamento das elevadas taxas de anfitrião, consideradas insustentáveis pelos organizadores da prova.
Embora um GP na capital inglesa seja improvável por algum tempo, o crescimento da ideia representa uma ameaça para Silverstone, situado a apenas duas horas do centro de Londres. O receio é que a proximidade de localização e de calendário entre as eventuais duas provas na Inglaterra possam prejudicar a audiência.
Enquanto as conversas sobre uma corrida em Londres estão acontecendo, o diretor do circuito de Silverstone, Stuart Pringle, disse à BBC que os promotores da F1 admitiram que têm o desejo de levar a categoria para Londres.
“Esta é uma grande mudança porque é diferente dos arranjos prévios e a Grã-Bretanha não é uma grande ilha. Temos uma preocupação comercial,” disse Pringle.
Recentemente, o circuito tem tentado atrair outros eventos para se tornar menos dependente da F1 comercialmente. Isto inclui a MotoGP e um novo acordo para receber o mundial de rallycross. Além disso, os administradores também estão buscando componentes que não estão diretamente relacionados com o automobilismo, como uma nova marca de hotéis.
Na última semana, Lewis Hamilton disse que uma corrida em Londres seria “fantástica’’ e que “não seria ruim ter duas corridas no Reino Unido”. No entanto o piloto da Mercedes deixou claro que é importante manter Silverstone na F1.
“O Reino Unido está realmente entre os pilares desse esporte. Se você começarem a remover as corridas lendárias e ficar apenas com as novas, perderemos toda a história e toda a cultura da F1”, disse Hamilton.
“Eu definitivamente acredito que eles vão manter a F1 no país, particularmente em Silverstone. É uma pista incrível, um lugar incrível. É um dos melhores públicos da temporada inteira. Você não pode virar as costas para isso”, concluiu o pentacampeão.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.