Stewart: “Barrichello deveria ter vencido Nurburgring 1999”
Escocês lembra grandes atuações de Rubinho pela sua equipe nos anos 1990: “foi um prazer trabalhar com ele”
Chefe de equipe por três anos na Fórmula 1, Jackie Stewart foi o responsável por reerguer a carreira de Rubens Barrichello após uma passagem boa mas sem um fim satisfatório na Jordan. A Stewart acabou o fazendo atraente para a Ferrari a partir do ano 2000.
Com o time de Jackie, Barrichello conquistou quatro pódios e uma pole position. Mas, o mais significativo de todos os resultados foi em Mônaco, no ano de 1997. Na quinta corrida do time na Fórmula 1, Rubinho o levou ao segundo posto após uma grande atuação debaixo de chuva e em um asfalto bastante escorregadio.
Jackie lembra bem do dia.
“Rubens sempre foi um homem emocional, um cara muito legal e um grande amigo”, disse ao Motorsport.com Brasil em Interlagos.
“Sua atuação em Mônaco em 1997 foi fenomenal. Michael Schumacher estava à frente dele, cometeu um grande erro e ele quase ganhou aquela prova. Aquela foi apenas a quinta corrida na F1 da minha equipe, e já estávamos no pódio em Monte Carlo. Ele nos ajudou muito naqueles anos.”
Para Stewart, a única vitória que seu time teve, no GP da Europa de 1999, em Nurburgring, deveria ter sido de Barrichello. Na ocasião, Johnny Herbert venceu a corrida após ter sorte no momento de seus pit stops enquanto a chuva parava e retornava. Barrichello chegou em terceiro naquele dia.
“Na verdade, ele deveria ter vencido a única corrida que vencemos. Nós só estivemos competindo por três anos”, disse.
“No fim, Rubens foi para a Ferrari – o que foi com certeza a decisão correta. Johnny Herbert venceu o GP da Europa na Alemanha e Rubens foi o terceiro. Ter tido naquele dia a Stewart no pódio com os dois carros foi um grande momento. Éramos uma equipe muito jovem.”
“Rubens sempre foi um bom piloto e foi um prazer trabalhar com ele. Espero vê-lo neste final de semana.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.