Nesta quinta-feira, 20 de outubro, são completados 20 anos do último título brasileiro na Fórmula 1, conquistado por Ayrton Senna a bordo de um McLaren-Honda.
Foi o último título do piloto brasileiro na F-1 e, também, seu mais perfeito. Em 16 corridas, Senna abandonou apenas uma e teve como pior resultado um sétimo lugar.
O início do ano foi arrasador, com quatro vitórias e quatro poles, mas um período de "estiagem" que durou cinco corridas permitiu a aproximação de Nigel Mansell e de sua Williams, já prestes a se tornar o melhor carro da década.
Uma reação nos GPs da Hungria e Bélgica foi necessária, mas o troco de Mansell na Espanha e Portugal fez com que a final fosse disputada no Japão, quando aconteceu a famosa escapada de Mansell na oitava volta, quando percorria a curva 2, pressionado a tentar passar o brasileiro de qualquer forma.
O ano também foi marcado por dois fatores históricos: a primeira vitória no GP do Brasil, considerada a melhor edição da história do evento, quando sobreviveu com apenas uma marcha no fim, e o êxito no GP de Mônaco, quando igualou a marca histórica de Graham Hill, de cinco vitórias. Senna venceria de novo em 1993 e superaria o inglês.
Confira abaixo o desempenho prova-a-prova do brasileiro e estatísticas que mostram a dominação de Senna na temporada de 1991:
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.