Troca com Rússia, cancelamento ou adiamento: entenda dilema da China por causa do coronavírus
Rumor sobre troca de datas com GP da Rússia é negado por promotores de Sochi, enquanto que do lado chinês, nova data terá complicações logísticas de promotor
A crise com o coronavírus na China pode ter consequências para o calendário da Fórmula 1 de 2020. Depois que a corrida da Fórmula E em Sanya foi adiada pela organização da categoria, todos os olhos estão voltados para a F1.
Rumores de uma troca com o GP da Rússia apareceu como como uma solução possível, embora, de acordo com o promotor russo, esse não seja o caso.
O GP da China está programado para o fim de semana de 19 de abril no calendário de 2020. No entanto, devido ao coronavírus, essa data parece ser uma corrida contra o relógio. Além da questão principal, a saúde de todos os envolvidos, existem muitas questões logísticas, incluindo o acesso ao país. Muitos voos internacionais estão suspensos, o que obviamente complica a operação por trás de uma corrida de F1.
Com uma suposta ‘troca’ com a Rússia, a FIA, acima de tudo, ganharia tempo para não ter que cancelar totalmente o evento.
No entanto, foi apurado que esse pedido ainda não foi formalmente apresentado ao organizador do GP russo. Mesmo se vier, isso poderia ser um complicador para quem espera lotação total em Sochi. Se a Rússia se antecipar no calendário em seis meses, restaria menos tempo para a venda de ingressos. "A data do GP da Rússia foi marcada em outubro do ano passado e não vai mudar", disse um porta-voz ao Motorsport.com.
Mesmo para o lado chinês, há outras complicações. A empresa que promove o GP também está envolvida em outros dois grandes campeonatos, o Master de Sinuca (no meio de setembro) e o Master de Tênis (início de outubro). Com a prova em Xangai podendo ser no fim de semana de 25 a 27 de setembro, é improvável que o desafio seja aceito.
A FIA anunciou em uma resposta formal na semana passada que acompanha de perto a situação: “A FIA avaliará o calendário das próximas corridas e, se necessário, tomará medidas para proteger a comunidade do automobilismo e o público."
Confira as curiosidades do GP da China de F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.