Único a derrotar Hamilton na Mercedes, Rosberg dá receita vencedora a Bottas
Campeão mundial de 2016, ex-piloto fala sobre como finlandês deve agira durante uma temporada para superar hexacampeão
Nico Rosberg teve passagem na Mercedes de 2010 a 2016, deixando a vitoriosa equipe poucos dias depois de conquistar seu único título mundial e chocando o mundo da velocidade. Naquela temporada, 19 das 21 provas foram dominadas pelo time alemão, com Lewis Hamilton triunfando 10 vezes, contra nove do filho de Keke Rosberg.
O título de Rosberg foi o único que não teve o nome de Hamilton desde o início da era híbrida na F1, em 2014. O relacionamento dos dois, de amizade até antes do campeonato, foi abalado pelos jogos psicológicos aplicados por ambos.
Assim que Rosberg anunciou a sua aposentadoria, Valtteri Bottas foi anunciado como substituto, saindo da Williams e fazendo com que Felipe Massa voltasse atrás de sua primeira aposentadoria da F1.
Após batalhas entre Hamilton e Sebastian Vettel nos dois anos seguintes, finalmente Bottas garantiu o vice-campeonato, muito por ter tido um início de temporada forte, com dois triunfos nas quatro primeiras corridas.
"Acho que Valtteri jogou psicologicamente muito bem no início do ano”, disse Rosberg à Sky Sports. “Ele chegou e mostrou que poderia ser um Bottas 2.0, muito forte e funcionou. Essa é a maneira perfeita de fazer isso, apenas se concentrar em você, tenha certeza de que você é o mais forte e poderoso possível."
E continuou: “No entanto, isso não basta. Você precisa se aperfeiçoar durante toda a temporada. Valtteri sempre tem momentos em que é muito forte e vence Lewis e outros em os que Lewis volta e o destrói. Acho que o ritmo da corrida foi um problema para Valtteri. Ele deve melhorar isso. Ele destrói os pneus traseiros, em comparação com Lewis, e isso às vezes é um grande problema."
Relembre todos os carros da Mercedes na F1
O lado psicológico da F1 também foi tema do Podcast do Motorsport.com #15 nesta semana, que repercutiu o hexacampeonato mundial de Lewis Hamilton.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.