Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Vendo a concorrência de binóculo, Hamilton é pole na Austrália; Massa é 3º

Inglês bota 0.594s em companheiro de equipe após Q3 difícil. Felipe Nasr faz bom trabalho e estreia em 11º

Hamilton não tomou conhecimento da concorrência na primeira classificação do ano. O piloto inglês da Mercedes destruiu o resto do grid da Fórmula 1, sendo pouco menos 0.6s mais rápido que o companheiro de equipe, Nico Rosberg, para marcar sua 39ª pole na carreira no Albert Park em Melboune neste sábado. O alemão, inclusive, errou durante o Q3 em sua primeira tentativa. Pressionado ou não, ele garantiu o segundo lugar do grid facilmente em sua segunda volta rápida.

[publicidade]O brasileiro Felipe Massa fez um ótimo treino, ficando como o melhor do resto. No entanto, seu tempo foi 1.391s pior que o de Lewis Hamilton. Ainda assim, o piloto vai abrir a segunda fila, que também terá o alemão Sebastian Vettel, fazendo sua estreia pela Ferrari. A terceira fila será finlandesa, com Räikkönen e Bottas, que errou em suas duas tentativas no Q3.

Felipe Nasr também foi bem. O piloto superou amplamente seu companheiro de equipe Marcus Ericsson em sua esteia na F-1. O brasileiro sairá de 11º, enquanto o piloto sueco não passou sequer do Q1, ficando em 16º.

O treino foi ruim para Daniel Ricciardo e a Red Bull. O australiano, segundo em 2014, foi apenas o sétimo, e Kvyat sequer chegou ao Q3, sendo o 13º. A McLaren, correndo com a Honda pela primeira vez desde 1992, formará a última fila do grid, com Button e Magnussen.

Q1

Mais uma vez, a exemplo de todas as outras três sessões de treinos livres, a classificação não contou com os carros da Manor na pista. Carlos Sainz Jr foi o primeiro a registrar tempo, 1:33.094s. O brasileiro Nasr veio em seguida e cravou 1:32.540s. Porém, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, de pneus macios, baixaram o tempo da Sauber, com 1:30.188s e 1:29.307s.

As Mercedes não tiveram problemas para passar a as Ferraris de pneus médios. Rosberg cravou 1:28.906s indo para primeiro e Hamilton tirou o lugar de honra do alemão, fazendo 1:28.586s. O Top 6 tinha Hamilton, Rosberg, Vettel, Bottas, Räikkönen e Massa.

Nos últimos minutos, todos os pilotos menos a Mercedes e Bottas vieram para a pista de pneus macios. Massa subiu para terceiro, com Verstappen em quarto e Vettel em quinto.

Nasr foi o 15º, 0.9s à frente de Ericsson. O sueco e as McLarens de Button e Magnussen ficaram de fora do Q2. Foi a primeira vez desde Brasil 2009 que os dois carros de Woking ficaram na primeira sessão do treino classificatório.

Q2

Com todos de pneus macios, Nasr foi o primeiro a registrar tempo, com 1:29.612s. Bottas veio em seguida fazendo 1:28.012s. Mas aí foi a vez de Hamilton destruir a concorrência, fazendo 1:26.894s (0.6s mais rápido que a pole de 2013, com motores V8). Rosberg veio atrás com 1:27.097s.

Com cinco minutos para o fim tínhamos Hamilton, Rosberg, Vettel, Räikkönen, Bottas e Massa no Top 6, formado por Mercedes, Ferrari e Williams. Sainz era o sétimo, com Grosjean, Ricciardo e Verstappen fechando os dez primeiros. Nasr era o 13º.

Com Mercedes e Vettel nos pits, Bottas melhorou para quarto e Grosjean subiu para sétimo. Nasr por muito pouco não foi para o Q3, ficando a 0.076s do tempo de Maldonado, em décimo. O brasileiro largará em 11º.

Ficaram fora além do brasileiro, Verstappen, Kvyat (que jamais esteve entre os primeiros no sábado) e as Force Indias de Hülkenberg e Pérez.

Q3

O duelo esperado pela pole position era entre as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Lewis foi o primeiro a marcar tempo, com 1:26.419s. Rosberg perdeu sua primeira tentativa ao sair da pista na penúltima curva. Com isso, Vettel ficou em segundo com Massa em terceiro, Räikkönen quarto e Maldonado em quinto. Bottas, que errou na primeira curva, também abortou sua primeira tentativa.

No fim, Hamilton fez a grande volta da tarde, em 1:26.327s. Rosberg voltou no segundo jogo de pneus melhor e garantiu o lugar na primeira fila, com Massa se aproveitando de uma boa volta para ser terceiro. Vettel sai de quarto.

Confira o grid de largada:

Q3
1. Lewis Hamilton GBR  Mercedes-Mercedes  1m 26.327s
2. Nico Rosberg ALE  Mercedes-Mercedes  1m 26.921s
3. Felipe Massa    BRA  Williams-Mercedes  1m 27.718s
4. Sebastian Vettel ALE  Ferrari-Ferrari  1m 27.757s
5. Kimi Raikkonen FIN  Ferrari-Ferrari  1m 27.790s
6. Valtteri Bottas FIN  Williams-Mercedes  1m 28.087s
7. Daniel Ricciardo AUS  Red Bull-Renault  1m 28.329s
8. Carlos Sainz Jr ESP  Toro Rosso-Renault  1m 28.510s
9. Romain Grosjean FRA  Lotus-Mercedes    1m 28.560s
10. Pastor Maldonado VEN  Lotus-Mercedes    1m 29.480s

Q2
11. Felipe Nasr    BRA  Sauber-Ferrari  1m 28.800s
12. Max Verstappen HOL  Toro Rosso-Renault  1m 28.868s
13. Daniil Kvyat RUS  Red Bull-Renault  1m 29.070s
14. Nico Hulkenberg ALE  Force India-Mercedes  1m 29.208s
15. Sergio Perez MEX  Force India-Mercedes  1m 29.209s

Q1
16. Marcus Ericsson SUE  Sauber-Ferrari  1m 31.376s
17. Jenson Button GBR  McLaren-Honda  1m 31.422s
18. Kevin Magnussen DIN  McLaren-Honda  1m 32.037s
19. Will Stevens GBR  Manor Marussia-Ferrari  sem tempo
20. Roberto Merhi ESP  Manor Marussia-Ferrari  sem tempo
Artigo anterior Hamilton dá troco em Rosberg e é o 1º em último ensaio em Melbourne
Próximo artigo Em bom dia, Nasr fica a 0.074s de entrar no Q3 e estreia em 11º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros